Institucional

                                  
                 
                        

                                                                                                 
              

HISTÓRICO DA ESCOLA

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Angelo Chiele está localizada na Rua Independência, nº. 1011A e foi criada através do Decreto Municipal nº. 1695 de 16 de março de 1988 e autorizada a funcionar a partir de 1989, através do Ato/SE 02647 de 28/02/89, DO 08/03/89 com o nome de Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Angelo Chiele.

No início, a escola funcionava numa área construída de 390m2, compreendia 4 salas de aula, sala de recreação, secretaria, biblioteca e banheiros. Trabalhava em dois turnos e atendia 80 alunos.

Em 1993, através do Parecer 1.381/93 de 26/11/93, a escola passou a chamar-se Escola Municipal de Primeiro Grau Completo e no ano de 1996 a primeira turma concluiu o ensino de 1º Grau na escola.

Já em 1999, através do Decreto de Alteração de designação 3300/99, DO 09/10/99, a escola passou a chamar-se Escola Municipal de Ensino Fundamental Angelo Chiele.

Atualmente, fruto da mobilização da comunidade escolar, a escola conta com uma área construída de 1800m2. São 10 salas de aula, laboratório de informática e ciências, biblioteca, sala de artes, sala de vídeo, sala de jogos, sala de recursos (Projeto Crescer),  sala de professores, secretaria, sala para a direção, cozinha, salão de eventos, pequeno almoxarifado, sala para material esportivo, instalações sanitárias masculinas e femininas, quadra de esportes coberta, campo de futebol e parque infantil.  A área não construída encontra-se cultivada através de um pomar, de grama e de plantas ornamentais.

Essa escola conseguiu superar, através do esforço do CPM, da direção, do apoio e trabalho da comunidade e dos investimentos do Poder Público Municipal e Federal, a maioria dos problemas de estrutura física. Seu prédio está em bom estado de conservação. Os alunos e professores dispõem de bons recursos de materiais pedagógicos. A escola conta com professores nomeados e habilitados, sendo que a maioria deles já faz parte do grupo há diversos anos, o que viabiliza a continuidade de projetos, sempre com inovações e reformulações.


                       FILOSOFIA


Formar um cidadão autônomo, competente, criativo, ético, transformador, que busque uma realidade justa e responsável. 

                  OBJETIVOS


       Conhecer melhor quem são os alunos, como vivem, o que pensam, sentem e fazem, para que percebam que a escola está atenta às suas necessidades, a seus problemas, a suas preocupações e assim desenvolvam autoconfiança e confiança nos outros, ampliando a possibilidade de um bom desempenho escolar;

Desenvolver a autonomia como princípio educativo, considerando a atuação do aluno, valorizando suas experiências prévias, buscando essencialmente a passagem progressiva de situações em que é dirigido por outra pessoa, a situações dirigidas pelo próprio aluno;

Buscar a formação de grupos produtivos e cooperativos, promovendo situações onde a comunidade escolar aprenda a dialogar, a ouvir o outro, a ajudá-lo, a pedir ajuda, a aproveitar críticas, a explicar um ponto de vista, a coordenar ações para obter sucesso em uma tarefa conjunta;

Considerar a diversidade dos alunos como elemento essencial para a aprendizagem, analisando as possibilidades de aprendizagem de cada um e a eficácia das medidas adotadas, dando especial atenção ao aluno que demonstrar necessidade de resgatar a auto-estima; seja por meio de incrementos na intervenção pedagógica ou de medidas extras que atendam às necessidades individuais;

Investir em ações que potencializem a disponibilidade do aluno para a aprendizagem, promovendo práticas didáticas que exijam uma postura curiosa e investigativa, valorizando o processo e a qualidade, buscando estratégias criativas e originais;

Trabalhar de forma transversal e interdisciplinar buscando a transformação dos conteúdos, a explicitação de valores e a inclusão de procedimentos, sempre vinculados à realidade cotidiana da sociedade, de modo que se obtenha educandos participativos, conscientes e responsáveis.

Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.

Conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e à saúde coletiva.

Utilizar as diferentes linguagens – verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, atendendo à diferentes intenções e situações.

Possibilitar o desenvolvimento de atitudes e a aprendizagem de procedimentos e valores fundamentais para o exercício pleno da cidadania, ressaltando-se a participação no gerenciamento do meio ambiente, compreendendo que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas, tanto local quanto globalmente.

Problematizar questões relacionadas à violência, à drogas, à sexualidade, incluindo posturas e valores a elas associados, permitindo discernir e participar de decisões relativas à saúde individual e coletiva.

Potencializar o uso de recursos didáticos, incluindo materiais de uso social e não apenas escolares, pois os alunos se manterão atualizados sobre o que acontece a sua volta e no mundo, estabelecendo o vínculo necessário entre o que é aprendido na escola e o conhecimento extra-escolar.

Compreender a avaliação como elemento integrador entre a aprendizagem e o ensino envolvendo seus múltiplos aspectos: a) ajuste e orientação da intervenção pedagógica; b) obtenção de informações sobre os objetivos que foram atingidos; c) obtenção do que foi aprendido e como; d) reflexão contínua do professor sobre sua prática; e) tomada de consciência sobre avanços, dificuldades e possibilidades.



LOCALIZAÇÃO - Clique no link para ver o mapa




Saiba mais...

Este site tem a finalidade de fornecer informações para que o leitor possa conhecer a identidade da escola, através do relato de seus dados e fatos significativos, bem como promover maior interação entre os diversos segmentos da comunidade escolar.


Palavra da Diretora

Nosso compromisso com a Educação é uma busca constante ao longo destes vinte e cinco anos de caminhada educacional, sempre acompanhando as mudanças que nos colocam diante de desafios que exigem respostas criativas, coerentes e imediatas.

A ação conjunta escola e família nos faz acreditar na garantia de uma educação de qualidade, baseada em valores, princípios, atitudes e comprometimento e desenvolvimento da consciência de que somente o conhecimento é capaz de mover o mundo. 



Comments