Ferramentas para auxílio à atividade Jurisdicional

 
        Neste site encontram-se os arquivos de ajuda de diversos programas para auxílio à atividade jurisdicional.
        Trata-se de sistemas de informática (programas de computador) desenvolvidos para auxiliar Juízes e Servidores no exercício de sua atividade. Muitos deles são sistemas especialistas, com utilização de inteligência artificial aplicada ao Direito.
        Foram desenvolvido exclusivamente pelo Juiz de Direito André Luís de Aguiar Tesheiner, sendo autorizada sua utilização apenas a Magistrados e Servidores do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul, conforme Convênio nº 126/2013- DEC (DJE de 14/10/2013).
        Download disponível na intranet do TJ/RS, no menu "Documentos".
        Para ver as últimas atualizações, clique aqui.
 

Sobre estes programas


      Eu, assim como a maioria dos profissionais do Direito, socorro-me de calculadora até mesmo para as contas mais simples; talvez pela demora de realizar cálculos à mão, talvez por comodidade. O fato é que trabalhamos diariamente na frente de um computador, comumente utilizado como uma simples máquina de escrever melhorada. Todos têm consciência disso, mas muito pouco se desenvolve especificamente para o trabalho do magistrado; com passos de tartaruga desenvolve-se a informática jurídica. O processo eletrônico, seja ele qual for, não traz ferramentas para auxiliar a jurisdição, efetivamente.
        O que sempre pretendi foi utilizar o máximo o computador para facilitar tarefas que temos de realizar diariamente, poupando nosso cada vez mais escasso tempo. Para tanto, ao longo dos anos, desde meu ingresso na Magistratura, tenho desenvolvido sistemas para me auxiliar na judicância, especialmente quando há necessidade de efetuar-se qualquer cálculo, por mais simples que seja, a fim de agir de forma mais rápida, segura e precisa.
        Tenho também desenvolvido sistemas especialistas, como é o caso do programa de Aplicação da Pena, no qual há inteligência artificial aplicada ao Direito, tendo em vista o grande número de regras da lei, doutrina e jurisprudência incorporadas.
        Colegas e servidores do Poder Judiciário têm constantemente sugerido alterações e a implementação de novos recursos, os quais já integram o programa. Fica aqui o meu agradecimento todos que, de uma forma ou de outra, me auxiliaram e/ou incentivaram ao desenvolvimento do software.
        Estes programas estão sempre em desenvolvimento, e periodicamente são melhorados e atualizados. Assim, torna-se fundamental aos usuários, de vez em quando, buscar uma versão mais atualizada. Assine a lista de email para receber notificações sobre atualizações.
        Eventuais sugestões e críticas sempre são bem-vindas e podem ser enviadas diretamente para meu e-mail: tesheiner@gmail.com