Estudos Gerais grátis
po Nilson Mascolo Filho

Nesta seção segue seleção de diversos estudos para flauta disponíveis grátis. São estudos para técnica, sonoridade, aquecimento, escala... Aproveite!

Estudos de Sonoridade
Segue excelente seleção de estudos de sonoridade, disponíveis gratuitamente.

Daily Warm Up Routine por James Galway

https://sites.google.com/site/estudantesflautastransversal/estudos-gerais-gratis/daily-warm-up-routine-james-galway

Segue excelentes estudos de Sonoridade do grande flautista e Mestre Sir James Galway. Baixe a partitura, gravação em mid e vídeo do Master class sobre Tone. Acessar.




Sonority - Paul Edmund-Davies
https://sites.google.com/site/estudantesflautastransversal/estudos-gerais-gratis/sonority---paul-edmund-davies
Segue excelente sequencias de estudos do grandes flautista e Mestre Paul Edmund-Davies para desenvolver a sonoridade. Para alguns flautistas, estudo sonoridade em forma de escala cromática não funciona muito bem, e nestes estudos de Sonoridade de Paul Edmund-Davies, ele propõe uma forma melódica e agradável de estudar a sonoridadeAcessar

Estudo de Sonoridade  - Nilson Mascolo & Cinthia Mascolo
O Método de Estudo de Sonoridade tem por objetivo melhorar a sonoridade dos flautistas que já tocam, mesmo que em nível iniciante e intermediário.  O método de Sonoridade é composto de Volume 1 e Volume 2. Inicie seus Estudos de Sonoridade no volume 1 e depois continue no volume 2. 

Estudo de Sonoridade - Volume 1

Neste excelente método de Sonoridade Volume 1 de Nilson e Cinthia Mascolo, dividimos o estudo de sonoridade em três partes: estudo da primeira, segunda e terceira oitavas. 
Propriedades como cor, brilho, projeção, volume, afinação e pureza do som são tratadas no estudo de sonoridade; procure melhorar o som em cada uma destas propriedades.


No estudo de sonoridade, a homogenização das notas é fundamentar. É essencial homogeneizar que todas as notas tenha a mesma intensidade e qualidade, sem deixar o som fique piano (baixo) nas notas mais graves ou estridente nas mais agudas.


No começo o estudo de sonoridade pode ser difícil, cansativo e monótono, mas persista porque esse é o caminho para obter um belo som. Ao estudar sonoridade não o faça de modo mecânico: envolva-se com cada nota, pense nela como sendo a nota mais importante e bela de um concerto.

Em PDF grátis Clique aqui para download 







Estudo de Sonoridade - Volume 2
https://sites.google.com/site/estudantesdeflautasite3/sonoridadevolume2 

Neste volume II de sonoridade, apresentamos uma forma melódica e muito prazerosa e eficiente de estudar sonoridade. Todas as lições são em forma de frase musicas, trabalhando os devidos intervalos e sonoridade. Os princípios para os estudos deste novo método de Sonoridade não deve ser apenas no conceito de tocar forte e fraco, rápido ou lento, mas com um profundo senso de musicalidade. Ao fazer cada nota das lições, pense nas qualidades de seu som e dinâmica com intuito de deixa-lo o mais expressivo e sentimental possível. Por isso não vamos indicar no estudo como lento ou rápido, mas sim com expressões musicas para que procure um som homogeneizado à musicalidade.  

O Método é divido em uma extensa introdução teórica, três partes e um apêndice. Na introdução decorremos com detalhes sobre todo sistema da embocadura e como estudar sonoridade, na primeira parte estudamos a primeira oitava, na segunda parte a segunda oitava e tessitura entre a primeira e segunda oitava, na terceira parte estudamos a terceira oitava e por fim um apêndice com pontos básicos de como tocar flauta. 

Neste método a sonoridade deve estar ligada a musicalidade de forma muito intima.  O objetivo do estudo de sonoridade é melhorar o nosso som, deixando-o mais bonito, no entanto a sonoridade que encanta e emociona é mais do que um som limpo. O som precisa emocionar, precisa de algo especial, precisa ter propriedade das qualidades da sonoridade da flauta como cor, brilho,  pureza, volume, projeção  misturadas de forma muito intima a musicalidade. A musicalidade neste contexto apresentado é a expressão de sentimentos através da sua flauta. A musicalidade na flauta é feita por uma boa sonoridade, variações de dinâmica e os bons sentimentos do flautista.

