Fale connosco

Guia de Estilo

A equipa do Petiscos.com reuniu aqui as dicas mais importantes para tornar as receitas ainda mais populares!
 
 
 
DICA #1 - Título da receita em maiúsculas
 
Quando colocamos o título de uma receita em Maiúsculas, temos a sensação de dar mais destaque à receita, certo? Pois bem, a realidade é bem diferente. É que na Internet, escrever em maiúsculas é um sinal de má educação. E porquê? Porque as maiúsculas são utilizadas normalmente para representar "falar alto" ou "gritar".
 
Sugerimos então que os títulos das receitas sejam escritos como um título normal. Ex.:  "Delícia de meloa", ao invés de "DELÍCIA DE MELOA".
 
 
DICA #2 - Lista de ingredientes em maiúsculas
 
Para tornar a receita mais uniforme, sugerimos que os ingredientes sejam escritos em minúsculas. As vantagens são mais visíveis na versão de "Impressão" da receita. Muitos dos nossos visitantes gostam de imprimir as suas receitas favoritas e preferem manter um estilo uniforme nas versões em papel.
 
 
DICA #3 - Descrição da preparação da receita
 
Vários visitantes e membros escrevem-nos habitualmente para fazer um pedido em particular: que os textos de preparação da receita estejam divididos por parágrafos.
 
Por vezes a utilização de bullets ou numeração dos passos também pode funcionar bastante bem.
 
Desta maneira, quando estão a confeccionar a receita, é muito mais fácil separar cada uma das fases da preparação, o que facilita uma leitura mais rápida!
Tente evitar este exemplo:
Corte a carne aos bocados. Tempere com sal e pimenta e deixe a marinar de um dia para o outro. Coloque margarina a derreter num tacho em lume médio. Leve a assar até estar com um tom dourado.
 
O mesmo texto pode ser escrito assim:
 
1. Corte a carne aos bocados
 
2. Tempere com sal e pimenta e deixe a marinar de um dia para o outro.
 
3. Coloque margarina a derreter num tacho em lume médio
 
4. Leve a assar até estar com um tom dourado.
Com estes pequenos truques de escrita, as suas receitas vão fazer sucesso junto de toda a comunidade.
  
 
São pequenos truques que têm sido testados pelos  nossos gestores de conteúdos ao longo do tempo, de forma a tornar o petiscos.com ainda mais apetitoso.
 
 
 
DICA #4 - Incluir uma fotografia
 
Sabia que ao incluir uma fotografia na sua receita, aumenta em 40% o número de visitas à mesma? E que a probabilidade da sua receita ser impressa ou guardada num livro de receitas aumenta em cerca de 30%? Pois é o que revelam os estudos que a equipa do petiscos.com desenvolve regularmente para melhorar o site.
 
Por isso, agora já sabe! Tenha sempre a sua máquina de fotográfica à mão, para registar todos os seus apetitosos pratos!
 
 
DICA #5 - Respeitar as regras de pontuação e     
                         ortografia

 

É importante também que a sua receita esteja escrita de forma correcta, respeitando as regras de ortografia e pontuação habituais.

 

Escrever todo o texto em maiúsculas ou todo em minúsculas, sem pontuação e com erros ortográficos, dificulta muito a leitura da receita e a sua consequente preparação.

 
 
DICA #6 - Detalhes sobre a receita
 

No petiscos.com sabemos que as receitas mais visitadas e guardadas são as que apresentam uma descrição e imagem geral cuidada.

 

Para além de todas as dicas descritas acima salientamos ainda algumas sugestões para tornar a sua receita mais detalhada e apreciada:

  • Título atractivo e exemplificativo da receita – Tente que o título da sua receita a resuma de forma prática e apelativa, indicando o seu ingrediente principal.
  • Detalhes da receita – Preencha sempre todos os campos de introdução de uma receita. Antes da preparação das receitas todos os cozinheiros gostam de saber rapidamente o modo e tempo de preparação, o nº de doses e o grau de dificuldade. São informações muito úteis e que fazem toda a diferença.
  • Quantidade de ingredientes - Sugerimos que na descrição da listagem de ingredientes indique sempre a sua quantidade respectiva, garantindo assim um excelente resultado, a todos quantos experimentarem a sua receita.
  • Descrição da Receita – Quanto mais pormenorizada e detalhada estiver a sua receita, mais fácil será de executar e mais sucesso terá entre todos os membros da comunidade.