Velos


Velos por el mundo... by Etel Reis

París, 2013


Londres, 2013


Alhambra, España, 2014


Sintra, Portugal, 2015


Oriente x Ocidente

O Oriente entra no Ocidente através dos clichês.


Das invasões mouras na Espanha, durante quase um século, Al-Ándalus, ainda resta o Pátio dos Leões, em um dos Palácios da Alhambra, em Granada, onde se desenha a silhueta de uma princesa mourisca.

Do turismo internacional e liberal surgem viagens, e duas jovens árabes no Palácio da Pena, em Sintra, Portugal, desfilam e olham desesperadamente suas mensagens de whatsapp, postam suas fotos em instagram e atualizam o facebook.


Da imigração massiva na Europa, nascem garotas muçulmanas, que nem são de lá, nem daqui, mas são garotas de Barcelona. Estudam e falam catalão. Comem alioli e paella, mas adoram um cuscuz ou um durum. Dessa mesma imigração também aparecem turbantes, véus e hyiabs nos ônibus, metrôs e pelas ruas da cidade.


Da Costa do Maresme, aparece outro véu velado e branco, revelando os votos, compromissos e princípios do amor verdadeiro, formal, até que a morte os separe. Para não acabar em um trabalho forçado, explorado e barato de uma casa de massagem tailandesa no centro de Praga, por 9,99 euros.









inicio


"Una fotografía no puede estar disociada de su autor, e incluso siendo descriptiva, se trata de la descripción hecha por un determinado autor. Toda fotografía es una interpretación".

(Zé de Boni, fotógrafo brasileño)