Apresentação do projecto

 

 

 

Prémio Fundação Ilídio Pinho
Projecto vencedor 2010 no escalão do Ensino Secundário


         
        

               2º Classificado Europeu nos Elearning Awards 2010.
                
Prémio SMART gold award for mathematics, science and technology

 

No âmbito da 8ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”  intitulada em 2010 “Artes da Física”, um grupo de alunos e professores da Escola Secundária D. Maria II - Braga desenvolveu, entre Janeiro e Maio um projecto na área “fotometria diferencial”. O objectivo, deste projecto, foi a detecção de Exoplanetas e Estrelas Variáveis usando telescópios de pequena abertura e detectores CCD de baixo custo (para fins astronómicos). Todos os recursos, técnicos e os equipamentos, foram cedidos pela ORION - Sociedade Científica de Astronomia do Minho através de protocolo de trabalho estabelecido com o Observatório Astronómico de Gualtar–Braga. O projecto teve ainda apoio, na revisão científica dos dados e recursos técnicos, da Universidade do Minho através do Departamento de Física.
O projecto “Astrofísica experimental na área da Fotometria”, pretendeu, objectivamente que grupos de alunos do Ensino Secundário realizassem trabalho experimental na área da fotometria, efectuando detecções de variabilidade em Estrelas Duplas mas versando sobretudo a detecção e o tratamento de dados de Planetas Extrasolares.
Todos os dados obtidos tiveram por objectivo a contribuição em projectos internacionais PROAM nomeadamente no projecto AXA (Amateur Exolanet Archive), no projecto TRESCA (TRansiting ExoplanetS and Candidates)  e no projecto BRNO (Brno Regional Network of Observers);
As áreas de trabalho foram preferencialmente a Física e a modelação Matemática, trabalhadas em coordenação disciplinar com conteúdos a abarcar no projecto. O coordenador “geral do projecto” foi responsável pela interligação com as entidades envolvidas e pela formação dos participantes no contexto do “Clube de Astronomia” da Escola.
Esteve ainda activamente envolvido o “Clube das Artes”, coordenado pela Professora Cidália Freitas, onde um grupo de alunos realizou a ilustração científica de cada uma das detecções publicadas. Estes trabalhos foram elaborados em estreita colaboração com os alunos envolvidos nas detecções e na modelação dos dados.

Objectivos do Projecto:
Um dos objectivos fundamentais deste trabalho foi provar que com telescópios de pequena dimensão e baixo custo se conseguem fazer detecções com interesse científico relevante.
Deste modo pretendeu-se cativar os alunos a utilizar meios ao seu alcance para que, com a motivação e os conhecimentos adquiridos no projecto, pudessem à posteriori desenvolver trabalhos científicos nesta área.
Durante o tempo em que decorreu o projecto efectuamos as seguintes detecções: GJ436 b, TrES-2 b, HAT-P-3 b, WASP-3 b (exoplanetas) e ainda a estrela variável FX Dra.
Esta última detecção será publicada na próxima edição, nº 37, do B.R.N.O e também nos prestigiados jornais para profissionais da IBVS - Information Bulletin on Variable Stars e ainda no OEJV - Open European Journal on Variable Stars pelo facto de terem sido detectadas variações em relação ao seu modelo inicial. Isto provou sem dúvida a relevância e o interesse científico do nosso projecto.
Todos os dados, acima referidos, foram ainda aceites para publicação em:
 http://var2.astro.cz/ETD/index.pp, devidamente submetidos pelo coordenador do projecto, Prof. João Vieira e referenciados no site com a informação - “Projecto da Fundação Ilídio Pinho Artes da Física 2010”

 
 
 
Colaborações em projectos Internacionais:
 
 

TRansiting ExoplanetS and CAndidates

    

Brno Regional Network of Observers

     
Ċ
João Vieira,
10/03/2010, 03:53
Ċ
João Vieira,
10/03/2010, 03:53
Ċ
João Vieira,
10/03/2010, 03:53
Ċ
João Vieira,
10/03/2010, 03:53
Comments