Home

(As notícias estão organizadas das mais recentes para as mais antigas)

 

Festa de Natal no E.M.A.
Vimos lembrar a todos os elementos da nossa comunidade educativa que na próxima sexta-feira, dia 17, far-se-á a nossa festa de Natal no polivalente da escola.
A festa tem início às 21:00h e todos os alunos, desde a pré-escolar ao 9º ano, vão participar da encenação do conto "Noite de Natal" de Sophia de Mello Breyner.
Contamos com a vossa presença!
 
 
Torneio de Voleibol – Minis Femininos

 

No dia 20 de Novembro de 2010, o nosso professor de voleibol convidou-nos a participar num torneio que se realizou no pavilhão de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo. No final do torneio soubemos que ficamos em 3º lugar. No total eram cinco equipas, ou seja, nós jogamos contra duas equipas masculinas e três femininas. No final do torneio, o nosso professor deu-nos um lanche para repormos as energias! Adoramos a experiência e esperamos poder repeti-la.

 

 A Equipa de Voleibol Infantil Feminino do Externato Maria Auxiliadora

 

 
DROGAS – TIPOS E EFEITOS

No âmbito de Área de Projecto a turma do nono ano, turma B, elaborou um trabalho que abordava o tema “Droga”. Cada grupo falou de diferentes tipos de drogas: haxixe; esteroides; canabis e cocaína. Um dos grupos pesquisou e informou-se sobre o trabalho elaborado por equipas de apoio a toxicodependentes e os efeitos que a mesma poderá surtir nas pessoas que a consomem. Este último grupo, depois de algumas pesquisas, considerou pertinente e interessante, a realização de um encontro com alguém responsável pelo apoio a toxicodependentes, de modo a perceber o trabalho que efectuam junto dos mesmos.


O Contador de Histórias

 

Neste dia, 8 de Novembro de 2010, de manhã, mal o segundo toque tocou, saímos felizes da sala. Entrámos na sala de EVT, aquilo parecia mágico. A sala estava toda modificada. Sentámo-nos e o contador de histórias cumprimentou-nos e apresentou-se. Sem demora, começou a contar a história à sua maneira., com gestos e acções. No final da história, nós interpretámo-la, bem como o livro.

Seguidamente, vimos imagens sobre como tratar ou cuidar do ambiente. Essas imagens mostravam rios com plásticos, papéis e metais, algo que não estava correcto.

Este contador de história era muito divertido, exigente e cheio de imaginação e emoção.

Adorei o tempo que passei na sala de EVT.

Este Externato devia repetir estas actividades, por esta actividade aumenta a nossa cultura, mas também nos mostra a realidade da natureza, fazendo-nos pensar.

Jacinta 5-ºA

 

Energia com Vida

 

 

A nossa escola vai participar no projecto "Energia com Vida". A equipa chama-se Roda Vida e o projecto é coordenado pela Ir.ª Fernanda Afonso.

O projecto energia com vida visa dar a cada um de nós a oportunidade de agir com sentido, em função de valores, objectivos e metas humanitárias.

O desafio é "reduzir a pobreza e a fome, alcançar o ensino primário universal, promover a igualdade de género, reduzir a mortalidade infantil, fortalecer a saúde materna, combater as doenças graves, conseguir uma sustentabilidade ambiental e criar uma parceria global para o desenvolvimento".

Para o conseguir, todos juntos, precisamos do vosso empenho! Está atento e embreve saberás mais novidades sobre este projecto!

energiacomvida.org

 

 

À Conversa com...

    ... Luís Campos Ferreira

 

Decorreu ontem, dia 25 de Outubro, na nossa escola, uma sessão de esclarecimento com o deputado Dr. Luís Campos Ferreira subordinada ao tema "Da República à Democracia". Proposta pelo grupo disciplinar de História, no âmbito da comemoração do Centenário da República portuguesa, tratou-se de uma sessão bastante esclarecedora e um excelente momento para os nossos alunos lançarem questões e debaterem os problemas da actualidade.

