Quem Sou‎ > ‎

Significado de eris


 
Nome: Éris
 
Significado: Discórdia
 
Origem: Grego
 
A palavra "eris", escrita totalmente com letras minúsculas e sem acentos que porventura poderia existir, é a forma hipocorística de meu nome "Erisvaldo" criada por mim.


Mitologia:
 
  
    Na mitologia grega, Éris é a deusa que personifica a discórdia, apontada por Hesíodo (poeta grego Sec. VIII a.C.) como a filha primogênita de Nix (personificação da Noite) e por Homero (poeta grego Sec. VII a.C) como filha de Zeus e Hera (reis dos deuses). Foi a responsável por provocar a Guerra de Tróia quando, pelo fato de não ter sido convidada para o casamento de Peleu e Tétis (pais do poderoso guerreiro Aquiles), lançou uma maçã dourada com o dizer "Para a mais bela" no meio dos convidados provocando a discursão entre as deusas Hera, Atena e Afrodite que alí se faziam presentes.
 
 
 
Atualidade:
 
    Éris é o nome de um planeta-anão (Nome oficial: 136199 Eris).
    Recebeu esse nome quando a sua descoberta causou discórdia entre os astrônomos quanto à definição de ser ou não um planeta.
    Por ser maior que Plutão, causou indiretamente a descida de status de Plutão de planeta para planeta-anão.    Antes chamado de décimo planeta, Éris é tido hoje como o maior planeta-anão do nosso sistema solar .
 
 
 
 
 Derivado:
 
Erística é a técnica da disputa argumentativa empregada com o objetivo de vencer uma discussão sem se importar com a veracidade da questão. Em outras palavras, é a arte da controvérsia.
 

fontes: dicionário online de português (www.dicio.com.br); google (http://www.google.com.br); Wikipedia (pt.wikipedia.org)