Apresentação

Encontro de Pesquisa em História da UFMG é uma iniciativa do corpo discente de História da UFMG, que tem por principal objetivo promover o diálogo aberto, horizontal e democrático entre os alunos de pós-graduação e de graduação em História e áreas afins. Surgido em 2012, a partir da vontade de inventar novos e frutíferos espaços de debates entre jovens pesquisadores, o evento mantém em 2014 a proposta de ser um encontro organizado por e para estudantes, com trocas mútuas de experiências, inquietações, informações, contatos – o que, acreditamos, muito pode contribuir para a  atividade de pesquisa, por vezes tão solitária.

De olho no passado e atentos ao presente, sobretudo no que diz respeito às experiências brasileiras, procuramos privilegiar para a Conferência de Abertura e para as três Mesas Redondas temáticas que dialogam com o rompimento de fronteiras cognitivas, lançando-nos à possibilidade de reflexão mais atenta às subjetividades, aos desejos, aos interesses dos sujeitos históricos.

Com cerca de 550 inscrições, 9 Minicursos, 16 Simpósios Temáticos e 33 mesas de Comunicação Livre, o III EPHIS, edição do ano de 2014, procura oferecer amplas condições de participação aos discentes, ao manter valores baixos de inscrição, ao alargar a possibilidade de coordenação de ST, além de garantir em todas as Mesas Redondas a inclusão de ao menos uma conferência realizada por discente de Pós-Graduação. Programamos ainda exibições de filmes com o cinephilia e um espaço de confraternização entre os participantes. Esperamos que todxs tenham um ótimo evento!

 
Caso tenha qualquer dúvida, não deixe de nos contatar através do endereço eletrônico: ephis2014@gmail.com.


Divulgue o III Ephis entre amigxs, colegas, professorxs, alunxs, grupos de pesquisa e afins. Todxs são bem-vindxs!



Abraços fraternos,
 
Comissão Organizadora