ACESSA ESCOLA NA DERCO 
 Diretoria de Ensino Região de Campinas Oeste
 

Atendimento e esclarecimentos gerais: e-mail:  nrtecampoeste@gmail.com  
 
Quer falar conosco?  Clique Aqui  

ESTAGIÁRIOS UNIVERSITÁRIOS DO PROGRAMA
Camila - Sistema de Informação -  PUC-Campinas
Rosana Célia Albertão Ferreira - Pedagogia - PUC-Campinas
Thaila Sasaki Machado dos Santos - Pedagogia - PUC-Campinas
 

@tenção!!!
 
Novo Processo Seletivo (Vagas para 2011)
Publicado (SEE-SP em 01/03/2011)
 
Atenção: Capacitações na Diretoria - Dias 02 - 03 e 04 de Março, para todos os alunos que iniciaram o estágio em 15/02 e  01/03. Verifique o seu dia com o diretor de sua escola.
 

OBJETIVOS GERAIS

 
 
 
Acessa Escola capacita mais de mil estagiários em Campinas Dia 22/05/2010

FDE/GET

Encontro Acessa Escola Campinas Oeste na Fitel - 2010

Capacitação da FDE no Fitel!! Video produzido pelos Estagiários Universitários da Diretoria Campinas Oeste

 

VIDEO OFICIAL!!


Campinas, sábado, 22 de maio. Logo cedo, começaram a chegar os 15 ônibus fretados pela FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação para transportar oscolocar 516 estagiários do Acessa Escola que vinham de diversas cidades da região. Participaram jovens que atuam nas escolas das Diretorias de Ensino de Bragança Paulista, Campinas Leste, Campinas Oeste, Itu e São Roque. No domingo, dia 23, outros 14 ônibus trouxeram mais 564 jovens, vindos de Jacareí, Jundiaí e Sorocaba.

A expectativa dos jovens era grande, pois eles se encontrariam com colegas de outras salas do Acessa, poderiam fortalecer os novos laços de amizade iniciados no módulo 1, trocar
experiências e aprender as novidades do módulo 2 da Capacitação do Acessa Escola.

A Capacitação do módulo 2 é feita em cima de 4 temas principais: Navegação Segura, Web 2.0, Governo Eletrônico e Rede de Projetos. Por meio de oficinas interativas, a Equipe de Capacitação do Acessa Escola também tira dúvidas sobre as normas do Programa e o sistema Blue Control. Cada tema tem dinâmicas específicas, por meio das quais os jovens se exercitam em atividades teatrais, elaboram projetos e participam de games.

Questionados sobre o que aprenderam, os jovens foram positivos:

“Eu aprendi bastante e vai ajudar no meu trabalho porque, tipo, eles deram mais dicas de como o estagiário tem que se comportar no atendimento ao público e como ele pode resolver os problemas que surgem no dia a dia”, disse Isabella, da sala de internet da EE Rogério Lázaro Toqueton, de Itu.

Genifer e Guilherme, da EE Vitória Marcon Belluci, de Cerquilho, destacaram como pontos positivos as brincadeiras, as dinâmicas e o esclarecimento de dúvidas: “Aprendemos a divulgar a sala do Acessa para os alunos, professores e funcionários da escola e aprendemos a registrar ocorrências pelo sistema, que a gente não sabia e tiramos muitas dúvidas que tínhamos”.

Para a estagiária Giovana, da EE Luis Galhardo, e o estagiário Jeferson, da EE Núcleo habitacional Vila Nova, ambos de Campinas, as novidades foram muitas, pois eles entraram no Acessa em 2010. Eles contaram que aprenderam a monitorar os computadores, não acessar sites com vírus e como atender bem os alunos que são usuários da sala. Eles disseram ainda que conheceram sites de relacionamento que não conheciam. “Gostamos da forma do ensino e das dinâmicas”, concluíram.

Oportunidade
Em Campinas, conversamos com algumas personalidades presentes na Capacitação, como o Sr. Ary James Pissinatto, Diretor Administrativo da FDE, o Prof. Rubens Antonio Mandetta de Souza, Coordenador da CEI (Coordenadoria de Ensino do Interior), e o Prof. Antônio Admir Schiavo, Dirigente de Ensino de Campinas Oeste, além dos Professores Coordenadores.

