Telegrafia

Uma história de pontos e traços

Em 2 de setembro de 1835, Samuel Finley Breeze Morse estendeu um fio de 1.700 pés (cerca de 550 m ) entre duas salas de aula da Universidade de Nova Iorque, onde lecionava, e transmitiu uma série de sinais sem significado.

Um mês depois, Morse demonstrou o telégrafo ao presidente dos Estados Unidos, mas só em 1843 o Congresso liberou a verba de US$ 30 mil para a instalação da primeira linha experimental de telégrafo, entre Washington e Baltimore, acompanhando a rota da ferrovia Baltimore & Ohio Railroad. O primeiro despacho telegráfico na fase de testes foi o anúncio da escolha de Henry Clay e Peter Frelinghuysen na Convenção Eleitoral de 1º de maio em Baltimore.

A demonstração oficial do telégrafo ao Congresso ocorreu em 24 de maio de 1844: do Capitólio, em Washington, perante as principais autoridades do governo norte-americano, Morse transmitiu a famosa mensagem "What hath God wrought!" ("Que obra Deus fez!"), sendo instantaneamente recebida por Alfred Vail no armazém ferroviário de Baltimore, como é relatado na história da Western Union .

Essa empresa de comunicações surgiu em 8 de abril de 1851 com o nome de New York and Mississippi Valley Printing Telegraph Company, começando a unificar as inúmeras companhias de telegrafia que já haviam surgido então. Exatamente cinco anos depois adotou o nome The Western Union Telegraph Company, e se notabilizou durante a Guerra Civil nos Estados Unidos. Em 17 de outubro de 1861 foi transmitido o primeiro telegrama transcontinental, entre a Califórnia e a capital norte-americana. Nove dias depois, o governo estadunidense encerrou oficialmente o famoso serviço de correio a cavalo Pony Express.

A primeira Convenção Telegráfica Internacional foi assinada em 17 de maio de 1865, por 20 países. O telefone só surgiria em 1876, a radiotelegrafia em 1896 e a transmissão de voz por rádio em 1920. O primeiro satélite artificial, o Sputnik 1 , foi lançado em 1957, e em 1963 foi lançado o primeiro satélite a permanecer em órbita geostacionária, para uso em telecomunicações.

Exemplo de frase "escrita" pelo telégrafo

Texto transmitido: "The quick brown fox jumps over the lazy dog". Essa frase contém todas as letras do alfabeto em inglês.

Subpáginas (3): Código Futuro O fim do SOS
Comments