 

Ranking Nacional - Escolas

     Externato Maria Auxiliadora lidera

 

O Externato maria Auxiliadora, em Viana do Castelo, alcançou um total de 3,78 pontos nos Exames Nacionais de 2009/2010 ocupando o 27º lugar a nível nacional e o 1.º lugar a nível distrital, destacando-se bastante das demais escolas do Concelho, tendo a 2ª classificada, ocupado o 87º lugar a nível nacional.

Parabéns a todos os alunos e professores pelo empenho e dedicação!

 

confira!

 

 

Centenário da República

Projecto: A minha T-shirt da República

 

A nossa escola vai participar no concurso promovido pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República intitulado "Desde quando verde combina com vermelho? - A minha T-shirt da República".

 

O objectivo é criar uma ilustração original para ser aplicada numa t-shirt que irá celebrar o Centenário da República. As t-shirts vencedoras (uma por escalão de ensino a nível nacional) poderão vir a integrar os produtos de merchandising do Centenário da República.

 

O prazo termina a 26 de Março de 2010. Assim, com a colaboração dos professores de História, EVT e EV vamos por mãos à obra e criar a nossa própria T-shirt.

 

 

Outras actividades terão lugar na nossa escola a fim de comemorarmos o centenário da República Portuguesa. Em breve daremos novidades!Aguardem!

 

24 de Setembro...

Um pouco de história...

 

No início dos anos 50, o edifício da nossa escola foi doado por uma senhora da terra, a D. Angelina Guimarães, aos Salesianos de D. Bosco (SDB) que aqui iniciaram a sua acção educativa e pastoral.

Não tendo tido possibilidade de dar continuidade a essa presença, em 1974 os SDB decidiram oferecê-la às Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), que já tinham na cidade uma obra educativa.

Em Setembro de 1976 foi, assim, para aqui enviada uma comunidade de 5 Irmãs.

 

Precisamente a 24 de Setembro do mesmo ano foi celebrada a primeira Eucaristia que marcava o início desta nova presença de FMA em terras minhotas. 

 

Mais uma vez realizámos a 1ª Eucaristia deste ano lectivo a fim de relembrarmos toda a obra educativa que aqui se tem feito desde 1976. 

 

 

Rumo à Vid@

O tema da nossa escola, este ano, é Rumo à Vid@. Nas aulas, em particular, nas aulas de Área de Projecto vais ter oportunidade de fazer ouvir as tuas ideias. Que dizes de começar a pensar em projectos? Contamos contigo!

 

 

Início das actividades:

 

Pré-escolar - 3 de Setembro de 2010

2.º e 3.º ciclos - 10 de Setembro de 2010 (Apresentação dos alunos e professores - período da manhã)

                      - 13 de Setembro - Início das actividades lectivas

 

NOTA: Quem requisitou manuais escolares e pretende adquirir o equipamento de Ed. Física, pode fazê-lo na 1.ª semana de Setembro na Secretaria da escola.

 

 
  2009/2010
 
 

A Catequese no Externato Maria Auxiliadora em 2009-2010

Participaram nas catequeses do 5º ano nove alunos, divididos em dois grupos (6+3) por dificuldades de horário. Espero que no próximo ano, tendo já a hora marcada a quando das Matrículas seja possível organizarmo-nos para evitar trabalho repetido. No 6º ano, em 2009-10 participaram também nove alunos, dos quais oito vão fazer em Julho a Profissão de Fé, metade nas suas Paróquias e outra metade na Paróquia de Areosa, a que pertence o Externato. Será no dia 4 de Julho, pelas 10.30h. Vai ser uma festa que vai deixar boas marcas nas suas vidas! As Fichas de Inscrição preenchidas pelas famílias destes alunos são um óptimo instrumento de comunicação com as suas Paróquias.

Vem para o ano também!

 

 

Encerramento do Ano Escolar

Último dia de aulas! O dia anterior, 19 de Junho foi muito bem passado pelo 2º Ciclo em Barcelos numa Visita de Estudo ao Museu da Olaria e o 3º Ciclo numa Visita a Braga.

