Ciberterapia

Maricel Espina, Psicóloga, CRP-07/16002, oferece atendimentos mediados pelo computador, denominados de Ciberterapia.

(Aguarda Liberação do CFP para início da atividade)


Leia abaixo e tire suas dúvidas:


1.      O que difere esse tipo de prática com os atendimentos clínicos convencionais, em consultórios e clínicas? Os atendimentos pela Internet não tem efeito terapêutico propriamente dito. São

      orientações via e-mail ou chat, com ou sem uso de webcam e microfone (para conversa por voz), ou apenas trocas de mensagens digitadas. A psicoterapia não existe neste caso. Os atendimentos pela Internet têm a finalidade de orientar o cliente. Já a prática convencional em clínicas ou consultórios tem efeito terapêutico, onde existe um processo terapêutico que pode durar dias, semanas, meses

      ou até alguns anos.

2.      Quais os temas que podem ser abordados através do Ciberterapia? Orientação profissional; orientação psicológica e afetivo-sexual (período gestacional, sexo seguro e timidez); manejo com os filhos (limites e conflito de gerações); dificuldade nos relacionamentos familiares, profissionais e sociais (depressão, ansiedade e dificuldade para tomar decisões).

3.      Qual a duração dos atendimentos on-line? A duração do serviço pode durar de uma semana chegando até 2 meses de atendimento on-line. Depende, pois muitas vezes o cliente tira suas dúvidas na primeira conversa on-line com o psicólogo.

4.      Quais serão os softwares utilizados para os atendimentos on-line? Os atendimentos on-line serão realizados através do serviço de “msn”, software específico para atividade de conversação via internet.

5.      Qual equipamento necessário para o uso dos atendimentos on-line? É necessário que o usuário tenha Internet discada (ou banda larga - recomendado), usando qualquer versão de qualquer sistema operacional, navegador de Internet, Internet Explorer, Netscape, ou Mozilla FireFox. O Cyberterapia dispensa o suo de microfone e webcam.

6.      Quem poderá usar o serviço de Ciberterapia? Este serviço de atendimentos on-line estará à disposição para todos os brasileiros, preferencialmente os residentes em Porto Alegre e Região Metropolitana, pois assim facilitará encaminhamento a atendimento em consultório, se necessário. Estas consultas poderão ser agendadas através do telefone (51) 84015151 ou solicitando sua consulta pelo e-mail maricel.espina@yahoo.com.br.

7.      Sou menor de 18 anos e quero usar o serviço de atendimentos on-line. O que devo fazer? Menores de 18 anos devem ter autorização expressa dos pais e/ou responsáveis. Sem o documento da autorização dos pais e/ou responsáveis, os atendimentos não serão realizados.

8.      Qual é o custo dos atendimentos on-line? Os atendimentos on-line através do Ciberterapia ainda não são cobrados, mas caso os sejam, haverá aviso prévio.

9.      Existem algumas regras na hora dos atendimentos on-line? Sim. O cliente deve estar fora do seu local de trabalho, em um local tranqüilo, oferecendo atenção exclusiva ao Psicólogo no momento dos atendimentos on-line, sem estar ocupado com outras atividades, como por exemplo, teclando com outras pessoas, lendo ou respondendo e-mails, entre outras. Essas atividades paralelas no momento do atendimento on-line desviam a atenção e a concentração do cliente.

10. Qual é o tempo de duração do atendimento on-line? O tempo é de 45 minutos, uma vez por semana, por até 2 meses, com dia e hora marcados.

11. Como posso marcar atendimento on-line ou atendimentos no consultório? Você poderá solicitar atendimento enviando e-mail para maricel.espina@yahoo.com.br, colocando no campo assunto: atendimento via Ciberterapia. Você receberá e-mail constando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, o que viabilizará os atendimentos, e, e-mail para acesso ao MSN. Os atendimentos serão agendados de acordo com a disponibilidade de tempo do Psicólogo facilitador (Maricel Espina, CRP/07-16002), apenas em dias úteis e horários variados.

      Em consultório poderá contatar pelo telefone (51) 84015151.

12. Quem irá fazer os atendimentos em consultório e/ou os atendimentos on-line? Todos os atendimentos on-line ou presenciais serão realizados pela psicóloga Maricel Espina, CRP/07-16002.

13. O Conselho Federal de Psicologia aprova esse tipo de prática? O Conselho Federal de Psicologia (CFP) regulamenta os serviços de psicologia mediados pelo computador através da Resolução CFP Nº. 012/2005. Essas Resoluções foram aprovadas após intensas discussões com os representantes dos Conselhos Regionais de Psicologia de todo o Brasil, realizadas em plenárias, grupos de trabalho, simpósios e seminários.
Em síntese, a Resolução regulamenta o atendimento psicológico mediado pelo computador, sem caráter psicoterapêutico, que podem ser realizados pela Internet (ou outra forma de mediação computacional) e também a psicoterapia pela Internet, sendo que essa só pode ser realizada como pesquisa científica, cujo protocolo tenha sido aprovado por um comitê de ética em pesquisa, reconhecido pelo Conselho Nacional de Saúde – CNS. Para conferir os sites aprovados e avaliados pelo Conselho Federal de Psicologia, (www.cfp.org.br). Para visitar o site oficial do Conselho Federal de Psicologia, (www.cfp.org.br).

14.O que fazer se algum site ou internauta estiver fazendo atendimentos on-line que não sejam aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia ou que não tenham o registro de Psicólogo no Conselho Regional de Psicologia (CRP) ou fazendo atendimentos informais em chats e fóruns? Você poderá entrar no site do Conselho Federal de Psicologia visitando o site https://www.cfp.org.br/selo/Denunc.php e fazer sua denúncia.