- Os 12 curadores



ATIVIDADE ADIADA

O Curso "Os 12 Curadores" com Estela Guidi e Estela Gomes foi adiado. Assim, agradecemos seu  interesse e nos comprometemos a informar a nova data tão logo as facilitadoras 
a disponibilizem.


OS DOZE CURADORES

DANÇANDO OS FLORAIS DE BACH E ANASTASIA GENG



As doze curadoras por Flaviana Fernandes Ribeiro

 

O curso busca um mergulho para dentro de nós mesmos no caminho do autoconhecimento através de 12 Danças dos Florais de Bach coreografadas por Anastasia Geng. Estas danças podem ser associadas aos 12 signos astrológicos e aos 12 primeiros florais que foram descobertos por Dr Bach, conhecidos como os 12 curadores.

 

Tanto o Sistema das flores como as Danças dos Florais de Bach vêm sendo utilizados para trabalharmos harmoniosamente nossos corpos físico, mental, emocional e espiritual, beneficiando a nós mesmos e aos círculos dos quais fazemos parte: família, trabalho e comunidade.

 

DINÂMICA: sábado dia 01/dezembro/2018 das 9 às 13h e das 14h30 às 18h30

Carga horária total: 8 horas

 

CONTEÚDO:

- O trabalho de Dr. Bach e Anastasia Geng

- Os doze curadores e os signos

- Os buquês

 

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: com Cristiani pelo e-mail espacochidananda@gmail.com

LOCAL: Espaço Chidananda Yoga - Rua Dr Mario Cardim, 486 (travessa da Av. Sena Madureira - Vila Mariana)

 

FOCALIZADORAS:

ESTELA GUIDI PEREIRA GOMES: estilista, trabalhou com moda por mais de 20 anos. Estuda os florais de Bach desde 1995, recebeu o certificado do Bach Internacional Education Programe em 2003, São Paulo. Dançante desde 1999 com focalizadores brasileiros e internacionais (Renata Ramos, Mônica Goberstein, Laura Shanon, Andy Bettis, Cristiana Menezes, Ray Price dentre outros), formou-se como focalizadora pela TRIOM com Renata Ramos em 2005. Oferece formação nas Danças dos Florais de Bach desde 2001 em parceria com a TRIOM e desde 2016 com o Espaço Chidananda Yoga. Professora convidada dos cursos de formação em Danças Circulares Sagradas da Renata Ramos da TRIOM. E-mail: estelaguidi@uol.com.br e Página: Tecendo luz

 

ESTELA MARIA GUIDI PEREIRA GOMES - Fonoaudióloga e educadora ambiental docente na Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz - UMAPAZ/SVMA/PMSP. Coordenadora do Programa Metodologias Integrativas da UMAPAZ Formação. Especialista em Educação em Saúde Pública e Antropologia da Saúde. Designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education. Conheceu as Danças Circulares Sagradas em 1995 e desde então começou a utilizá-las como recurso terapêutico em grupos. Participou do Festival das Danças Circulares em Findhorn Foundation em 1996 (Escócia). Focalizadora de Danças Circulares Sagradas incluindo formação com focalizadores brasileiros e internacionais (Renata Ramos, Mônica Goberstein, Cristiana Menezes, Kaká Werá, Laura Shanon, Bárbara Swetina, Gabrielle Wosien, Peter Vallance, Friedel Kloke, Nanni Kloke, Mandy de Winter, Judy King, Susanne Bartholomai entre outros). Formada no Treinamento Internacional da Academy for Movement & Awareness - Método Harmonia de Nanni Kloke. Ministra cursos de formação em Danças dos Florais de Bach em parceria com a TRIOM desde 2001 (Natal, Belém, Santo André, Espírito Santo, Bauru, São Paulo) e desde 2016 com o Espaço Chidananda Yoga; professora convidada dos cursos de formação em Danças Circulares Sagradas da Renata Ramos da TRIOM. Focaliza grupos no Espaço Chidananda Yoga, salão Santa Justina e na UMAPAZ. E-mail: estelagpgomes@gmail.com ; Facebook: Estela Gomes e Página: Dançando a natureza_Estela Gomes

 

COORDENAÇÃO: CRISTIANI MATSUOKA – ESPAÇO CHIDANANDA YOGA

SITE www.chidanandayoga.com.br

FACEBOOK https://www.facebook.com/chidananda.yoga.5/?ref=ts           



OS 12 CURADORES

Por Estela Gomes, outono 2016
Para adornar-te, para vestir-te, para fazer-
te mais preciosa, o mar dá as suas pérolas, a terra o
seu ouro, os jardins as suas flores.