No dia 20 de Junho, o silêncio era a alma do negócio, e foi por isso que desde o 5º ano 8º anos, todos os alunos abandonaram o Externato antes das 9h no dia 18 de Junho rumo à Praia Norte para que o 9º ano pudesse fazer a Prova nacional de Matemática em completo silêncio. Ficou na escola um grupo reduzido do 8º ano para preparar os ambientes e as actividades para a festa final do 9º ano, à tarde. Na Praia tudo correu de forma pacífica e os alunos passaram uma manhã divertida e calma. Quando voltámos já se viam carteiras e mesas espelhadas pelo Pátio. Tinha-se transformado numa esplanada.

Almoçaram e ficaram em recreio até às 14.00h. Nesta hora todos se encontraram na capela para uma celebração simples, mas sentida de despedida do 9º ano. Nesta esteve também presente a Ir. Lurdes Portela, a Irmã que acompanha os alunos junto ao portão todos os dias e que este ano celebra as suas bodas de ouro de Consagração Salesiana. Faz 50 anos que se entregou a Jesus para estar ao serviço do bem dos jovens. A Ir. Anabela evocou a sua presença, com "chapéu de chuva ou sem ele!.... fazendo uma brincadeira a um e uma partida a outro, dado o seu espírito bem disposto". E, por tudo isto cantámos agradecimentos a Deus. Os alunos do 9º ano receberam um livro feito pelos colegas, com as suas mensagens e uma imagem de Maria Auxiliadora que a Ir. Francelina, directora do Externato lhe ofereceu. Depois deste momento, por sua vez, o 9º ano agradeceu a cada um dos seus professores com um gesto simbólico.

No final da Celebração, os alunos que frequentaram aqui no Externato o 5ºano ou o 6º ano de catequese receberam um Diploma de Frequência.

Uma vez de volta ao Pátio todos se dirigiram ao salão onde houve uma longa distribuição de prémios. Todos recebiam Diploma da Actividade respectiva em que participaram e os 1ºs Prémios tiveram a sorte de receber uma medalha que a Associação de Pais, na pessoa da sua Presidente, lhe ofereceu. Foram premiados os três primeiros lugares das Pré-Olimpiadas da Matemática, das Olimpíadas, do Cangurú da Matemática, o Jogo do 24, a Gincana (realizada no dia 18 de Junho, à tarde). O Gira-Voley e os prémios da Feira de Ciências. Parabéns a todos os que fizeram o seu melhor nestes concursos e sobretudo no dia a dia de todo o ano. Parabéns e Boas Férias!

Por fim, a tarde terminou em beleza com "discos pedidos" apresentados em alta voz no Pátio por duas colunas potentes, enquanto os jogos livres, até com balões de água eram permitidos, apenas neste dia!

 

Ir. Mª Fernanda Afonso

 

I Marcha de Montanha

No dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, realizou-se a I Marcha de Montanha promovida pelo Grupo de Educação Física do Externato Maria Auxiliadora.

Todos os alunos da escola foram subdivididos em 10 grupos com elementos de todas as turmas, promovendo, assim, o convívio entre eles. Cada grupo era acompanhado por um

docente que orientava a marcha que conduziria no cimo do Monte de Santa Luzia.

Após a criação de um nome que identificasse cada grupo, estes iam saindo do Externato com cinco minutos de intervalo.

O percurso foi cronometrado e, pelo caminho, em pontos estratégicos, encontravam outros animadores que lhes propunham provas relacionadas com as actividades

escolares. Conforme a prestação do grupo, eram atribuídos pontos cuja soma determinaria os vencedores da marcha.

 

 

 

Tendo chegado todos os participantes ao cimo

da montanha, foram para o Parque das Tílias, junto ao templo de Santa Luzia. Lá houve vários jogos, alguns entre alunos e professores, o que suscitou grande entusiasmo entre

todos. De seguida, todos recarregaram as energias com o almoço e prepararam-se para as actividades da tarde.

 

 

Pelas 14.00 h visitaram a Citânia de Santa Luzia. Ali visualizaram um documentário sobre este povoado castrejo, que contextualizou o que foi posteriormente visitado.

Trata-se de um património histórico que merece ser conhecido e, sobretudo, preservado.

