Tratamento‎ > ‎

Pesquisas

Existe uma série de pesquisas (laboratoriais e testes clínicos) sendo conduzidas em todo o mundo que serão rapidamente comentadas aqui. Com atenção especial, serão abordadas as pesquisas que resultarão em futuros tratamentos das doenças heredodegenerativas da retina.

Atualmente não existe um tratamento de cura para a Retinose Pigmentar, com excessão de duas formas sindrômicas muito raras de Retinose Pigmentar: Síndrome de Refsum e Síndrome de Bassen-Kornweig (Abetalipoproteinemia). Para as outras formas não existe um tratamento comprovadamente eficaz em termos de retardar ou interromper o curso da doença. Com muito otimismo e cautela, novos tratamentos se tornarão viáveis e disponíveis na próxima década. Diferentes vias estão sendo investigadas e vão, esperamos, resultar em tratamentos para RP e outras condições correlatas (Outras Doenças Hereditárias da Retina). As várias estratégias de tratamento que estão sendo investigadas incluem Terapia Gênica, Terapia Celular (Células Tronco e Transplante), Visão Artificial – estes e outros possíveis tratamentos futuros são discutidos em sessões separadas, com links para informações detalhadas.

As doenças heredodegenerativas da retina compreendem um grupo heterogêneo de doenças causadas por diferentes defeitos genéticos. Alguns tratamentos estão sendo direcionados à correção do defeito genético específico (incluindo Terapia Gênica), enquanto outras pesquisas buscam terapias que possam tratar várias doenças heredodegenerativas, e vários subtipos de Retinose Pigmentar (entre elas os Fatores de Crescimento e Terapia Celular – células tronco e transplante celular). Além disso, outras opções de tratamento poderão ser úteis para a doença em fase mais inicial ou formas mais leves (incluindo os Estudos Nutricionais), enquanto outros tratamentos serão mais apropriados para fase mais tardia ou em casos de perda visual mais avançada (como a Visão Artificial). É também possível que vários tratamentos possam ser associados buscando-se maior eficácia, e.g. combinação de Terapia Gênica e Fatores de Crescimento.

O progresso da ciência é rápido e todo o esforço é feito para mantermos atualizadas as informações deste website. As pesquisas mais recentes estão sendo acrescentadas na sessão Últimas Novidades em Pesquisa. O Grupo Retina Minas tem o compromisso de estimular a produção de pesquisa, a disseminação de informação, e o acesso a diagnóstico e tratamento. Agradecemos imensamente a Dra Fernanda Belga Ottoni Porto, que escreveu esta sessão de pesquisas do website, bem como a sessão que descreve as doenças.