O Prof. Rubens Antonio Mandetta de Souza esclareceu os benefícios do Acessa Escola: “O aluno do Ensino Médio é o aluno que mais tem problemas de evasão, porque ele chega numa idade de começar a trabalhar e se desinteressa pelos estudos. Nós oferecermos uma oportunidade a esses jovens, por meio do Estágio, é um valor, pois vai ajudá-lo a entrar no mercado de trabalho. E para a escola é um ganho porque a sala de internet passa a ter um gerenciamento e uma forma mais organizada de ser utilizada, a garantia de manutenção é o grande diferencial”.

Prof. Antônio Admir Schiavo, “o Acessa Escola é uma forma de uso organizado da informática na Educação e os professores estão gostando, porque agora eles têm apoio para usar a informática como ferramenta pedagógica. Quando a comunidade puder usar, fazer uma pesquisa, consultar sites de concursos em computadores que ficam a disposição na escola perto de sua casa, será um ganho maior ainda”.

Capacitadores elogiam os Estagiários
O grupo de 19 capacitadores presente em Capinas tratou os estagiários com dedicação. São capacitadores compromissados com o trabalho, que recebem treinamento contínuo e dão o sangue. Eles buscam esclarecer todas as dúvidas trazidas e oferecer conhecimento novo sobre atendimento ao público, internet e inclusão digital.

André Ricardo Cola, coordenador das Oficinas da Capacitação, disse que os estagiários do Acessa Escola são jovens especiais: “Nosso grupo de capacitadores se surpreendeu com o bom nível dos estagiários, pelo nível de perguntas que eles fazem, as coisas que eles propõe”.

“Na auto-avaliação - continua André - mais de 80% dos estagiários deram nota 9 ou 10 para a atuação deles nas salas de internet. Isso é mais um indicador de como eles são realmente compromissados com o Estágio”.

Vera Lúcia Pereira Telles Nunes, uma das professoras do módulo 2, é formada em História, especialista em África e Sociologia, professora aposentada da rede pública e tem duas coleções de livros didáticos publicados pela Editora Ática. Ela conta sua experiência no Acessa Escola:

“Outro dia fui ver a chegada dos meninos na nossa capacitação e chorei de emoção, pois eles são muito organizados e respeitosos, até mesmo na hora de descerem do ônibus. O discurso que nós temos na mídia é que o aluno da rede pública de maneira geral é violento, desinteressado, indisciplinado. Mas não é isso o que vemos aqui. Eles são extremamente civilizados, e isso é muito importante porque é por meio dos estagiários que o Acessa Escola vai chegar nas escolas, eles são os protagonistas do Programa”.

Logística bem planejada
As capacitações do Acessa Escola envolvem uma logística bem elaborada, pois cada encontro recebe até mil estagiários por vez. Com capacitações já realizadas desde 2008 que preparam alunos de ensino médio das 1.685 escolas da Capital, Grande São Paulo e parte do Interior que já estão com as salas implantadas para exercerem o Estágio, a Coordenação do Programa já adquiriu know-how em eventos de grande porte.

A ordem geral é oferecer bem-estar aos estagiários. A produção conta com o apoio de 30 pessoas, a postos nas portas de todas as salas e circulando por todos os locais. A coordenação geral é feita por Regina Eid, funcionária da FDE, com apoio de Roberta Servinsky e estagiárias. São servidos três lanches completos aos estagiários. Duas ambulâncias ficam o tempo todo de prontidão, para atender a qualquer incidente. Mas, geralmente não há ocorrências registradas.

Em Campinas, a capacitação foi realizada na Fitel - Fundação Instituto Tecnológico de Logística, localizada na Av. Comendador Aladino Selmi, 2211 - Bairro São Marcos.

Veja fotos da capacitação realizada em Campinas no último final de semana:
Clique aqui


Segundo Encontro no NRTE de Nossa Diretoria - Show!! Video produzido pelos Estagiários Universitários da Diretoria Campinas Oeste

 

Primeira Capacitação em nossa diretoria - Video produzido pelos Estagiários Universitários da Diretoria Campinas Oeste