Vila Velha Tritões

Tudo sobre o time 

HISTÓRIA

O time “Vila Velha Tritões” iniciou suas atividades no meio do verão de 2004, através de Rodson (WR #87), que jogou futebol americano pela primeira vez com alguns garotos (aproximadamente 12), liderados por dois irmãos que moravam nos EUA, em frente ao clube Libanês na Praia da Costa. Isso se tornou rotina todos os sábados durante as férias. Inicialmente eles jogavam mais por entretenimento e a maioria dos garotos não conhecia as regras. Rodson chamara seu grupo de amigos para se juntar aos garotos que se reuniam para brincar na praia, dentre eles estava João Rubens (QB#07 / Presidente Fundador), que inicialmente jogou como Running Back.

No final do verão de 2004, o grupo composto pelos amigos de Rodson e os amigos dos irmãos americanos vai se enfraquecendo devido ao final das férias. Porém, Rodson e seu amigo João não desistem de continuar jogando aos finais de semana e continuam se encontrando aos sábados, mas mudam o local da “brincadeira” para a parte da praia que fica em frente à imobiliária “Canal Imóveis”. Mas o grupo de amigos ainda era muito pequeno, em algumas ocasiões contando apenas com seis jogadores, dentre eles Raony (DE#98), e ainda jogavam por mero entretenimento. Com o passar do tempo esse pequeno grupo volta a crescer e se fortalece mais nas férias de Julho de 2004. Mas não passa de 16 pessoas jogando.

No verão de 2005 o grupo se enfraquece novamente e ficam alguns meses sem se encontrar. O reencontro acontece após o fim das férias de verão e com algumas posições mais definidas, entre os poucos que praticavam. João Rubens assume a posição de Quarter Back, Raony segue cobrindo diversas posições na defesa e atuando como Quarter Back, quando necessário, enquanto Rodson e Ravara (um amigo de João) ficam de Wide Receivers. Esses contavam com vários outros jogadores talentosos, mas eles eram os que mais levavam a sério os encontros dos finais de semana. Resolvem mudar a “brincadeira” para os domingos e dão o primeiro nome do time: “Praia da Costa Crabs”.

Em meados de 2005 eles descobrem um novo grupo de jogadores surgindo na cidade de Vitória, denominados “Vitória Marlins”, esse grupo deu um entusiasmo maior para os “Crabs”, pois agora eles tinham com quem competir e passaram a levar a “brincadeira de final de semana” mais a sério. O time se fortaleceu bastante durante as férias de Julho, mas muitos dos integrantes ainda não tinham em mente levar o time a sério, dificultando o trabalho dos lideres João, Rodson, Raony e Ravara.

Com o fim das férias de Julho, o time se enfraquece muito, desanimando os líderes do “Crabs”. O time para de se encontrar e eles passam um tempo sem treinar, chagando a achar que formar uma equipe que jogasse nas praias de Vila Velha seria impossível. João então passa a jogar com o grupo formado em Vitória, os “Marlins”, por aproximadamente dois meses.

                Em agosto de 2005, João viaja para o Rio de Janeiro e, em sua estadia de 2 meses na cidade, conhece vários times que jogam nas praia do Rio e joga com o time “Mamutes”, na Barra da Tijuca. Em outubro de 2005, ao voltar do Rio, João resolve tentar reunir o grupo para jogar na Praia da Costa, mas agora ele tem o objetivo de montar uma equipe séria.

O time agora conta com o reforço de Marcelo Gorza (LB#52), que lidera um pequeno grupo de amigos.

No final de 2005 e inicio de 2006, o “efeito sanfona” continua no time e isso desestimula vários integrantes do time. A falta de seriedade e compromisso afetava bastante o desenvolvimento da equipe.

Em meados de 2006, a equipe de Vitória, que também enfrentava crises como a de Vila Velha, se reorganiza e isso estimula novamente os jogadores da Praia da Costa que resolvem mudar o nome do time para simbolizar renovação. Após um período de transição de aproximadamente 2 meses, se estabelece o nome de “Vila Velha Tritões”.

