Vocábulos 

   Expressões

   Dúvidas & Polémicas

 

    

 

  

    O objectivo deste site é reunir e explicitar o significado de vocábulos  e expressões que  se usam correntemente na região de Braga, mas  não são usados, ou são usados com diferentes significados, noutras regiões do país. 

    Os critérios para a selecção dos vocábulos e expressões  foram,  no essencial, três: em primeiro lugar, que não sejam exclusivos de  um determinado grupo social; em segundo, que  sejam usados, ou,  pelo menos, reconhecidos, por um número significativo de pessoas; por último, que se utilizem há vários anos, porque também na linguagem  há modas efémeras. 

    Um trabalho como este não pode, obviamente, ter a pretensão  de estar acabado – nem de estar isento de erros. Há, certamente,  muitos vocábulos e expressões a acrescentar às  listas, como haverá também definições que podem ser melhoradas ou até corrigidas. São, por isso, bem-vindas todas as contribuições para o aperfeiçoar, que devem ser enviadas para falarbragues@gmail.com.  As  eventuais discussões motivadas por dúvidas ou opiniões  divergentes serão reportadas na secção Dúvidas & Polémicas.