Histórico

A primeira escola foi fundada no ano de 1976 e recebeu o nome de Escola Isolada Municipal Costa e Silva. Nos seus inícios a escola funcionava no salão da comunidade do Bairro Progresso, sendo a primeira professora a Sra. Adélia da Silva, a qual trabalhou por dois anos. Nos primeiros anos lecionaram as professoras Mercedes Ehlers e Leonida Spessatto, que continuaram a lecionar no salão da comunidade até 07 de setembro de 1978, data esta da inauguração do 1º prédio da escola. A escola passou a ter então uma servente, a senhora Rita Schaefer.

O primeiro presidente da APP da escola foi o senhor Francisco Canello.

A comunidade era muito carente e seus alunos com inúmeros problemas de aprendizagem, inclusive sérios problemas de comportamento, muitas vezes desrespeitando seus professores. Foram épocas difíceis para quem atuou nessa escola nesse período, segundo relatos dos PPPs anteriores.

A escola funcionou nesse prédio até abril de 1994. Nesse período vários professores atuaram na escola, entre eles: Adélia da Silva, Mercedes Ehlers, Leonida Spessatto, Maria Chirley Mariga, Elia Berger, Metilde Gaboardi, Rosimeri Beskow, Dorlete Dacroce, Eli Reck, Salete Vilke, Carmem Comel, Ana Pigozzo, Maria Helena Leida, Anselmo Nied, Lúcia Sthall Melchior, Cristiane Trilha, Irma Class, Jurema Broeto, Eloísa Campos, Elizandra Vaccarin.

Com a necessidade de ampliação e reestruturação do prédio, que se encontrava em péssimas condições, incluiu-se também como motivo o ensejo do Bairro Nossa Senhora do Rosário em ter uma Escola próxima. O Poder Executivo Municipal, levando em consideração esses motivos achou por bem mudar essa escola para perto do Batalhão da Brigada Militar, só assim atenderia a clientela dos dois bairros.

Inaugurou-se o novo prédio escolar no dia 10 de abril de 1994, sendo que duas salas funcionavam no novo prédio e uma sala continuou no antigo local, até o ano de 1995, data essa da ampliação de mais salas de aula, para melhor atender a clientela.

A partir de 2000, quando foi nucleado o sistema Municipal de Ensino, passou a chamar-se NÚCLEO EDUCACIONAL MUNICIPAL IDA VIDORI. Através do decreto nº 007/99 o senhor Prefeito Municipal Elmo Fiegenbaum sancionou a lei, considerando o dignificante labor e a doação de decisiva parcela ao desenvolvimento de nosso ensino municipal pela ex-professora Ida Hilda Casella Vidori.

No ano de 2000 foram inauguradas também 3 salas de aula, 1 sala para biblioteca, 1 sala para secretária, 2 banheiros. Além dessas novas instalações foi habilitada uma sala para os professores.

O processo de nucleação da Escola teve muita resistência por parte dos pais e alunos oriundos do meio rural, que antes estudavam na sua própria localidade. Já no segundo ano de nucleação os pais perceberam o quanto à educação melhorou, pois as turmas multiseriadas foram substituídas por classes únicas e a educação começa a ter mais atenção voltada ao aluno.

No dia 11 de março de 2004 aconteceu a inauguração da quadra de esportes, lugar destinado para a realização das aulas de Educação Física e que se encontra também a disposição da comunidade para a prática esportiva.

Anexo à escola, localizado na rua 26 de setembro, s/n, do bairro Nossa Senhora do Rosário, encontra-se, a uma distância de 1500 metros, o edifício onde funcionam as turmas de pré-escola e jardim. A atual estrutura anteriormente foi ocupada por alunos da FUCABEM CEBEM, creche e alunos do ensino fundamental. A partir do ano de 1998 que começou a funcionar a primeira turma de pré e somente em 2004 que passou a ter somente turmas da educação infantil.


Comments