Explicações de Geometria Descritiva

Explicações de Geometria Descritiva, aos alunos do ensino secundário.

 
 
- recuperação de conteúdos curriculares não apreendidos
- acompanhamento ao aluno no processo de aprendizagem
- preparação para testes, frequências e exames
 
 Voltar ao Inicío
  
                                        
 
 A Geometria Descritiva (também chamada de geometria mongeana ou método de monge) é um ramo da geometria que tem como objetivo representar objetos de três dimensões em um plano bidimensional. Esse método foi desenvolvido por Gaspard Monge e teve grande impacto no desenvolvimento tecnológico desde sua sistematização. Percebida sua importância, a Geometria Descritiva foi tratada com atenção e considerada, no início, como segredo de Estado.
 
A Geometria Descritiva serve de base teórica para o Desenho técnico, permitindo a construção de vistas auxiliares, cortes, secções, rebatimentos, rotações, interseções de planos e sólidos, mudança de plano(s) de projeção, determinação de verdadeiras grandezas  de distâncias, ângulos e superfícies, bem como o cálculo de volumes a partir dos dados extraídos das projecções ortogonais.
 
O conhecimento da Geometria Descritiva é fundamental para a Arquitetura, Engenharia e o Design de Produtos; quanto maior for o seu conhecimento, mais poderá ser extraído do potencial dos programas de CAD e das modelagens em 3D, que exigem o domínio de medidas, curvaturas e ângulos exatos.

Muitos cursos superiores de Design Gráfico, ao reformarem os seus progrmas curriculares, eliminaram a Geometria Descritiva, substituindo-a por disciplinas mais condizentes com outras funções específicas, como ilustrações digitais e softwares artísticos de modelagem tridimensional, uma vez que estes podem não requerer precisão geométrica.

A modelagem tridimensional comporta  no seu entendimento e construção os conceitos da Geometria Descritiva. É insuficiente o entendimento, para gerar maquetes virtuais de qualidade, sem o conhecimento de conteúdos específicos da mesma, como por exemplo, a localização de pontos através de coordenadas (X, Y, Z) nas suas formas absolutas ou relativas.

Também no domínio das artes os explicadores da Quantum-Explicações, estão disponíveis e motivados em ajudar os alunos a ultrapassar as dificuldades, como o fazemos já nas àreas das matemáticas, física e química, das humanidades e das ciências económicas

 

 

Voltar ao Inicío
 
  
 
 
ċ
GEOMETRIADESCRITIVA.mht
(163k)
Quantum Centro de Explicações de Lisboa,
07/01/2012, 05:40