Evangelho Unificado
Ver o Anexo em PDF
Muitos são os especialistas que mantêm a opinião de que não é possível uma harmonia unificadora entre os quatro Evangelhos canónicos. Tal conclusão está no seguimento de argumentação digna do maior respeito e que não ousamos contestar.
Apesar de tudo, porque é necessário, decidimos dar passos no sentido da unificação dos Evangelhos a fim de obtermos a coerência possível no âmbito da cronologia histórica como base essencial abrangente num estudo vasto sobre a História Gnóstica.
Não estamos perante um trabalho definitivo nem nos move a mínima pretensão de substituir os Evangelhos canónicos, obviamente, apesar disso achamos que nos tem sido útil nas nossas investigações e, por isso, queremos compartilhá-lo com os Irmãos Espirituais mais especializados ou mais exigentes nesta temática.
A cronologia aqui utilizada é a AEC/EC na qual o ano 1 EC foi aquele em que aconteceu o baptismo de Jesus o Cristo, ritual que corresponde ao nascimento espiritual formalizado, neste caso, pela descida corpórea do Espírito Santo, como uma pomba, e que ungiu Jesus derramando-se como óleo precioso sobre todo o seu corpo, ficando Ele «cheio do Espírito Santo».
No fim do texto estão disponíveis, para consulta praticamente obrigatória, os calendários dos eventos evangélicos onde pensamos ser possível datá-los.
YOSEPH