Estrutura Básica do Trabalho Acadêmico

GED0611

ESTRUTURA BÁSICA DE UM TRABALHO ACADÊMICO

Elementos Pré-Textuais

Compreende a folha de rosto e o sumário. Folha de Rosto Contêm elementos essenciais à identificação do trabalho como:
  1. Autor (havendo mais de um relacioná-los em ordem alfabética na primeira linha);
  2. Título (colocado no meio da folha);
  3. Subtítulo (quando houver, deve ser subordinado ao título principal;
  4. Nota (indica a natureza do trabalho e informa grau, disciplina e unidade de ensino;
  5. Nome do professor ou orientador (deve estar uma linha abaixo da nota;
  6. Local (deve ser colocado na penúltima linha);
  7. Data (no formato inglês e somente ano e mês);
Importante:
Todos os componentes da folha de rosto dever ser escritos em negrito.
À exceção da nota e do nome do professor, todos os demais elementos devem ser escritos em letras maiúsculas.

SUMÁRIO:

É a enumeração dos capítulos, seções ou partes do trabalho, na ordem em que aparecem no texto, indicando suas subordinações e as páginas em que se iniciam.

Regras:
Deve estar apresentado em folha distinta posterior ã folha de rosto;
Relacionar os títulos dos elementos pós-textuais, sem indicativo de numeração;
Relacionar os títulos dos elementos pré-textuais e dos elementos pós-textuais com o mesmo padrão gráfico empregado no texto;
Cada capítulo, seção ou parte deve apresentar os seguintes dados: indicativo numérico, título e número da folha inicial.

Elementos Textuais
Principal parte do trabalho, pode ser dividida em quantos tópicos forem necessários, mas deve obedecer ao conceito básico(e lógico) de introdução, desenvolvimento e conclusão.

A introdução
É parte integrante do desenvolvimento do trabalho, não podendo ser descartada. Deve tratar do conteúdo do trabalho informando sua natureza, objetivos e a metodologia.

O Desenvolvimento
Deve ser clara, lógica e objetiva apresentando os resultados da pesquisa. Pode incluir elementos gráficos como tabelas, gráficos e imagens.
O desenvolvimento pode trazer a “Revisão da Literatura”que faz referência a trabalhos anteriormente publicados, mencionar o nome de todos os autores e oferecer base para derivação das hipóteses e explicar sua fundamentação.

Metodologia
Caminho utilizado para a condução da pesquisa apresentada na seqüencia cronológica da produção do trabalho.

Características Pertinentes
Descrição precisa dos métodos, materiais técnicas e equipamentos utilizados a fim de permitir a repetição do experimentos (às técnicas ou métodos já conhecidos pode-se fazer apenas referência e não descrições, sendo suficiente a citação do autor);
Técnicas novas devem ser descritas com detalhes, e novos equipamentos ilustrados com fotografias e desenhos;
Os processos técnicos a que foram submetidos os produtos e os tratamentos empregados;
Os dados utilizados na análise estatística devem figurar no texto ou ser anexados ao trabalho.

Apêndices e Anexos
Apêndices são documentos auxiliares elaborados pelo próprio autor (tabelas, gráficos, mapas, cronogramas, formulários, entrevistas, questionários, etc).
Anexos são documentos cuja autoria não cabe ao autor.
Apêndices e anexos devem ser identificados com letras maiúsculas, travessão e pelos respectivos títulos, devendo cada um iniciar em uma nova folha. Apêndice primeiro, depois os anexos.

ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO

Citações
Menção de informações extraídas de outra fonte, não devem ser usados para tal fim informações provenientes de livros didáticos ou que reproduzem de forma resumida os documentos originais como apostilas e anotações.
Tendo a citação até três linhas, deve ser transcrita dentro do parágrafo, entre aspas (“ ”)com o mesmo tipo e tamanho do texto. Sendo seu tamanho maior deve ser iniciada uma nova linha a 4 cm da margem esquerda devendo sem colocada em modo justificado e sem as aspas, usa-se neste modo tamanho de fonte(letras) menor que no parágrafo.
Uma linha em branco deve separar a citação do parágrafo anterior e posterior.

Rodapé
Usado como apoio explicativo deve aparecer sempre na parte inferior da página. Uma linha deve separar a nota do texto e estar enumerada. (figuras, gráficos, tabelas e quadros ver depois).

FORMATO GRÁFICO
O trabalho acadêmico básico deve ser escrito em papel A4, na fonte “Times New Roman”, tamanho 12 e sempre de um lado só da folha, o espaçamento deve ser de 1,5. Nas citações longas e notas de rodapé deve-se utilizar alinhamento menor ou espaçamento simples e letra tamanho 10.
As margens obedecem esta posição: esquerda e superior 3 cm direita e inferior 2 cm. A numeração das folhas pré-textuais é feita em números romanos minúsculos e centralizada na margem inferior da folha. Os elementos textuais e pós-textuais é feita com números arábicos e alinhada à direita da margem superior. A primeira folha do texto é contada mas não numerada.