Após um dia tão bem passado, e sem esquecer a tradicional “Foto de Família”que tão bem caracteriza o espírito duma escola salesiana, os grupos voltaram a reunir-

se e regressaram ao Externato. Aqui, junto da estátua de Maria Auxiliadora, foram anunciados os vencedores desta que foi a nossa I Marcha da Montanha, bem como a

classificação de cada grupo. Cada aluno recebeu um certificado de participação. Foi um dia diferente, divertido e pedagógico. Para o ano fica a promessa da II Marcha da

Montanha!

 

Correu bem o embarque na Ciência

“Externato Maria Auxiliadora embarcou na Ciência”  é o título de um artigo publicado hoje (31/05/2010) no jornal 'Alto Minho' sobre as actividades realizadas no dia de N.ª Sr.ª Auxiladora junto à Caravela Vera Cruz, em Viana do Castelo.

 

 

Embarca na Ciência

 

É já no próximo dia 24 de Maio, segunda-feira, que os alunos da pré-escolar e do 2.º e 3.º ciclos do Externato Maria Auxiliadora vão estar na Caravela Vera Cruz (ancorada perto do Instituto de Socorros a Náufragos) atracada em Viana do Castelo. Ao longo do ano lectivo os alunos desta comunidade realizaram vários trabalhos na área das ciências, poesia, canto, etc. O culminar deste trabalho será então partilhado com todos aqueles que visitarem a embarcação inventada e usada pelos Portugueses nos séculos XV e XVI, réplica exacta das antigas Caravelas.

Convidamos toda a comunidade vianense a apreciar a animação e as experiências científicas que aí vão ser realizadas entre as 11h e as 20h. Contamos convosco!

 

 

 

 
 
 “Embarca na Ciência” com Externato Salesiano” é o título de um artigo publicado no bissemanário regional 'Aurora do Lima' sobre as actividades desta escola das Filhas de Maria Auxiliadora.
Para ver a página deste artigo, clique AQUI.
 
 
Provas Canguru - Matemática
 

No final do 2º período, dia 25 de Março, decorreram, a nível nacional, as provas de canguru. Este ano a nossa escola também participou nesta prova levando a jogo todas as turmas (do 5º ao 9º ano).

As provas decorreram dentro da normalidade e os resultados também já são conhecidos, estando afixados no hall de entrada, perto da secretaria.

Desde já parabéns a todos os que participaram e felicitações aqueles que ficaram nos três primeiros lugares de cada categoria. Contudo, este ano, as felicitações não serão apenas escritas e de boca, todos os que ficaram nos três primeiros lugares de cada categoria receberão um diploma (em principio os mesmos serão entregues no dia da Festa de Maria Auxiliadora).

Parabéns a todos!...
 
Olimpíadas de Física
 

No dia 24 de Abril três alunos do 9º ano passaram o seu sábado na Faculdade de Ciências do Porto, onde participaram nas Olimpíadas de Física. A prova começou por volta das 9h30 e terminou às 12h30. Após almoçarem participaram numa palestra sobre lasers.

Apesar de não terem ficado nos três primeiros lugares da sua categoria, os três alunos consideraram a sua experiência gratificante e bastante interessante. A sua participação não seria possível sem a intervenção da professora de Ciências Físico-Químicas.

Estão todos de parabéns!

Entrevista a ex-combatente
    No passado dia 4 de Maio, a turma do 6.º ano, no âmbito do estudo da Guerra Colonial e da Revolução dos Cravos, na disciplina de História e Geografia de P teve a oportunidade de falar com o General Cipriano Alves, ex-combatente da guerra do ultramar e capitão de Abril. A conversa decorreu num ambiente animado onde alunos e o Sr. Cipriano trocaram impressões sobre este período da história de Portugal. O general Cipriano Alves partilhou com os alunos o modo como ele os os seus camaradas viveram a guerra e como prepararam a revolução. Contou muitos episódios por si vividos e partilhou connosco a sua experiânia. Foram feitas muitas questões. A curiosidade marcou os 90m que durou a aula! Todos gostamos muitos desta oportunidade: falar com quem viveu no terreno uma guerra e nos deua a liberdade! Obrigado Sr. Cipriano!
 
Sessão de esclarecimento - Um dia pela Vida
    "Um Dia Pela Vida" é um projecto da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) que procura mobilizar toda a população para a problemática desta doença e os seus impactos sociais.
    Angariar fundos para as diversas actividades da LPCC, acções de sensibilização e educação para a prevenção, o reforço da solidariedade entre as pessoas e a mudança de atitude face à doença são os objectivos prioritários deste projecto.
    O projecto funciona em regime de voluntariado, com uma Comissão Local a nível concelhio, processando-se a participação da comunidade através da sua organização em equipas que se dinamizam para a realização de actividades orientadas para os objectivos deste projecto.
 
 
No dia 30 de Abril, o Externato Maria Auxiliadora foi o ponto de encontro para uma sessão de esclarecimento sobre o cancro da pele com o Dr. Fernando Ribas. Apesar da pouca participação, os presentes foram unânimes em considerar de grande mais valia esta sessão que nos alertou para os cuidados que devemos ter com a nossa pele e nos informou dos sinais de alerta.
A Luta Contra o Cancro é uma causa de todos nós, por isso não fique indiferente. Participe! É dia 8 de Maio a festa de encerramento. A nossa escola vai lá estar. Venha você também!
 
Campeões Nacionais- Remo 

No passado dia 10 de Abril, os alunos deste Externato, Miguel Machado (6.ºA), Eugénio Pinheiro e Patrício Pereira (8ºA) sagraram-se, na cidade do Porto, campeões nacionais da modalidade de Remo, na categoria de infantis e iniciados nas provas double e quadri, respectivamente. No final das provas receberam o troféu, as medalhas e “ganharam” pontos para o clube que representam : ARCO (Viana do Castelo). Parabéns aos alunos desta escola e seus colegas que, com eles, se sagraram campeões.

Projecto do Clube de Ciências

Durante este segundo período, os alunos inscritos no clube de ciências tiveram oportunidade de desenvolver um trabalho de investigação no âmbito do projecto "Oceanos, Biodiversidade e Saúde Humana", lançado pelo programa Ciência Viva. O trabalho consistia em responder a um desafio sobre a informação dada pelos macroinvertebrados sobre a poluição de um determinado curso de água. Sendo os macroinvertebrados seres vivos sensíveis à poluição, a sua presença pode ser indicadora do nível de poluição de um rio. Depois de escolhido o local a investigar - Rio Âncora - não faltou trabalho, e muito boa disposição!

Os trabalhos finais apresentados a concurso podem ser visitados nos seguintes sítios:

Acquadeviana

Ribeirinhos

Net Segura

Associando-se às comemorações do Dia Europeu da Internet Segura promovida pela DREN, o Externato participou com os trabalhos realizados pelos alunos do 9.º ano na disciplina de TIC. O projecto, denominado “Geração Móvel e Desafios” ganhou forma de um livro digital onde podem ser lidas as nossas e outras histórias produzidas no sentido de consciencializar para eventuais perigos que uma navegação pouco prudente possa causar.

 

ler histórias (volume IX)

Visita de estudo 

Os alunos do Externato tiveram recentemente uma visita de estudo à redacção do jornal "A Aurora do Lima" (6º ano) e ao Museu de Arte da Marioneta (5ºA e B, 7.º, ao 9.º), em Viana do Castelo.
Fica aqui a opinião dos intervenientes e o registo fotográfico!
 
Visita à "Aurora do Lima"
 

No dia 3 de Fevereiro de 2010 pelas 10 horas da manhã visitamos a redacção do jornal “A Aurora do Lima” porque a nossa turma (6º A) está a estudar a modernização do reino no século XIX na disciplina de História e Geografia de Portugal.  Este jornal, o mais antigo de Portugal continental, fundado em 15 de Dezembro de 1855, nasceu exactamente nesse período. Nós fomos muito bem recebidos pelo director actual deste jornal, Bernardo Silva Barbosa neto de António Alberto da Rocha Páris.

Vimos como era e como hoje é feito o jornal. Pudemos ver a máquina que servia para dobra as folhas do Jornal e a máquina impressora.
 