Nas férias de verão de 2007, o time diminui a freqüência dos seus treinos e isso novamente desestimula os jogadores a treinar. Muitos dos amigos de Marcelo deixam o time, mas isso não desanimou o líder da equipe que após as férias de verão de 2007, retoma os treinos com os poucos que restaram no time. No mesmo período aparecem várias pessoas que querem aprender a jogar, dentre elas Jessé (LB#56) e José (CB/K#21), que ajudaram os Tritões a se organizar e se reerguerem.

No início do ano de 2007 surge outro time em Vila Velha, o “Vila Velha Soldiers”, o que renova o ânimo para os “Tritões” e para os, agora intitulados, “Vitória Blue Marlins”. Vários amistosos são feitos na Praia da Costa, denominados “Rachões, durante o primeiro trimestre do ano de 2007, com os três times. Nesse período surgem vários pequenos times no resto do estado, dentre eles o time de Santa Teresa (Santa Teresa Hunters), o qual tem um papel importante na história dos “Tritões”.

No segundo trimestre do ano de 2007 ocorre o fim da equipe dos “Soldiers”, o que fortaleceu ainda mais os “Tritões”, com a entrada dos melhores jogadores do ex-Soldiers para o time. O time de Vitória também se fortalece mais nessa época.

Em julho de 2007 acontece o “divisor de águas do Tritões”. Nessa época o time deu o maior salto estrutural desde que foi nomeado “Vila Velha Tritões”, em 2006. Os “Tritões” fazem treinos regulares na Praia da Costa, agora em frente ao Hotel Quality Suites, com um número superior a 30 jogadores e treinos eficazes para o desenvolvimento do time como um todo. Nesse período, de 10 de julho até 16 de setembro de 2007 (dia da vitória mais importante contra o “Marlins”), vários integrantes se esforçaram e deram muito pelo time, dando uma estrutura administrativa e técnica, e conseguindo novos equipamentos e uniformes para os “Tritões”. Nesse mês de setembro, os “Tritões” ganharam o reforço de Bruno (Head Coach/OL#59), que foi nomeado Head Coach e preparou o time para os torneios que se seguiram.

Em novembro de 2007 aconteceu o primeiro campeonato estadual (Colibri Bowl I), organizado inteiramente pela equipe de Santa Tereza (“Santa Tereza Hunters”) e sediado na mesma cidade, onde o “Vila Velha Tritões”, invicto, ganha o seu primeiro título.

Após a ótima campanha no campeonato estadual, o “Vila Velha Tritões” agora com mais de 40 jogadores e treinos regulares duas vezes por semana, recebe o convite para participar do “Saquarema Bowl V”, realizado nos dias 26 e 27 de janeiro de 2008, sendo o primeiro time do Espírito Santo e de fora do estado do Rio de Janeiro a participar do torneio, que se torna interestadual. Infelizmente o time não passa do primeiro jogo, mas retorna para o estado com a cabeça erguida e orgulhoso de ter sido pioneiro.

             Nos dias 21, 22 e 23 de Março de 2008 aconteceu no campo de futebol do colégio Marista de Vila Velha - ES, a Copa VIENNE de Futebol Americano. Foi o primeiro torneio inter-estadual que os Tritões participou. Contamos com a presença de quatro time nesse campeonato: Vila Velha Tritões (ES), Minas Locomotiva (MG), Seleção Carioca (RJ) e ES Federals (ES). Conseguimos o 2º lugar, ficando apenas atrás da Seleção Carioca.

             Novamente, fomos convidados para um campeonato fora do nosso estado, nesse ano de 2008. Dessa vez é o Carioca Bowl IX, maior campeonato brasileiro de futebol americano. Saímos então no dia 11/10, por um ocorrido nada agradável pela parte dos cariocas. Sabiam que não tinhamos um segundo uniforme e mesmo assim optaram por vencer de W.O. sobre nosso time.

            .Juntamente com 3 times de Vila Velha (Rhinos, Bulldogs e Jokers) e 2 de Vitória (Blue Marlins e White Sharks), participamos do I Vila Velhense Bowl no 2º semestre de 2008. Ficamos em 1º colocado, em 2º Blue Marlins e em 3º White Sharks. Tivemos um total de 481 pontos feitos e 19 tomados, isso tudo em 6 jogos apenas.

 

Foto do time: