Actividade recente do site

Noções Básicas de Higiene

Regras e Noções Básicas de Higiene:

 

1.Verificar, no dia anterior, se há uniforme limpo e apresentável para o serviço. Um uniforme sujo é uma possível fonte de contaminação e causa má impressão.

 

2. Vestir o uniforme completo e colocar devidamente a touca antes de entrar na cozinha. O vestuário usado no exterior e o cabelo são fontes de contaminação microbiana.

3. Retirar todas as jóias (anéis, fios, brincos) e relógio antes de entrar na cozinha. Estes objectos acumulam sujidade e micro organismos.

4.Atenção à apresentação pessoal. As unhas devem estar sempre limpas, aparadas e sem verniz para não serem fontes de contaminação microbiana.

5. Lavar sempre as mãos sempre que utilizar as instalações sanitárias. Para não serem fontes de contaminação microbiana.

6. Manter a casa de banho sempre limpa e organizada. Verificar se há sabonete bactericida, toalhetes e escova das unhas. È essencial que a casa de banho se mantenha limpa e tenha as condições necessárias para uma lavagem correcta das mãos.

7. Lavar as mãos sempre que mexer no nariz, cabelo ou outras partes do corpo. Qualquer parte do corpo humano contém microrganismos que se podem transmitir aos alimentos.

8. Lavar as mãos sempre que fumar (é proibido fumar em todas as zonas da cozinha, incluindo WC). A boca e a saliva são também locais onde existem microrganismos.

9. Lavar as mãos sempre que mudar de tarefa. Para não transmitir micróbios de uns alimentos ou utensílios para outros.

10. Usar luvas para manipular lixo e lavar as mãos em seguida. Existe grande número de bactérias em lixos e restos de comida.

11. É obrigatória a utilização de luvas em mãos com feridas, cortes ou outros problemas na pele. Qualquer ferida na pele é um foco de infecção.

12. É obrigatória a utilização de luvas descartáveis e máscara nazo bocal para manipulação de alimentos “acabados”. Estes alimentos não vão ser submetidos a mais nenhuma operação que possa destruir os microrganismos lhes seja transmitida.

13. A comida é provada com uma colher limpa que deverá ser lavada para posterior utilização. Uma colher usada pode transmitir microrganismos da boca para os alimentos.

 14. Verifique a higiene dos utensílios antes de os utilizar. Todos os utensílios, equipamentos ou superfícies, facas, colherdes, tábuas de picar, máquinas de cortar carne, abre-latas, etc. Devem ser lavados com detergente e desinfectante, diariamente. Um utensílio mal higienizado é um foco de contaminação.

 15. Facas, garfos e colheres devem ser utilizados pegando sempre pelos cabos, os pratos pelas extremidades e os copos e tigelas pelo exterior. As mãos não devem contaminar superfícies que irão contactar com alimentos.

16. Alimentos crus não devem contactar com alimentos cozinhados. Os alimentos crus iriam contaminar os alimentos já cozinhados.

17. Não deixar nenhum alimento destapado. Utilizar película plástica aderente ou papel alumínio para proteger os alimentos.

 18. Falar somente o essencial no local de trabalho. Ao falar emitem-se gotículas de saliva que podem contaminar os alimentos.

19. Preserve o equipamento /material de trabalho. Material em bom estado é mais fácil de higienizar.

 20. Se tiver sintomas de doença (principalmente diarreias, problemas de pele, nariz e garganta) não pode contactar com alimentos ou utensílios. Uma pessoa portadora de qualquer doença infecciosa está mais sujeita a contaminar alimentos ou utensílios e locais.

 

Comments