Arquivo de Notícias

 


Nesta espaço estão arquivadas para consulta, todas as notícias que estiveram em destaque na página principal do nosso jornal on-line.

|Home|

05 de Dezembro de 2008 a 08 de Janeiro de 2009

Visita de Estudo a Tormes (Fundação Eça de Queiroz)

No âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, realizou-se uma visita de estudo à casa de campo de Tormes da Fundação Eça de Queiroz.

Foi uma visita para alunos do 9º ano de escolaridade e foi dividida em dois dias. Duas turmas realizaram a visita no dia 2 de Dezembro (terça-feira de manhã) e as outras duas no dia 4 de Dezembro (quinta-feira de manhã). (...)

Faça também uma visita virtual a este local. Siga este link.

Presidente da República em Alpendorada

O Presidente da República, Prof. Aníbal Cavaco Silva esteve no dia 3 de Dezembro em Alpendorada para inaugurar as piscinas locais. Inserida na visita oficial ao concelho de Marco de Canaveses, esta visita ficou marcada por algumas inaugurações e pela greve dos professores que interpelaram o Presidente da República, alertando-o da situação preocupante em que trabalham. (...)

 

Dia Mundial de Luta contra a Sida

O dia Mundial de luta contra a Sida foi celebrado na nossa escola pelos docentes de Ciências Naturais em Colaboração com o Clube da Saúde e Clube do Ambiente.

Foram espalhadas mensagens de sensibilização pela escola, de forma a alertar a grande problemática que é a SIDA.

Saiba mais sobre a SIDA.

22 de Novembro a 04 de Dezembro de 2008

 Feira de S. Martinho

Visão de uma turma...< xml="true" ns="urn:schemas-microsoft-com:office:office" prefix="o" namespace="">

Por volta das 8h 20 minutos do dia 14 de Novembro de 2008, todos os alunos da Escola Básica 2,3 de Alpendorada e da turma D do 9º ano, em particular, dirigiram – se até à sala marcada para fazer a chamada e pôr mãos à obra.

Uns com mais, outros com menos motivação, mas todos com uma pontinha de entusiasmo. A manhã estava óptima, nem com muito frio nem muito calor.

Às 9h, as turmas começaram a dirigir-se para o recinto onde se ia realizar a feira (campo de jogos da escola).

A nossa turma trabalhou em equipa, sempre divertidos e unidos. A boa disposição reinou durante toda a manhã, não só a dos alunos mas também a do professor Américo Freitas, que acompanhou a turma durante toda a actividade.

Depois de montados os carrinhos dos cachorros, havia que colocar os produtos em exposição.

Pouco tempo antes da abertura dos portões, o presidente da Câmara Municipal, Dr. Manuel Moreira, foi recebido pelos alunos e professores e presidiu à cerimónia de hasteamento da bandeira Verde do Eco-escolas.

Chegadas as 10 horas, os portões da escola foram abertos aos visitantes.

No decorrer da feira, a barraca do 9º D foi vendendo cada vez mais e recebendo cada vez mais elogios, quer da parte dos alunos, quer dos visitantes, quer dos professores.

No início havia quem temesse que os cachorros não se vendessem bem, mas com o aproximar da hora do almoço, alunos, professores e visitantes começaram a dirigir-se à barraca “Finalmente Vamos Embora” para provarem a especialidade (cachorros quentes).

Por volta do meio-dia e meia hora, todas as turmas começaram a arrumar e aproximava-se o esperado momento de contar o dinheiro.

Todos nós estávamos felizes, mas achámos uma injustiça não termos sido premiados pelo nosso projecto só porque não vendíamos produtos da terra.

Mesmo assim, todos se sentiam bem dispostos e divertidos. Afinal, foi o último ano!

 

Corta-Mato Escolar

O grupo de Educação Física organizou mais um corta-mato escolar. Foi no dia 19 de Novembro, quarta-feira e marcou a manhã na nossa escola, que contou com a participação de alunos, professores e funcionários.

