Página inicial‎ > ‎

Perguntas frequentes


1) Qual a melhor flauta de preço acessível? Qual a melhor flauta barata? Qual melhor para começar?

Recebo muitos e-mails e mensagens sobre qual a melhor flauta de preço acessível, qual melhor para começar e etc... segue aqui minha indicação, uma Flauta Vênus FL302S e a outra na faixa de 3 mil... essa são as melhores acessivel e a outra na faixa de 3mil.  


Flauta Vênus
A melhor flauta de preço acessível

Flauta Vênus FL302S
https://sites.google.com/site/estudantesdeflautasite2/venda-de-flauta/flauta-venus/flauta-venus-fl302s
Flauta Vênus FL302S, toda banhada a prata, chaves fechadas, mi mecânico e Pé em Dó e Case de Madeira e vareta Vênus. R$1740,00. Para os interessados, detalhes, fotos, informações... Clique aqui.

Flauta Vênus FL302S - A Melhor de preço acessível


Flauta Eastman by Haynes EFL210 
Vendo uma flauta Eastman by Haynes EFL210, flauta toda banhada a prata, chaves fechadas, Pé em Dó e case, vareta e estojo Eastman by Haynes. Flauta nova. Flauta a pronta entrega. 

Interessados para mais detalhes, fotos e compra, entre Contato:
Nilson Mascolo Filho - (11) 99366-0470

Flauta Eastman by Haynes EFL220-OF
Vendo uma flauta Eastman by Haynes EFL220, flauta toda banhada a prata, chaves vazadas, Pé em Dó e case, vareta e estojo Eastman by Haynes. Flauta nova. Flauta a pronta entrega. 

Interessados para mais detalhes, fotos e compra, entre Contato:
Nilson Mascolo Filho - (11) 99366-0470

Flauta Eastman by Haynes EFL220-BO
Vendo uma flauta Eastman by Haynes EFL220, flauta toda banhada a prata, chaves vazadas, Pé em Sí e case, vareta e estojo Eastman by Haynes. Flauta nova. Flauta a pronta entrega.
Interessados detalhes Preços, compra, entre Contato:
Nilson Mascolo Filho - (11) 99366-0470

Flauta Amadeus by Haynes AF520
Vendo uma flauta Amadeus AF520, Design Bocal Haynes Classic com riser de prata maciça sterling 952, Corpo banhado, chaves vazadas, Mi mecânico, Pé em Sí e case, vareta e estojo Amadeus. 
Interessados em preços, fotos e compra, entre Contato:
Nilson Mascolo Filho - (11) 99366-0470


Venda e Compra de Flauta
Entre na seção de venda e escolha as melhores flautas. Segue aqui classificados de flautas. Todas as flautas anunciadas aqui são selecionadas. 
Só as melhores e aprovadas Flauta são anunciadas aqui.
https://sites.google.com/site/estudantesdeflautasite2/venda-de-flauta
https://sites.google.com/site/estudantesdeflautasite2/venda-de-flauta
Segue aqui classificados de flautas. Todas as flautas anunciadas aqui são selecionadas. 
Só as melhores e aprovadas Flauta são anunciadas aqui.


2) Como faço para ter aulas de flauta-transversal? 

Procure um professor, escola de música e/ou conservatório que segue a escola francesa de flauta e tenha como referencia e mestre o flautista Jean-Pierre Rampal, Marcel Moyse e outros flautistas da escola francesa de flauta. 

Uma dica é procurar um professor que toque apenas flauta, um flautista. Evite professores que toque bandolim, trombone, violino, cello, clarinete e também diz tocar flauta. Tome cuidado também com professores de Sax e dizem também ensinar flauta.

Acesse também a seção Aulas de Flauta deste site.


3) O que é Mi mecânico? 

Algumas notas na flauta transversal são mais difíceis de tocar do que outras. O Mi da terceira oitava, por exemplo, é o pavor dos flautistas, principalmente dos iniciantes. 

No artigo "Dedilhados Alternativos" parte 3, Marcos Kiehl esclarece muito bem sobre a dificuldade de emitir algumas notas e outras não: 

“Na verdade estas diferenças acontecem por uma imperfeição na construção da flauta, mais precisamente no sistema Boehm. Theobald Boehm desenvolveu seu sistema de chaves no século passado, fazendo nascer um “novo” instrumento, mais afinado, com maior extensão e maior volume sonoro. Até hoje seu sistema é utilizado, com mínimas alterações, na construção das flautas. Boehm sabia perfeitamente sobre estas imperfeições, mas sua preocupação era no sentido de simplificar o dedilhado para dar a flauta uma maior agilidade, então quando teve de optar entre construir um sistema perfeito mas de difícil digitação e outro um pouco menos perfeito e de digitação muito mais fácil, optou pelo segundo. Isto porque para que estas imperfeições não existissem ele teria de acrescentar mais algumas chaves e acoplamentos mecânicos que deveriam ser acionados para determinadas notas, o que tornaria a execução da flauta mais difícil e complicada (você pode aprender mais sobre isto e conhecer um pouco sobre o desenvolvimento do sistema Boehm lendo o livro “The Flute and Flute Playing” escrito pelo próprio Theobald Boehm, que pode ser encontrado em boas livrarias numa edição bastante acessível da editora “Dover”).   Um mecanismo no entanto acabou sendo adotado e ficou bastante conhecido e largamente utilizado nas flautas até mesmo mais “populares”, pois não exige nenhuma mudança ou adaptação de flautista: o “mi mecânico” (ou “split E”, como é conhecido nos Estados Unidos). Este mecanismo tem por finalidade corrigir uma destas imperfeições no sistema Boehm, melhorando a resposta da nota mi da terceira oitava.” 

Resumindo, Mi mecânico é um dispositivo que ao dedilhar a nota Mi, a segunda chave da nota Sol que normalmente fica aberta, é fechada. Facilitando assim, a emissão de nota mi na terceira oitava. Veja figura abaixo tirado do mesmo artigo mencionado acima.

Sem Mi Mecânico: Mi3 numa flauta sem o sistema de mi mecânico (duas chaves abertas):

Com Mi Mecânico: Mi3 numa flauta com sistema de mi mecânico (apenas uma chave aberta) onde a seta indica a chave que é fechada por este mecanismo:


Leias também os artihgos:

O que é Mi mecânico?

"Dedilhados Alternativos" . em seu site.


4) A onde posso baixar partituras de graça? 

Existe muitos sites de partituras para Flauta, mas mesmo assim é difícil achar tudo que pesquisamos. Entre na seção Partituras e encontre várias sites para baixar partitura para Flauta.