II FÓRUM DE DISCUSSÃO
PARÂMETROS BALIZADORES DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Data: 8 e 9 de março de 2013
Local: Faculdade de Educação/Unicamp - Campinas

Realização: GEPFPM (FE/Unicamp), GT-19: Educação Matemática da ANPED, GT-07: Formação de Professores da SBEM
Apoio: PPGE-FE/Unicamp, PECIM/Unicamp, SBEM e ANPED

Contato: eventopesquisa.edmat@gmail.com

Há algum tempo um grupo de pesquisadores em Educação Matemática vêm se preocupando com a qualidade das pesquisas na área em termos teóricos e metodológicos, com as condições de produção das pesquisas e com o espaço que a área ocupa seja no comitê de Educação, seja no comitê de Ensino de (Ciências e Matemática) na CAPES. Dessa forma, propomos o II Fórum de discussão: Parâmetros balizadores da pesquisa em Educação Matemática com o objetivo de discutir e apresentar propostas de enfrentamento dos diferentes problemas e desafios da pesquisa em Educação Matemática Brasileira.

Por iniciativa da SBEM-paulista, durante a gestão coordenada pela Profa. Celi Espasandin Lopes, ocorreram dois encontros em 2006 e 2007. No I SIPCEMP (SIMPÓSIO SOBRE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PAULISTA), realizado em São Paulo, na Universidade Cruzeiro do Sul em 23 agosto de 2006, antecedendo o VIII EPEM, reuniram-se apenas os representantes dos programas paulistas de pós-graduação que tinham produção científica em Educação Matemática, vinculados prioritariamente às áreas de Educação/Ensino de Ciências e Matemática/Psicologia. Dessa primeira reunião encaminhou-se a realização do II SIPCEMP, o qual ocorreu em 29 de novembro de 2007 na UNESP – Rio Claro, com abertura de inscrições para pesquisadores e futuros pesquisadores da área da Educação Matemática do Estado de São Paulo. A realização desse segundo encontro teve por objetivos: compartilhar e trocar experiências sobre as tendências atuais dos Programas de Pós-Graduação do Estado de São Paulo; socializar a produção científica na área de Educação Matemática; discutir possíveis articulações entre as linhas de pesquisas dos diversos programas e gerar propostas de ações integradoras que pudessem fortalecer a formação e profissionalização do educador matemático no Estado de São Paulo.

Por iniciativa do GEPFPM/Unicamp (Grupo de Estudos e Pesquisas de Formação de Professores que Ensinam Matemática) essa ideia foi retomada e, elegeu-se a UNESP/Rio Claro para sediar o I Fórum de Discussão: Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática, que ocorreu em 29/11/2011, cujos objetivos consistiram em: 1- Promover uma reflexão crítica sobre os pilares da pesquisa no Brasil, ressaltando os seus entraves, possibilidades e limitações em distintas perspectivas – epistemológica, histórica, sócio-cultural, econômica e acadêmica e 2- Subsidiar a produção de uma publicação conjunta e compartilhada com diferentes pesquisadores sobre a temática do Evento. Mesas Redondas e GDs foram compostos objetivando ressaltar os parâmetros balizadores da pesquisa no Brasil. Questões como: a constituição de comitês científicos, a constituição de colegiados do CNPq, CAPES e FAPESP, a constituição de corpos editoriais de periódicos e eventos científicos, a configuração de uma pesquisa de mestrado e de uma pesquisa de doutorado, nortearam as discussões sobre a temática geral do evento. Os principais resultados encontram-se em no link Edição Anterior.