Muitos alunos participaram neste evento e lutaram pela vitória nos diferentes escalões, tanto masculinos como femininos. Tal como é hábito o frio marcou este evento, mas não esmoreceu os participantes.

 

Concurso "Público na Escola"

Já saíram os resultados do Concurso Nacional de Jornais Escolares "Público na Escola". Foram entregues trinta e três distinções a vários jornais escolares nacionais, tanto impressos como electrónicos.

As publicações Jornal Manias, do Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado, Santo António dos Cavaleiros; O Saltarico, do Agrupamento Vertical de Lamego; Na Maior, da Escola Secundária Pluricurricular Santa Maria Maior, Viana do Castelo; Ponto e Vírgula, da Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte, Leiria; Jornal Infante, do Externato Infante D. Henrique, Ruílhe, Braga; …psssst?!, do Agrupamento Vertical de Escolas de Airães, Felgueiras; e Nosso Mundo, do Agrupamento Vertical Júlio-Saúl Dias, Vila do Conde, foram distinguidas com primeiros prémios nos diversos escalões do Concurso Nacional de Jornais Escolares promovido no ano lectivo de 2007/08 pelo Projecto PÚBLICO na Escola com o apoio do Ministério da Educação.

Relembro que no ano lectivo transacto este jornal participou neste concurso. Infelizmente, o jornal "Entre Douro e Tâmega" não foi distinguido com nenhum dos prémios, mas não ficámos tristes por isso. Trabalhámos com muitas limitações e com poucas ou nenhumas ajudas e mesmo assim levamos a nossa avante e conseguimos um bom trabalho. Gostámos do resultado final do nosso trabalho e foi enriquecedor fazê-lo.

Porque achamos este projecto importante e porque os concursos nos motivam, este ano queremos voltar a tentar a nossa sorte e participar mais uma vez neste concurso. Depois de no ano passado o tema do concurso ter sido “Que fazer com as novas tecnologias?”, este ano será “Porque é que a política também é para nós?”.

Ficam os parabéns a todos os distinguidos com prémios e menções honrosas. Continuem com o bom trabalho, porque nós também vamos tentar fazê-lo.

 

Não há dinheiro...

A crise também chegou ao jornal escolar “Entre Douro e Tâmega”. Apesar dos esforços e das muitas diligências junto de entidades da comunidade escolar (empresas e particulares) e entidades públicas (associações, autarquia) não se conseguiram grandes ajudas. A maioria não ajuda, não quer saber, não responde aos contactos e outros ainda riem com os pedidos de ajuda. O que é certo é precisamos apenas de algumas dezenas de euros para que este projecto continue. Além disso queremos novamente participar nalguns concursos de jornais escolares e para isso também precisamos de umas pequenas verbas.

Fazemos o apelo para nos ajudarem neste projecto. Afinal o jornal é importante para uma escola e para a sua comunidade!

Apadrinhem este jornal ajudando-nos financeiramente!   Ajude este projecto a avançar!                                

 

Thanksgiving Day

Celebrou-se a 27 de Novembro na nossa escola o Dia de Acção de Graças. A Celebração deste feriado americano na nossa escola ficou marcado por um concurso de tartes de abóbora que deliciou todos os presentes.         O almoço na cantina também foi o tradicional desta data festiva: peru.

A escola foi decorada com enfeites relativos ao tema e quem chegava era presenteado com um cartão sobre o evento e um docinho. É sempre bom entrar assim ao trabalho!

Foi um evento realizado pelos docentes de Inglês da nossa escola e pode dizer-se que foi um sucesso.

 

10 a 21 de Novembro de 2008

Concurso de Fotografia

O Jornal Entre Douro e Tâmega organiza o concurso de Fotografia digital, com o tema "Meio Ambiente". É um concurso que pretende dinamizar e envolver a comunidade escolar numa actividade lúdica e ainda promover a preservação do Meio Ambiente.

