Apresentação
 
Irá realizar-se nos dias 5 e 6 de julho de 2013, numa iniciativa da Associação EDUCOM/APTE (Associação Portuguesa de Telemática Educativa), através do seu Centro de Competência TIC - EDUCOM, o Encontro TIC@Portugal’ 2013. Este evento, que decorre dos anteriores TIC@Algarve, tem como objetivo refletir sobre as práticas do uso das TIC na Educação.

O encontro realiza-se em diferentes locais e pode escolher o que mais lhe convém para participar (consulte: LOCAIS DE REALIZAÇÃO).

Terá pela primeira vez um caráter nacional, mas descentralizado, a levar a cabo em colaboração com diversos Centros de Competência TIC da ERTE/Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência (Centros de Competência da Universidade de Aveiro, da Universidade de Évora, da ESE de Setúbal, da ESE de Santarém, do Instituto de Educação de Lisboa e Softciências - Coimbra)  que integram, com sessões locais (Coimbra, Santarém, Lisboa, Setúbal e Viseu) e por vídeo-conferência, a iniciativa TIC@Portugal'13 a decorrer em Faro e no Monte de Caparica no dia 5 de julho.

O encontro enquadra ainda outra iniciativa com tradição nesta associação e dedicado ao uso educativo da plataforma Moodle: o FaroMoodle’2013 que se realizará em Faro no dia 6 de julho.

Convidam-se todos os professores e educadores a apresentarem publicamente o trabalho que desenvolvem nas suas escolas, com especial ênfase para o que envolva situações de utilização das TIC em contextos de ensino e aprendizagem. Serão também muito bem acolhidas todas as apresentações que relatem investigações em educação, na área das TIC.


Retoma-se assim a excelente experiência dos TIC@Algarve (cinco edições realizadas), agora para benefício de todo o país. Haverá um espaço distribuído (vários locais de realização do evento) e um tempo partilhado (por vídeo-conferência) de reflexão em torno das práticas com as TIC nas escolas. Pretende-se que seja uma oportunidade para os professores apresentarem e discutirem a utilização das TIC nos processos de ensino e de aprendizagem. Dar-se-á também continuidade a anteriores realizações do CaldasMoodle, desta vez e por razões logísticas, com localização do evento em Faro.