Rabindranath Tagore

                   

Entrelaçar danças - movimentos e gestos carregados de simbolismo – com os potenciais curadores da natureza nas gotas florais e com as configurações dos astros celestes que regem nossa jornada nesta vida, foi o desafio que nos impulsionou para criar o curso OS 12 CURADORES.
Estela mãe pensou em percorrer os seis eixos ou linhas do mapa astrológico que relacionam e integram os signos opostos ou complementares. Começando pelo 1º eixo
ÁRIES/LIBRA, que representa a força criadora; passando para o 2º eixo;

TOURO/ESCORPIÃO, que trabalha a matéria criada; seguindo para o 3º eixo,

GÊMEOS/SAGITÁRIO, que diz respeito à lei da evolução, depois; o 4º eixo

CÂNCER/CAPRICÓRNIO, que fala sobre a eternidade; o 5º eixo LEÃO/AQUÁRIO que trata do amor; e encerrando com o 6º eixo, VIRGEM/PEIXES que traduz a sabedoria universal. Unimos os seis eixos num grande círculo ao redor do que representa o 7º eixo, a união e a totalidade.

Seguindo o sentido anti-horário assim como caminhamos no círculo das Danças Circulares Sagradas, buscamos o autoconhecimento, o caminho da consciência e da luz! Daí buscamos os florais correspondentes a cada um dos signos, conforme a associação que Peter Damian realizou, descrita em seu livro “Astrologia e os remédios florais do Dr Bach” e as danças dos Florais de Bach coreografadas por Anastasia Geng.

Trazendo à consciência, através dos passos, gestos e movimentos das danças de Anastasia Geng, vamos devagarinho iluminando as sombras do nosso signo solar e do signo complementar com pequenos feixes de luz. Pelos gestos simples inspirados nas fases da lua, pela construção de portais, geometria sagrada das espirais, estrelas e símbolos do infinito realizados durante as danças, vamos elevando nossas energias e trazendo luz e complementaridade para o que antes era visto somente como oposição.

Dançar os Florais de Bach traz efeito harmonizador para o corpo e para a alma!
Anastasia coreografou danças com passos simples para músicas da Letônia, Lituânia, Estônia, Sicília, antiga Iugoslávia, Tchecoslováquia e Irlanda, buscando trazer para cada dança o poder de cura correspondente à energia de cada floral de Bach.

O Dr. Bach e Anastasia nos trazem o encontro com nossa essência, com a alma e a natureza é capaz de proporcionar esta conexão! Nas Danças Circulares Sagradas dançamos ao redor de um centro comum, centro-fonte onde estão guardados os valores espirituais mais elevados. Quando dançamos as qualidades energéticas de um floral naturalmente nos conectamos às energias harmonizantes e curativas da flor, assim como com o nosso centro que cura e harmoniza.

No processo de criação do centro sonhei um projeto com a artista e tecelã Flaviana Fernandes Ribeiro que trabalha com lã cardada e durante sete meses criamos as 12 curadoras trazendo em si a beleza das cores e formas para comporem o centro deste trabalho.
Acordando o olhar e ativando a sensibilidade estes seres-flores- signos nos auxiliam no processo de centramento e integração à medida que chegam para dançar com o grupo.
Na transição que vivemos da Era de Peixes para a de Aquário, surge o convite para o trabalho conjunto realizado em grupo, onde as energias são compartilhadas, onde o que uma pessoa doa a outra recolhe, e onde os ideais de fraternidade e união são cultivados, auxiliando-nos energeticamente para o crescimento de toda família humana. Dançar em grupo é trocar energias buscando a harmonia, a beleza e a paz.
Fica o convite para mais este mergulho nas Danças dos Florais de Bach: dançar OS 12 CURADORES!

ESTELA MARIA GUIDI PEREIRA GOMES – estelagpgomes@gmail.com

Comments