Projeto "HORTA NA ESCOLA"

Este projeto visa atender o Projeto Escola Destaque 2010,
 implantado pela Secretaria Municipal de Educação,
que em nossa escola está intitulado
 “Acreditando em Cada Passo Dado Rumo à Transformação da Sociedade”, cujo slogan é
“Portas Abertas Para um Futuro Brilhante”!
Preparando o terreno para a Horta na Escola Edson
 
A EQUIPE RONDON FOI UMA GRANDE PARCEIRA
 
APRESENTAÇÃO

 

A HORTA ESCOLAR tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola, gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e educando envolvidos.

O Projeto HORTA NA ESCOLA visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender.

Esse projeto surgiu a partir da necessidade de enriquecimento da merenda escolar e do desenvolvimento do educando nas áreas de conhecimento básico de agricultura familiar e socialização, uma vez que o trabalho na horta é feito em equipe. 

 

A nosso ver, é de suma importância uma horta na escola. Configura-se no momento atual, como uma necessidade de trazer para esta, a diversificação dos alimentos no qual o aluno necessita ter conhecimento, onde estará convivendo com o plantio e colheita.

Até que ponto tais hábitos alimentares têm sido convertidos em práticas em situações concretas de construção do conhecimento, é a questão que se impõe, para nós, neste momento, quando estamos implantando em nossa escola um projeto. Será que a família tem se envolvido? E a até que ponto atingirá o nosso objetivo? Assim sendo, resolvemos utilizar essa ferramenta, utilizando-se estratégias, com as turmas de alunos desta escola.

 

 Tem-se observado que os alunos não são respectivos aos legumes e verduras que fazem parte da merenda escolar. Com certeza isso se deve a hábitos alimentares errados, que produzem uma deficiência no teor de vitaminas, proteínas e demais ingredientes e levam a uma alimentação de má qualidade.

Nessa perspectiva observamos que a qualidade da alimentação, tem sido justificada pela ausência de valores que conscientizam da necessidade de uma alimentação adequada para manter a boa saúde. Com isso vimos à necessidade da escola realizar uma proposta de ação que intervenha no sentido de modificar esse conceito.

Assim, este projeto pretende realizar uma experiência de montagem de Horta na Escola que servirá como modelo e estímulo para que os alunos reproduzam-na em seus lares e consequentemente melhorem a qualidade de sua alimentação na escola e na sua família.

           

 

OBJETIVO GERAL

Oportunizar aos alunos uma construção de uma horta na escola com envolvimento de toda comunidade escolar onde serão plantadas e cultivadas algumas hortaliças ao tempo em que faremos a orientação sobre seus aspectos nutricionais.

OBJETIVOS  ESPECÍFICOS

v     Fazer com que o aluno crie responsabilidade na organização de seu tempo.

v     Disseminar dentro da comunidade estudantil o interesse pela horta, utilizando de forma programada e sistemática os conhecimentos práticos e teóricos, visto em sala de aula e no seu cotidiano.

v     Melhorar a auto-estima do aluno, aumentando o confiança em si próprio.

v     Valorizar a importância do trabalho e cultura do homem do campo

v     Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais;

v     Conhecer técnicas de cultura orgânica;

v     Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados;

v     Compreender a relação entre solo, água e nutrientes;

v     Identificar processos de semeadura, adubação e colheita;

v     Conhecer pela degustação os diferentes alimentos cultivados bem como nomeá-los corretamente;

v     Cooperar em projetos coletivos;

v     Buscar informações em diferentes fontes de dados para propor avanços a desenvolvimento de técnicas;

v     Analisar e reflexão sobre prejuízos dos desperdícios alimentares;

v     Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;

v     Melhorar a merenda escolar, introduzindo alguns alimentos no cardápio escolar.

 

A iniciativa deste projeto visa o melhoramento da prática alimentar, não só dos alunos, porém de uma comunidade, com grande avanço nas práticas de alimentação. Somos sabedores que é um processo, que tem que ser incluído aos poucos e de forma que forem aceitas pelos alunos e comunidade.

Podemos obter êxito nesta conquista se contarmos com o apoio de todos que se engajarem nesta luta. A valorização das origens, tradições e diferenças vêm unificar o sentimento de irmandade, solidariedade e esperança, buscando atenuar a fome que ora figura como fator primordial na busca de soluções alternativas, entretanto, a fome de conhecimento também será inclusa em nossas ambições, visto que não só o corpo precisa de alimento, mais também a alma, só assim teremos igualdade social e paz


 

Subpáginas (1): Projeto "FESTA JULINA"
Comments