Postagens‎ > ‎

República de Cuba

postado em 5 de mar de 2011 06:17 por Erisvaldo Ferreira Silva   [ 5 de mar de 2011 06:42 atualizado‎(s)‎ ]
    Cuba ou República de Cuba é um país da América Central que está localizado ao norte do Mar do Caribe. É um arquipélago formado por mais de 1500 ilhas que coinstituem hoje um estado independente. É formada quase que totalmente por planícies onduladas, colinas e montanhas.

    Antes da proclamação da república que ocorreu em 1902, Cuba esteve sobre o domínio espanhol por aproximadamente 400 anos e mais 4 anos sob um regime militar imposto pelos Estados unidos. Porém, até 1959, os Estados Unidos ainda faziam intervenções políticas e militares mantendo os cubanos como colonos americanos. Foi somente em 1959 após Fidel Castro, Chê Guevara e outros guerrilheiros terem derrubado o governo de Fulgêncio Batista é que Cuba tomou rumo de país verdadeiramente livre.

    Hoje Cuba é um país em desenvolvimento, uma república socialista organizada por bases marxista-leninista. Estima-se que mais de 85% dos cubanos possuem casa própria, os que não possuem pagam um aluguel ao governo de aproximadamente R$ 1,50 e se transforman em proprietários após certo período de tempo, outros moram de graça. Todos os moradores possuem o mesmo direito a saúde, educação e oportunidade de trabalho compartilhando a mesma cultura social. A Educação e os serviços de saúde são inteiramente gratuitos, além disso, turismo, biotecnologia, socialismo, liberdade religiosa são marcas que estão diretamente ligadas à República de Cuba.

fonte: wikipedia (resumo)

Comments