A Cerimônia de Abertura

FOTOS: Thiara Viggiano
            A abertura do seminário se fez numa noite de gala, no ginásio do Clube dos Oficiais. A locução oficial esteve a cargo do também Aikidoka,  Horácio Augusto Martins.
 
            O civismo, sempre presente nas atitudes dos aikidoka(s) e seus familiares e amigos, foi demonstrado através do respeito que todos demonstraram durante a excução do Hino Nacional, executado pela Banda de Música da Guarda Municipal de Belo Horizonte.
 
            Os mestres, Claude Walla (6.º Dan) e Luc Leoni (4.º Dan), receberam uma homenagem da Federação Mineira, materializada numa fotografia emoldurada, marcando sua passagem pela escola BuTokuDen.
 
            Apresentaram Aikido Aplicado, "O Uso Adequado da Força"
            Pela Guarda Municipal de Belo Horizonte, os guardas municipais JOSÉ LUIZ DOS REIS, ARCELINO CÂNDIDO, GILVAN GONÇALVES, MARCELO MENDES, e DIOGO EDUARDO.
 
            Pela Polícia Civil de Minas Gerais, o policial civil FABIANO JOSÉ DE ASSIS JR.
 

            Pela Polícia Militar de Minas Gerais, os TENENTE DOUGLAS GUIMARÃES, TENENTE RENILSON GUIDO, SARGENTO GEORGE HENRIQUE, CABO WANDERLI ADRIANO, e SOLDADO ANTÔNIO MANOEL.
 
            RÔMULO LAGARES (Sensei Bio), professor da Academia da Polícia Militar e da escola BuTokuDen, 3.º Dan de Aikido, um dos maiores nomes no Brasil em Defesa Pessoal Policial apresentou brilhantemente o "Uso Adequado da Força"
 

            O Coronel JOSEMAR TRANT DE MIRANDA, Gerente de atividades culturais e educação continuada da Guarda Municipal de Belo Horizonte recebeu uma espada KATANA, como homenagem da Federação.
 
            A Coronel NEUZA MARIA APARECIDA MENDES, Diretora de Saúde da Polícia Militar, recebeu uma espada KATANA, como homenagem da Federação.
 
            O Coronel JOSÉ GUILHERME DO COUTO, Vice-Presidente do Clube dos Oficiais, recebeu uma espada KATANA, como homenagem da Federação.
 
            Foi também homenageado com uma espada KATANA, o Delegado ALCIDES COSTA, representante da ACADEPOL da Polícia Civil de Minas Gerais.            

            ALCINO LAGARES, sensei, 4.º Dan, apresentou formas tradicionais da arte marcial: Ken Jutsu (arte da espada) em Kumi Tachi (espadas cruzadas), Tachi Dori (a retomada de uma espada a mãos livres), Kumi Jo (combate com bastões), e Tai Jutsu (técnicas a mãos livres).
 

 

            A seguir, o sensei apresentou Iai Jutsu (arte de desembainhar a espada), ao som da primeira parte do Coro "Paixão Segundo Matheus" de Johann Sebastian Bach, em ária de tenor criada livremente pelo maestro Marco Antônio Guimarães para o Grupo Corpo.
 
            Finalizando, o sensei Lagares fez uma demonstração de Ki (uma energia emanada do espírito, que unifica mente e corpo), através do "braço impossível de dobrar", e de projeção de energia.
 

             O evento, além das citadas personalidades,  contou ainda com as honrosas presenças do Coronel Roberto Rezende (Corregedor da Guarda Municipal), da Sra. Yukari (representando o Consulado do Japão), e da Coronel Tânia.
 

 

 
Comments