Estudos

Caderno de Referência para Elaboração de Plano de Mobilidade

postado em 28 de ago de 2011 05:29 por VLT em Salvador   [ 28 de ago de 2011 06:17 atualizado‎(s)‎ ]

Caderno de Referência para Elaboração de Plano de Mobilidade

IPEA: O Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS)

postado em 4 de mai de 2011 10:13 por VLT em Salvador   [ 17 de mai de 2011 06:14 atualizado‎(s)‎ ]

A pesquisa serve tanto como indicador essencial para o setor público estruturar da melhor maneira suas ações, como também uma
forma de a sociedade civil entender o que de fato se configura como de interesse comum e quais os fatores mais requisitados ao Estado.

O meio de transporte mais utilizado pelos brasileiros para locomoção dentro da cidade, com pouco mais de 44%, é o transporte  público, sendo este, em geral, o ônibus, seguido pelo transporte por carro, 23,8%, e por moto e a pé com valores similares, 12,6% e 12,3%, respectivamente.

O congestionamento, fator que compromete a ida e vinda dos cidadãos para o trabalho, é percebida com similaridades nas cinco regiões do País, revelando as consequências da qualidade precária dos meios de transportes públicos em conglomerados urbanos.
No âmbito das cidades, a integração de transporte público mais utilizada no dia-a-dia é ônibus/ônibus. 

Investimentos em metrô, VLT – veículo leve sobre trilhos – e trem, que integram e comportam mais pessoas, são mais rápidos e poluem menos, podem ser soluções de melhor qualidade, se não for possível reduzir o contingente e a concentração populacional das metrópoles aferida hoje. Essas alternativas, aliadas ao incentivo do governo para promover novas modalidades de transporte, em substituição aos automóveis e ônibus, diminuiriam o fluxo de veículos, os atrasos, o desconforto da população e a emissão de gases poluentes na atmosfera, beneficiando a saúde pública.

Aproveite e assine o manifesto de apoio ao VLT e Metrô como principal modelo de transporte a ser utilizado em Salvador, Lauro de Freitas e futuramente em toda a Região Metropolitana.

Acesse toda a pesquisa do IPEA, disponível em anexo abaixo. 

1-2 of 2