Tens até 27 de Fevereiro para participar e habilitares-te a prémios fantásticos.

 

Ano Novo, Escola Nova

Deu-se início a mais um ano lectivo. Depois de quase três meses de férias bem passados, já se tinha saudades do toque da campainha, de aprender novas coisas, de estar novamente com colegas e professores. O entusiasmo dos novos alunos foi grande. Para alguns era tudo novo, para outros foi um regresso a um local já conhecido.

No entanto chegamos à escola e encontramos algumas mudanças. Durante as férias ocorreram obras de melhoramento na escola, mudanças essas que incidiram principalmente ao nível da biblioteca e dos dois principais pavilhões de aulas.

Encontramos uma biblioteca com um ar mais jovem e moderno. Foi adquirido novo mobiliário (estantes, mesas, cadeiras), novos computadores e o espaço ficou mais agradável e atractivo. Quanto aos pavilhões foram criados corredores de acesso ás diferentes salas de aula, resolvendo o problema que era aceder a uma sala tendo que passar por outras interrompendo por vezes aulas. Além disso foi tudo pintado – salas de aula, corredores, casas de banho – tudo com aspecto novo.

Ficamos a aguardar por mais melhoramentos nesta já velhinha escola, que de momento ficou mais bonita e atractiva. Podemos  concluir “Ano Novo, Escola Nova”.

 Bandeira Verde 2008

A nossa Escola participou pela primeira vez no Programa Eco-Escolas no ano lectivo 2007/2008, tendo dinamizado através do seu Clube do Ambiente, várias acções que mereceram a atribuição do galardão Eco-Escolas. Este programa é promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e visa estimular, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade.

O Galardão Eco-Escolas 2007/2008Bandeira Verde 2008” é o certificado de qualidade ambiental da Escola. É o reconhecimento público da existência, na Escola, de uma educação pelo e para o ambiente. Este prémio é o resultado do empenho de todos aqueles que contribuíram para a implementação de medidas ecológicas na nossa escola, cumprindo assim, o programa de educação ambiental e sustentabilidade coerente.

Este prémio acarreta para a nossa escola um factor de responsabilidade, ou seja, a continuidade do Programa Eco-Escolas, durante o ano lectivo de 2008/2009. Contamos, por isso, com a colaboração e empenho de todos, na melhoria da qualidade ambiental.

A cerimónia de entrega do galardão realizou-se no dia 26 de Setembro, em Torres Vedras, na qual foram entregues as bandeiras verdes às escolas galardoadas, bem como os certificados aos municípios parceiros.

Neste dia a nossa escola esteve representada por um grupo de 16 alunos do 8ºB e pelos professores Isabel Santos, Júlia Florim e Miguel Viana. Viajamos no autocarro da Câmara Municipal do Marco de Canaveses acompanhados pelo Vereador do Ambiente Eng.º José Mota, a Dr.ª Cidália Mota e as Escolas EB2,3 do Marco de Canaveses e EB2,3 de Baião. Quando chegamos à ExpoTorres dirigimo-nos ao Pavilhão Central onde se encontrava a Comissão de Recepção que nos entregou alguma documentação, o certificado de atribuição do Galardão, o certificado do 3º prémio do Concurso 2008 Brigada Verde, sacos de materiais, mochilas e t-shirts. Participamos nos vários ateliês, stands, exposições, jogos e animações. Durante a tarde, assistimos à cerimónia de entrega do Galardão e dos prémios Eco-Códigos. Mas a grande surpresa antes de recebermos o galardão foi a presença do cantor André Sardet. Por fim subimos ao palco e recebemos o merecido galardão.

Para concluir queremos agradecer à Câmara Municipal do Marco de Canaveses, em particular ao Eng.º José Mota e à Dr.ª Cidália Mota e a toda a Comunidade Escolar, pela colaboração no desenvolvimento deste projecto. Bem-haja.

A Coordenadora do Programa Eco-Escolas

Isabel Santos