Professores, alunos e membros de Clubes de Astronomia observam e registram sistematicamente a alteração diária de brilho de uma estrela variável e remetem seus dados.


Quem pode participar?

Alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio, e membros de clubes de Astronomia.


Como participar?

Leia as instruções e siga as etapas de observação de uma estrela específica por várias noites seguidas, remetendo seus dados neste site.


Quanto tempo é usado para esta atividade?

No máximo, uns 10 minutos por noite (ou menos, pois depende da experiência que você for adquirindo).


Quais os instrumentos eu preciso ter para esta atividade?

Você não precisa de telescópios nem binóculos. Esta atividade pode ser realizada a olho nu, usando um mapa celeste disponível neste site.


O que eu preciso fazer na atividade?

Essencialmente comparar o brilho de uma estrela específica com o brilho de outras estrelas de uma mesma constelação, noite após noite. A seguir, deve remeter os dados neste site.


Eu preciso mesmo observar TODAS as noites?

Não, mas quanto mais noites você observar, mais dados você coletará. A observação e a estimativa de brilho tornam-se mais rápidas à medida que você adquire prática pela observação por várias noites seguidas


Qual estrela será analisada?

A estrela "eta Aquilae", da constelação da Águia. O brilho variável dela deverá ser registrado em relação a outras estrelas desta mesma constelação.


Quais são as etapas envolvidas neste Projeto?

1) Imprima os mapas celestes que deverão ser usados (região da constelação da Águia)

2) Aquisição de dados – faça uma estimativa a olho nu da magnitude aparente (brilho) da estrela "eta Aquilae", durante noites seguidas, comparando seu brilho com outras estrelas previamente selecionadas, conforme instruções juntamente com os mapas

3) Reporte dos dados – insira seus dados coletados neste site

Etapas opcionais para os que desejarem avançar:

4) Redução de dados – construa gráficos usando os dados coletados e obtenha a chamada “curva de luz” da estrela variável estudada

5) Análise de dados – analise os dados e obtenha algumas características importantes da estrela observada

6) Aplicação dos dados – use os parâmetros da estrela obtidos na etapa anterior e calcule a distância da estrela, refletindo sobre suas implicações


Quais despesas estão envolvidas?

Nenhuma. Sua participação é gratuita.


Quando ocorrem as atividades deste Projeto?

Durante os meses em que a constelação da Águia fica visível para você. Acompanhe o cronograma do Projeto “Observando Estrelas” no menu deste site.


Por que participar?

Vale a pena participar deste Projeto, pois ele pretende atingir os seguintes objetivos:

- Introduzir o participante a uma metodologia de coleta e análise de dados através da observação e do registro da variação do brilho de uma estrela.

- Oferecer ao participante a oportunidade de ter seus dados encaminhados para um órgão científico oficial, a American Association of Variable Stars Observers (AAVSO), colaborando com o estudo internacional de “estrelas variáveis” (constituem-se em um tipo de estrelas cujo brilho não é constante ao longo do tempo, ou seja, estas estrelas variam seu brilho de modo periódico).

- Obter, através da colaboração de vários observadores, os parâmetros importantes de uma estrela e descobrir a que distância ela se encontra da Terra através da observação sistemática a olho nu.

- Articular, nacionalmente, as comunidades científica, amadora e escolar.


Haverá certificação?

Sim. Os certificados serão disponibilizados digitalmente neste site para a impressão pelo próprio participante.


Que ajuda está disponível?

Procure um Clube de Astronomia, Observatório ou Planetário mais próximo de você. Eles podem funcionar como uma extensão de sua escola, um laboratório externo, e poderá agendar um curso para os professores que desejarem aprender como se observa as estrelas variáveis e seus fundamentos conceituais.