As TIC, a Ciência e a Escol@


da sociedade da informação à sociedade do conhecimento

O avanço científico-tecnológico não é apenas uma realidade dos nossos dias. É uma certeza dos tempos futuros.  

  • Que tarefas deve assumir a Escola face aos novos desafios e às determinações epistemológicas da nossa contemporaneidade?
  • Como preparar os alunos para a situação actual dos saberes?
  • Como perspectivar o papel das TIC na Escola? De que forma a educação crítica para a utilização das tecnologias pode fazer a diferença na preparação de jovens para a sociedade onde vivem e irão viver quando forem adultos?
  • Que novos desafios se colocam às instituições responsáveis pela formação de professores?
  • De que modo a utilização de plataformas de comunicação e colaboração podem contribuir para encontrar respostas para esses desafios?

  

"A adaptação do ensino às transformações que se produzirão nas próximas décadas exigirá mudanças profundas nos saberes que o sistema educacional transmite. Não é possível prever os conteúdos concretos que deverão ser ensinados nas diferentes disciplinas. Em parte, porque muitos deles ainda não foram criados. Em contrapartida, é factível afirmar que assistiremos a uma transformação sem precedentes tanto no tipo de conhecimentos que a escola transmitirá como nas competências (saber fazer) em que os futuros aluno serão capacitados.”

 

(Daniel Filmus, 2004, p. 126)

 

  

 Panoramas

Novos desafios

 

Formação de professores

Plataformas colaborativas 

 

Referências bibliográficas

 

 

Sítio construído por Teresa Silva no âmbito do Mestrado em Didáctica da Matemática - DEFCUL, disciplina "Problemas Contemporâneos da Educação" orientada pela Professora Doutora Olga Pombo (Maio 2007)

  

Versão para impressão

 

Creative Commons License 
Licença Creative Commons.

  

Free Counters