Em PDF grátis  Clique aqui para download



Estudos de Técnica e escalas
Segue excelente seleção de estudos de técnica e escalas, disponíveis gratuitamente.


Estudo de Escalas e Intervalos por Nilson Mascolo Filho
Estudar de escala e arpejos é essência para todo flautista. Ao estudar escalas e arpejos, busque uma sincronia perfeita entre as notas, além de excelentes afinação e sonoridade. Comece seus estudos de escala lentamente e aumente a velocidade à medida que se sentir seguro. Tocar flauta é fazer música: seja executando uma única nota ou uma escala, coloque sua musicalidade nela.  Assista abaixo "breves instruções de como estudar escalas" e os métodos para estudos de escalas. 

Breves Instruções sobre o Estudos de Escala - Nilson Mascolo


Estudo de Técnica - Volume I
baseado em escalas e intervalos para iniciantes e intermediário
Estudo de Técnica é essencial para quem deseja desenvolver uma excelente técnica. Segue excelente livro de estudo Técnica Volume 1 dos  Prof. Nilson Mascolo e Cinthia Mascolo.
https://sites.google.com/site/estudantesflautastransversal/estudo-de-tecnica
O Método de Estudo de Técnica é divido em dois volumes, eles tem por objetivo o desenvolvimento  técnico dos flautistas que já tocam, mesmo que em nível iniciante e intermediário. O método trabalha a técnica-motor, levando o flautista a melhorar seu desempenho na flauta. O livro é baseado em escalas e intervalos, a base no estudo da Flauta Transversal. Inicie seus estudos de Técnica no Volume 1  e depois continue no Volume 2. No volume 2 daremos continuidade aos estudos de técnica do volume 1, com lições mais complexas, que abordam passagens mais difíceis, em um nível mais avançado.
Baixe em PDF este Método de Estudo de Técnica Volume 1

Estudo de Técnica - Volume II
baseado em escalas e intervalos para iniciantes e intermediário
Estudo de Técnica é essencial para quem deseja desenvolver uma excelente técnica. Segue excelente livro de estudo Técnica Volume 2 dos  Prof. Nilson Mascolo e Cinthia Mascolo.
https://sites.google.com/site/estudantesdeflautasite2/estudo-de-tecnica---volume-ii
Neste Volume 2 de Estudo de Técnica baseado em escalas e intervalos daremos continuidade aos estudos de técnica do Volume 1, com lições mais complexas, que abordam passagens mais difíceis, em um nível mais avançado. O Método de Estudo de Técnica é divido em dois volumes, eles tem por objetivo o desenvolvimento  técnico dos flautistas. O método trabalha a técnica-motor, levando o flautista a melhorar seu desempenho na flauta. O livro é baseado em escalas e intervalos, a base no estudo da Flauta Transversal. 
Baixe em PDF este Método de Estudo de Técnica Volume 2

Estudo de aquecimento
Segue excelente seleção de estudos de aquecimento, disponíveis gratuitamente.

Exercícios para manter a embocadura nas férias

por James Galway

https://sites.google.com/site/estudantesflautastransversal/estudos-gerais-gratis/exercicios-para-manter-a-embocadura-nas-ferias
Segue dica do grande flautista Sir James Galway para manter sua embocadura em forma durante as férias de verão. Segue abaixo vídeo do Mestre explicando e logo abaixo a partitura. Acessar











Venda e Compra de Flauta
https://sites.google.com/site/estudantesdeflautasite2/venda-de-flauta
https://sites.google.com/site/estudantesdeflautasite2/venda-de-flauta
Segue aqui classificados de flautas. Todas as flautas anunciadas aqui são selecionadas. 
Só as melhores e aprovadas Flauta são anunciadas aqui.

Luthieria, Loja e Escola de Flauta Transversal
Estudantes de Flauta - Nilson Mascolo Filho
https://sites.google.com/site/estudantesflautastransversal/Home/conserto-ajuste-de-flauta
Rua Abadiânia, 673 - 900 metro do Metro Guilhermina/Esperança
Vila Guilhermina - São Paulo, SP - CEP 03541-000
Falar com Nilson Mascolo Filho - nilsonmascolo@gmail.com 
Whatsapp: (11) 99366-0470 - Fone: (11) 99366-0470

Devido atividade de professor, peço que por favor, confirme antes o horário que virá pessoalmente.