Grupo de Jovens‎ > ‎

Jesus, nosso modelo 3

O terceiro encontro do bloco temático "Jesus, nosso modelo" aconteceu no dia 11 de fevereiro. O tema do encontro foi "As pregações de Jesus".

Começamos o encontro com uma prece, desejando algo de bom para o dia. Em seguida, conversamos sobre a missão de Jesus de fundar o Reino de Deus na Terra com base nas perguntas: o que é o Reino de Deus? Onde fica o Reino de Deus? A partir das respostas, introduzimos a idéia de que o Reino de Deus é um reino de paz da consciência e de resignação à vontade de Deus, que fica no coração dos homens e é construído com nossos sentimentos. Para aprofundar a reflexão sobre essa abordagem, dividimos os participantes em três grupos e cada grupo listou idéias associadas (a) aos sentimentos que constróem o Reino de Deus, (b) à paz da consciência e (c) resignação à vontade de Deus. Em seguida, discutimos como essas idéias estão ligadas umas às outras.

Colocando o Reino de Deus como nosso objetivo, refletimos sobre o caminho que trilhamos para chegar a esse reino. Jesus nos sugeriu trabalhar com perseverança pelo bem real da humanidade inteira. Para compreender melhor como realizar esse trabalho, discutimos doze conselhos dados por Jesus: 

(1) fazer sacrifício pelo bem de todos;
(2) ir ao encontro dos aflitos e angustiados, não se afastar deles;
(3) curar e cuidar dos enfermos, salvar criminosos ou desiludidos;
(4) ser simples, sem luxo ou ostentação;
(5) não juntar coisas materiais ou carregar malas, mas levar consigo apenas o necessário e trabalhar para adquirir o que for preciso;
(6) procurar os sinceros e devotados a Deus, e não tentar convencer quem não quer ser convencido;
(7) saudar uma casa com amor;
(8) dar paz a quem nos recebe, e permanecer em paz se alguém não quiser nos receber;
(9) não ter mágoas ou rancor;
(10) ser prudente e vigilante;
(11) temer os sentimentos malignos que mergulham o corpo e a alma no "inferno da consciência";
(12) ser fiel a Deus com alegria, coragem e esperança.

Esses conselhos foram escritos em fichas, que os participantes iam tirando, lendo e comentando. As fichas foram sendo agrupadas conforme a afinidade dos temas e colocadas sobre a mesa, a fim de forma o caminho até o Reino de Deus. Ressaltamos que não basta fazer apenas uma dessas coisas, mas que todas são importantes para completar o caminho.

Em seguida, conversamos sobre as pessoas que constróem o Reino de Deus no coração dos homens. Falamos que os primeiros ajudantes de Jesus nessa tarefa foram os apóstolos, e tratamos um pouco de suas profissões. Ressaltamos que eles eram, em sua maioria, pescadores, mas também haviam cobradores de impostos e comerciantes entre eles. Assim, relembramos a lição de humildade de Jesus na busca pelas pessoas simples para divulgar sua boa nova. Também comentamos que Jesus começou suas pregações em Cafarnaum, um vilarejo às margens do Mar da Galiléia, e não nas grandes cidades ou capitais. Essa também foi uma lição de humildade ensinada por Jesus. Conversamos se nós podemos ser hoje apóstolos de Jesus e como nos tornarmos apóstolos no dia-a-dia.

Ao final, fizemos uma prece de encerramento, agradecendo pelo encontro.