Fernando Gaspar


www.fernando-gaspar.com --> visite o meu site oficial!

http://empreendedorismoemarketing.blogspot.com --> blog do novo livro

Links:

www.fernando-gaspar.com

www.santarem-basket.com

Livro sobre Empreendedorismo

Quintinhas

Qualificações

2006: Doutoramento em Gestão pela Universidade Lusíada de Lisboa, na área da Estratégia Empresarial.

1999: Curso de Reciclagem de Formação de Formadores (certificado n.º EDF 101188/99).

1994: Pós-Graduação no Henley Management College (Brunel University), em Inglaterra, na área do Marketing de Serviços.

1994: Pós-Graduação sobre Research Methodology no Henley Management College (Brunel University) em Henley-On-Thames (Inglaterra).

1993: Advanced Management Programme na Graduate School of Buiness da Ecole Supérieure des Affaires, Grenoble (França), com especialização em Marketing Internacional (Prof. Jean-Claude Usunier).



1987: MBA - Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa

1986: Licenciatura em Economia - Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa

Experiência Docente

1986 - 1988: Docente de Estatística - Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa

1988 - 1991: Docente de Marketing - ISCTE - Instituto Superior de Ciências Sociais e da Empresa

1992 - 1995: Docente da disciplina "Gestão Empresarial" nos cursos de licenciatura e mestrado do ISEGI - Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação (Universidade Nova de Lisboa)

Docente da ESGS, desde 1997.

Docente da Universidade Lusíada de Lisboa, desde 2008.

Investigação
(consultar lista de publicações aqui)

“A Influência do Capital de Risco e da Incubação de Empresas no Empreendedorismo e na Mortalidade das Jovens Empresas”, tese de doutoramento pela Universidade Lusíada de Lisboa, em 20 de Julho de 2006.

Associado Fundador do AUDAX – Centro de Investigação e Apoio ao Empreendedorismo e Empresas Familiares, desde 2005.

Outra Experiência Profissional

Área financeira:

1990 a 1998: Presidente do Conselho Fiscal da BMF - Sociedade de Gestão de Patrimónios SA.

1989 a 1990: Director do Departamento de Clientes Institucionais da Interfinança - Sociedade Gestora de Patrimónios, SA (grupo BCP), com responsabilidade pela gestão de carteiras de obrigações, pelo trading em bolsa, nos mercados obrigacionista e monetário.

1988 a 1989: Vogal do Conselho de Administração fundador da Cominvest - Sociedade de Gestão e Imobiliário, SA, com responsabilidade pelo pelouro financeiro.

1987 a 1988: Director do Departamento de Estudos da Caixa Económica Açoreana, sendo responsável pela criação de uma empresa de gestão de patrimónios, pela constituição de uma Sociedade de Gestão e Investimento Imobiliário pela constituição da Capital R (Sociedade de Capital de Risco) e pela reestruturação do Departamento de Títulos da Caixa Económica Açoreana.

Consultoria:

1997 a 2001: Sócio e Consultor da firma Mediadorum – Mediação Imobiliária, Lda.

1995 a 1997: Sócio e Gerente executivo da firma Servqual - Serviços de Consultoria em Qualidade e Marketing, Lda, sedeada em Santarém com actividade de candidaturas a fundos comunitários, projectos para investimentos em África, nomeadamente através de acesso aos fundos de apoio previstos na convenção de Lomé e de outras instituições financeiras internacionais (Banco Africano de Desenvolvimento, Sociedade Financeira Internacional, Fundo da CEDEAO, ...).

1994: Consultor sénior da empresa Domitor - Serviços Avançados de Consultoria, Lda, projectos para investimentos em PALOPs, nomeadamente através de acesso aos fundos de apoio previstos no acordo de Lomé.

1992: Consultor da Sociedade Nacional de Desenvolvimento, encarregue da gestão de projectos internacionais, nomeadamente em Angola.

1987: Assessor da Direcção da PL-Planeamento de Projectos (Grupo Goes Ferreira), com funções na área do planeamento estratégico e informação de gestão.

Indústria:

1996 a 1997: Sócio e Gerente executivo da firma Sintécil - Limitada, na área da construção civil.

1995 a 1997: Administrador da empresa Obepor - Sistemas de Informação e Tecnologia de Objectos, SA, que actua nas áreas do software para telecomunicações, da consultoria em sistemas de controlo de qualidade e da investigação e desenvolvimento de ferramentas computacionais. Responsável pela segunda área e também pelo processo de internacionalização da empresa.

1992 a 2001: Responsável pela operação de aquisição e turnaround da firma Tecnolis - Fábrica de Plásticos, Lda, do sector da embalagem em plástico.

1991 a 1992: Director Financeiro e Administrativo na Portugália - Companhia Portuguesa de Transportes Aéreos, SA, responsável pela reorganização da área financeira, recuperação da contabilidade, implementação de um sistema de controlo de tesouraria e informatização da companhia.

1989 a 1991: Administrador-Delegado e accionista minoritário da SodulaxSA, responsável pelo turnaround da empresa.