São listadas aqui algumas insituições públicas e privadas que oferecem cursos de mestrado e/ou doutorado na área de psicologia, com linhas de pesquisa com foco no comportamento no trânsito ou nos processos psicológicos associados.
Ressalta-se que o fato de uma instituição/pesquisador não aparecer na lista não implica, obviamente, na impossibilidade de se estudar o tema com outros professores, em outras instituições, mesmo fora da psicologia. Alguns psicólogos, por exemplo, têm buscado realizar seus estudos nos programas de pós-graduação em engenharia de transportes.
Mas, o que é melhor fazer, mestrado ou especialização? O que diferencia mestrado de doutorado? Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu? As informações abaixo tentam esclarecem essas questões, na perspectiva de ajudá-lo em suas escolhas.
Pós-graduação lato sensu
Compreende programas de especialização e incluem os cursos designados como Master Business (MBA). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), possuem a duração mínima de 360hs. Ao final do curso, o aluno obterá certificado, e não diploma. São abertas a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino.
Ressalta-se que, no caso da especialização em psicologia do trânsito, assim como nas demais especializações em psicologia, o CFP indica que a duração mínima vai mais além, sendo de 500hs (veja a resolução CFP nº 13/2007).
Pós-graduação stricto sensu
Compreende programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos. Ao final do curso, o aluno obterá diploma. Estes cursos, por sua vez, são sujeitos às exigências de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento previstas na legislação. A seguir, são esclarecidas algumas diferenças entre mestrado e doutorado.
Mestrado
Pós-graduação voltada para o ensino e a pesquisa em que se faz necessário produzir a dissertação, isto é, um estudo aprofundado sobre uma temática. Esta formação oferece o diploma de mestre em determinado campo do saber, sendo um curso procurado, em grande parte, por quem deseja lecionar.
Muitos psicólogos também têm feito o mestrado para aprofundar seus conhecimentos teórico-metodológicos, facultando-lhe maior segurança no desenvolvimento de suas atribuições, especialmente as que envolvem elaboração e implementação de pesquisa e/ou intervenção baseada em evidências.
O aluno deve cursar uma carga-horária mínima de disciplinas (veja um exemplo aqui), desenvolvendo, simultaneamente, a sua pesquisa com o auxílio de um orientador escolhido previamente, na etapa de seleção.
A seleção dos candidatos pode variar entre as instituições; contudo, em geral, se caracterizam por algumas etapas avaliativas: anteprojeto, currículo Lattes, conhecimentos específicos - geralmente sobre conteúdos associados à pesquisa e à área da psicologia pertinente ao programa pleiteado -, conhecimento em língua estrangeira - inglês na maior parte dos casos - e entrevista individual. Essas etapas poderão ser classificatórias e/ou eliminatórias.
Doutorado
Curso voltado para a formação de pesquisadores dedicados exclusivamente à vida acadêmica. Busca o aprofundamento intenso em determinado campo do saber, tornando o psicólogo um pesquisador independente e altamente qualificado. Para a obtenção do diploma, é obrigatória a defesa de tese, que deve trazer algo de novo para um campo do saber e possuir relevância teórica e/ou prática.
A lógica de seleção para cursar o doutorado, em linhas gerais, é a mesma do mestrado, embora algumas instituições façam exigencias distintas, por exemplo: a elaboração do anteprojeto é obrigatória apenas para os candidatos ao doutotrado, e não do mestrado. O aluno também tem uma carga-horária a cumprir, tendo que desenvolver sua pesquisa paralelamente e cumprir outros requisitos que variam entre os programas (veja um exemplo aqui).
São poucos os psicólogos do trânsito interessandos em cursar mestrado e/ou doutorado. Ao mesmo tempo, existem poucos doutores e mestres em psicologia que se dedicam, atualmente, ao estudo dos aspectos sociais, psicológicos ou comportamentais relacionadas à mobilidade, ao transporte e ao trânsito.
Fique por dentro:
Bolsas de estudo
Uma vez aprovado no exame de seleção, seja para mestrado ou doutorado, o aluno poderá pleitear uma bolsa de estudos junto ao seu programa. A finalidade da bolsa é apoiar a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação e de alto nível, sendo necessário que o candidato atenda aos requisitos e condições necessárias.
O financiamento das bolsas provém, geralmente, de três instituições: da própria universidade em que se realiza o curso, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para obter maiores informações, consulte o programa de pós-graduação para o qual você pretende concorrer e/ou visite o sítio das instituições de fomento (basta clicar em cima dos seus respectivos nomes).
Desde julho de 2010, os bolsistas CNPq e CAPES poderão receber complementação financeira, proveniente de outras fontes, desde que se dediquem a atividades relacionadas à sua área de atuação e de interesse para sua formação acadêmica, científica e tecnológica. Isto quer dizer que é possível ao bolsista exercer atividade remunerada, especialmente quando se tratar de docência, o que outrora não era permitido (veja a portaria aqui).
O texto acima é adaptado da versão disponível na Folha Online e no Ministério da Educação.
Universidade de Brasília (UnB) - Dec 13, 2010 3:10:0 PM
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Dec 13, 2010 3:17:44 PM
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Dec 13, 2010 3:41:33 PM
Universidade de São Paulo (USP) - Dec 13, 2010 3:50:56 PM
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Apr 03, 2011 4:35:7 PM
Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Apr 03, 2011 5:29:56 PM
Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Apr 03, 2011 6:4:23 PM
Universidade São Francisco (USF) - Apr 03, 2011 6:21:27 PM
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Mar 19, 2012 9:15:9 PM