852dias desde
Encontro 2012

Carlos Ascensão

Qual o motivo que o levou a aceitar o convite para integrar o painel do Encontro 2012?
Acredito que os agentes económicos que estiverem melhor preparados para as novas tendências de consumo, terão uma vantagem competitiva sobre os demais. Com investimentos relativamente reduzidos é possível ter uma presença condigna no canal Web. A minha participação neste painel estará muito focada em tentar colaborar com os empresários para porem em práticas novas ideias através da Internet.

Quais as oportunidades criadas pelas novas tecnologias para o comércio?
Principalmente o aumento de exposição e redução de custos. Por exemplo, uma campanha publicitária no Google circunscrita à cidade ou região dum comerciante, tem um custo relativamente baixo, pois o anúncio só é pago quando alguém clica nele, aumentando fortemente a sua "quota de voz" junto do seu mercado. E se o seu site for minimamente condigno (leia-se credível e esclarecedor), a probabilidade de o comerciante entrar para as opções de escolha do consumidor aumenta drasticamente.
 
Numa era em que as decisões de compra são tomadas com base em informação abundante, gratuita e instantânea, através de pesquisas feitas na Internet, não aparecer nos motores de busca é quase a mesma coisa do que não ter website ou, simplesmente, não existir enquanto projecto empresarial. As empresas que descurarem uma presença na Net condigna, encontrável e apelativa estão a abrir caminho à concorrência e condenadas a desaparecer.