1206
 

Passeio virtual pela Roma antiga

ROMA.- Os turistas confusos por uma mistura de edifícios clássicos, quase todos em ruínas, e modernos, em Roma poderão "recuperar o rumo" através de uma marquete virtual que reproduz fielmente (ainda que com certas limitações gráficas) a antiga capital imperial, na maior simulação do mundo de uma cidade antiga.

Trata-se de uma mostra da cidade em todo seu esplendor no ano 320 DC, quando o império romano se encontrava sob o mandado do imperador Constantino e a metrópoles havia crescido até alcançar um milhão de habitantes.

Trata-se de um projeto de Bernard Fischer, professor da Universidade de Virginia, que mostra a evolução desde os assentamentos das cabanas na Idade do Bronze até o saque de Roma no século V DC e as devastadoras Guerras Godas.

As imagens reproduzem os turistas em um teatro que se abrirá cerca do Coliseo. Frischer assegura que sua marquete virtual "os prepara para suas visitas ao Coliseu, o Foro, os palácios imperiais de Palatino, para que possam entender melhor as ruínas".

Vídeo e texto estão no El Mundo, da Espanha.

LEIA ESTAS OUTRAS NOTÍCIAS:
O carinho de um ursinho chamado Knut
Espada de Napoleão é vendida por 4,8 milhões de euros
Mais de 200 homens querem casar com uma gordinha