Nos diversos eventos da área de Educação Matemática, regionais, nacionais e internacionais há espaços para discussões sobre pesquisas, nas diferentes temáticas de investigação. Surge uma necessidade de um espaço para discussão compartilhada sobre a produção de nossas pesquisas na área, dando voz aos diferentes grupos de pesquisa, aos editores de periódicos na área, às pessoas responsáveis por comitês científicos de eventos, agências de fomento e periódicos, aos coordenadores/docentes de programas de Pós-Graduação em Educação Matemática, em Ensino de Matemática e em Educação, que possuem a linha de pesquisa em Educação Matemática e aos pesquisadores em Educação Matemática, em geral. Entendemos que esse espaço pode acontecer durante o II Fórum de discussão: Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática que acontecerá na Unicamp entre os dias 8 e 9/03 de 2013. 

A dinâmica do evento prevê uma mesa-redonda inicial, disparadora dos debates, e grupos de discussão nos quais cada participante e/ou grupo de pesquisa se inscreve e participa, contribuindo com as discussões. Em cada grupo haverá pesquisadores articuladores que assumirão o papel de colaborarem com a coordenação e produção das sínteses. Na plenária final serão apresentadas as discussões dos grupos com possíveis encaminhamentos.


Apresentação de Relatos

Neste II Fórum está previsto um pequeno espaço para apresentação de relatos sobre:



1) Problemas em relação à análise e avaliação de projetos de pesquisa; de produtos de pesquisa (incluindo dissertações e teses; artigos submetidos para publicação em Periódicos ou para apresentação em eventos científicos); de discentes para ingresso na pós-graduação; de docentes para ingresso no Ensino Superior.

2) Iniciativas de comitês científicos, de editores de periódicos, de programas de pós-graduação no sentido de elaborar propostas e critérios mais justos de avaliação de projetos e produtos de pesquisa, de seleção de discentes à Pós-Graduação e de docentes para o Ensino Superior etc.

3) Grupos de pesquisas em Educação Matemática, nas diferentes linhas de pesquisa, que buscam se apropriar ou constituir uma metodologia de investigação na área e que possam contribuir para o debate sobre os parâmetros balizadores da pesquisa em Educação Matemática.



Estas apresentações ocorrerão no dia 08 de março, das 14:30 às 17:30, no âmbito de cada Grupo de Discussão (GD), sendo que cada relato terá, no máximo, 10 minutos de apresentação. Após todas as apresentações terem sido concluídas, abrem-se as discussões no GD para que os participantes se manifestem acerca do que foi tratado na Mesa Redonda, pela parte da manhã, e acerca dos relatos apresentados no início da tarde. A ideia é que nessas discussões sejam levantados, em forma de síntese, aspectos que o GD entende que devem ser retomados e aprofundados no dia seguinte.
Para facilitar a organização das discussões e a elaboração da síntese, solicitamos que os interessados em apresentar relatos se inscrevam antecipadamente, enviando à Comissão Organizadora do II Fórum, até dia 25 de fevereiro 2013, um pequeno texto, de no máximo 3 páginas (para saber como enviar o relato ver Inscrições). Os inscritos que apresentarem os relatos receberão um certificado de apresentação de trabalho no evento.

Formatação do texto: Word For Windows; Times New Roman, 12; Espaçamento simples; Alinhamento justificado; Papel A4; Margem superior e inferior com 2,5 cm; Margem esquerda e direita com 3 cm; Título em maiúsculo/negrito com alinhamento centralizado; Autoria em negrito alinhado à esquerda com identificação da Instituição onde trabalha ou estuda.

Últimas Notícias

  • Inscrições abertas Faça sua inscrição.
    Postado em 8 de jan de 2013 10:18 por Júlio Corrêa
  • Apresentação de Relatos Envio de relatos até 23 de fevereiro de 2013
    Postado em 8 de jan de 2013 10:17 por Júlio Corrêa
  • PROGRAMAÇÃO 2013 A Programação do II Fórum de Discussão: Parâmetros Balizadores da Pesquisa no Brasil está disponínel
    Postado em 8 de jan de 2013 10:15 por Júlio Corrêa
Exibindo postagens 1 - 3 de 3. Exibir mais »