O QUE É O FAUVISMO

O Fauvismo é um movimento artístico principalmente francês (em francês les fauves, "'as feras'", como foram chamados os pintores que não seguiam as regras da pintura impressionista, vigente na época) do início do século XX, que se desenvolveu sobretudo entre 1905 e 1907. Associada à busca da máxima expressão pictórica, o estilo começou em 1901mas só foi denominado e reconhecido como um movimento artístico em 1905. Segundo Henry Matisse em "Notes d'un Peintre" pretendia-se com o Fauvismo "uma arte do equilíbrio, da pureza e da serenidade, destituída de temas perturbadores ou deprimentes".

O Fauvismo, tem como características marcantes a simplificação das formas, o primado das cores, e uma elevada redução do nível de graduação das cores utilizadas nas obras. Os seus temas eram leves, retratando emoções e a alegria de viver e não tendo intenção crítica. A cor passou a ser utilizada para delimitar planos, criando a perspectiva e modelando o volume. Tornou-se também totalmente independente do real, já que não era importante a concordância das cores com objeto representado, e sendo responsável pela expressividade das obras. Os princípios deste movimento artístico eram:

  • · Criar, em arte, não tem relação com o intelecto e nem com sentimentos.
  • · Criar é seguir os impulsos do instinto, as sensações primárias.
  • · A cor pura deve ser exaltada.
  • .  As linhas e as cores devem nascer impulsivamente e traduzir as sensações elementares, no mesmo estado de graça das crianças e dos selvagens.
 

O Fauvismo foi para muitos artistas um espaço de aprendizagem que abriu caminhos para um novo  movimento que marcou definitivamente o século XX - O CUBISMO.

 
 
         
Comments