Sites Brasileiros

Um guia dos principais, mais populares e importantes sites de Harry Potter feitos por fãs brasileiros [em ordem alfabética].
Este guia incluíra também aqueles que já saíram do ar [no final da página], mas tiveram importância significativa na história do fandom brasileiro.
A página será editada conforme mais informações e colaborações surgirem.
Clique na Imagem para ir ao Site.



Blog Onde Comprar

História

   O blog foi criado dia 21 de Agosto de 2009, em função da carência de informações em nosso idioma (português) sobre os produtos da série Harry Potter. Muitos fãs brasileiros tinham interesse em comprá-los, porém não faziam ideia de como, o quê ou Onde Comprar. O blog sempre teve e ainda tem como objetivo ajudar esses fãs a encontrar os melhores produtos nas melhores lojas pelos melhores preços. Além das postagens relacionadas diretamente aos pontos citados acima, há também aquelas localizadas na área de Ajuda. Já passaram por essa seção assuntos com Impostos - "Antes de Comprar" - e Cálculo de Frete - "Como saber o valor do frete de um produto na Wbshop.com?". Na seção Notícias de Colecionáveis, o fã encontra todas as novidades no mundo dos colecionáveis, que muitas vezes são deixadas de lado pela maioria dos fã-sites de Harry Potter no Brasil.

Seções

Autor

   Arthur Thives Mello (@94a94) - Criador do blog, newsposter, responsável pelo layout, conteúdo, etc...



Po
tterish

   O Potterish está online desde 27 de novembro de 2002 (ano 9), alguns dias depois do lançamento do segundo filme no Brasil. O site foi produto do tédio de duas universitárias no período de férias, que aplicaram seus conhecimentos em internet na tentativa de criar um site sobre Harry Potter. Nem se imaginava na época o sucesso que o mesmo faria, sendo hoje o maior site de Harry Potter do Brasil e uma dos 5 maiores do mundo.

    Hoje em dia o Potterish conta com um sistema de Fan-fiction – Floreios e Borrões – onde os visitantes podem ler histórias (quase 20 mil) escritas por fãs e um Fórum – Grimmauld Place – onde os visitantes do site podem discutir sobre Harry Potter e qualquer outra coisa, totalizando mais de 1milhão e 600 mil mensagens. Além disso, estreamos o Podcast do site, reformulamos a seção de colunas com mais de 160 textos escritos por fãs e o mais completoconteúdo de Harry Potter da internet brasileira, com mais de 160 entrevistas traduzidas da autora, além de informações sobre atores, críticas dos filmes, reviews e mais um mundo de informação. Não querendo parar por aí, depois de dois anos de trabalho, foi formado o siteMadamePince.com, contendo diversos termos e informações sobre o mundo dos livros.

    Como se não fosse o bastante, temos as melhores notícias de Harry Potter e afins, elogiadas por nada mais, nada menos que JK Rowling.

    Hoje os sites do Potterish contam com mais de 600 mil visitas por mês e estão alcançando prestígio internacional como as boas colocações do Rank Alexa. Foi citado em diversos veículos pelo país entre eles o jornal O Estado de São PauloJornal da Tarde e a revista IstoÉ, além do jornal americano NY Times.

 No dia 27 de Setembro de 2006 o Potterish foi condecorado com o FSA – Fã Site Award, prêmio que a escritora JK Rowling entrega aos melhores sites de Harry Potter pelo mundo. O Potterish foi o sexto site a receber o prêmio sendo que foi o único de 2006 e o primeiro sem ser da língua inglesa. 

Antigos Layouts




Somos das Masmorras

História

   Tudo começou no site Orkut. Um belo dia, na comunidade destinada ao nosso "amado mestre" Snape-Br, alguém decidiu começar uma fanfic comunitária, onde vários membros estavam ajudando a escrevê-la, mas ao longo dos dias apenas um seleto grupo passou a escrever um pedaço a cada 10 minutos. A fic foi crescendo, as pessoas se envolvendo, começando a conversar entre si pelos recados particulares, até que a história chegou num ponto onde já não havia mais o que inventar para continuar o desenrolar.

    Neste meio tempo, o site SnapeMione estava com o desafio de Ano Novo. Daí, saiu a idéia dessa mesma turma que tomou conta da primeira história, criasse uma fic em resposta ao desafio. Foi quando a ideia de um grupo no Yahoo! foi sugerida por mim, Beatriz.

     A idéia foi muito bem aceita e então o nosso webmaster sugeriu a ideia de um site. Começamos sem muitas presunções, apenas um pequeno site, hospedado por provedor, com três jovens que apenas se conhecem pela Internet.

     Estes mesmos três jovens perceberam que, se dessem o melhor de si, poderiam colocar no ar um site verdadeiramente nosso, com domínio próprio, servidor, "coisa de gente grande" mesmo. Dividimos as despesas do domínio e hospedagem, corremos atrás de notícias e tudo o que hoje temos.

      Hoje temos praticamente tudo que os grandes sites possuem: domínio próprio, botões, parceiros, usuários fixos, e o mais importante, temos a amizade entre o pessoal da equipe.