Textos dos media

Actividade 1

respostas

 

1. O texto fala-nos do aparecimento do homem e da comunicação.

1.1. Indica alguns elementos que permitam imaginar a história da comunicação.

 

R:Alguns elementos que podem estar na origem dos actos de comunicar são os gestos e os sons cujos métodos foram talvez utilizados pelo homem á muitos anos atrás.

 

1.2. Identifica as razões que levaram o homem a comunicar:

R:  a organização de famílias, a convivência, a identidade individual e na vida comunitária, bem como a inteligência social levaram o homem a tornar­-se um ser comunicante, capaz de pôr em comum informações, pensamentos, ideias e sentimentos.

 

2. Há no texto uma definição de comunicação.

2.1. Escolhe a expressão que considere mais apropriada.

 R:"capaz de pôr em comum informações, pensamentos, ideias e sentimentos."

 

3. O homem e a comunicação evoluíram. A linguagem sofreu, obrigatoriamente, transformações.

3.1. Explica essas modificações.

A origem do acto de comunicar também carece de explicação, e ape­nas se pode imaginar relacionada com o surgimento do Universo. Se olharmos para os animais, que comunicam por sons e por gestos, e para várias plantas, que parecem indiciar atitudes de defesa ou de agrado, tal­vez consigamos imaginar a história da língua. Certamente, o homem, com a capacidade de raciocínio, desenvolveu essas manifestações comu­nicativas e associou-as a outras para exprimir factos e interpretar o mundo e os fenómenos que não tinham uma explicação imediata.

R: ao longo dos tempos a inteligência do homem tem vindo a evoluir e portanto é natural que a linguagem sofreu alterações e algumas modificações.

4. A comunicação é fundamental para o homem.

 4.1. Justifica esta afirmação.

 

Imaginemos que eu estou no Brasil e um outro colega meu está no brasil. Se eu quiser dizer-lhe algo tenho de comunicar com ele através de cartas mensagens quer por computador quer por internet... Por isso é fundamental ao homem comunicar pois não conseguimos viver sem os outros . quer não queiramos estamos sempre a comunicar até pela roupa que nos usamos e utilizamos.