Também vimos Jornais de 1855, data da sua criação. A redacção tem encadernados todos os exemplares que foram publicados desde a 1.ª edição. Visitamos também como hoje se faz o jornal com recurso ao computador e tivemos mesmo a possibilidade de falar com os responsáveis pela sua execução gráfica.

Consultamos também este jornal online(www.auroradolima.com) e falamos com os responsáveis pela sua execução gráfica. No final da visita fomos presenteados com um jornal para cada aluno e com a promessa que na próxima edição seria publicada neste jornal a nossa visita. Todos gostámos muito desta experiência.

A turma do 6º ano
 

Visita ao Museu de Arte da Marioneta 

 
 
Foi muito interessante a visita que tivemos oportunidade de fazer. Na verdade pocos eram os que já tinham conhecimento ue em Viana existia um museu dedicado às marionetas. O guia mostrou-nos várias marionetas que têm sido utilizadas em diversos espectáculos e informou-nos que no 1.º sábado de cada mês realizam um pequeno espectáculo para pais e crianças. Todos adorámos conhecer este espaço.
Turmas 5º A e B
 
 
Inauguração da Estátua de D. Bosco
 

No dia 31 de Janeiro (Domingo), pelas 15h30m, será inaugurada uma estátua, da autoria do escultor vianense, Manuel Rocha, representando D. Bosco com duas crianças.

Estão, desde já, convidados a assistir a esta inauguração no Externato S. João Bosco.

 

 

 

Miúdos Seguros na Net    
    Na próxima sexta-feira, dia 22 de Janeiro, pelas 21 horas realiza-se no polivalente do Externato, com a presença de Tito de Morais (criador do site Miúdos Seguros na Net), uma sessão de esclarecimento para pais, educadores e professores sobre como proteger crianças e jovens dos riscos inerentes à navegação online.
    A navegação na Web não acabará nunca mais. Por essa razão, é muito importante que os educadores estejam esclarecidos para poder ajudar e acompanhar os seus filhos a adoptarem a postura adequada quando estão na Web.
    Contamos com a sua presença! Não falte.

  

Ano Novo, Vida Nova

Um novo ano começou. É tempo de novos projectos, novas descobertas. Desejamos aos nossos alunos e seus familiares um excelente 2010.

Votos de um Santo e Feliz Natal

"O Natal fala-nos da imensidão do Amor de Deus manifestado na Incarnação do Filho. Em Maria encontrámos a mais sublime lição de fé e adesão. Como Ela, estamos implicados neste projecto. Todos somos chamados a dar espaço ao amor divino que tudo transforma e revigora, acolhendo Jesus na nossa vida concreta, numa atitude de confiança, abandono e alegria." In Orar a Palavra

A Comunidade Educativa do Externato Maria Auxiliadora deseja a todos os seus alunos, pais e encarregados de educação um santo natal e votos de um próspero ano novo.

Entrega das Avaliações

Relembramos aos Encarregados de Educação que a partir das 16:00h de hoje, dia 21/12/09, podem levantar as avaliaçãoes dos vossos educandos junto do Director do Turma.
 
 
Festa de Natal
No próximo dia 18 de Dezembro vai realizar-se a Festa de Natal pelas 21:00h no pavilhão do Externato Maria Auxiliadora.
Esperamos que toda a comunidade educativa esteja presente para, juntos, apreciar o empenho dos nossos alunos desde os mais pequeninos aos mais crescidos!

 
Concurso "Uma Aventura"

O Concurso Uma Aventura... Literária 2010 tem cinco modalidades:

 

Texto Original, Crítica, Desenho, Teatro e Olimpíadas da História.

Modalidade Texto Original: Um texto original, imaginado pelo concorrente, com personagens originais. Tema livre. (Uma ou duas páginas dactilografadas ou manuscritas.)

Modalidade Crítica: Crítica a qualquer dos livros seleccionados para o concurso. (Uma página dactilografada ou manuscrita.)

Modalidade Desenho: Um desenho que ilustre um momento de qualquer dos livros a concurso – desenhos a preto e branco em papel A4. (Os concorrentes não devem imitar os desenhos dos livros.)

Modalidade Teatro: Adaptação teatral de um episódio à escolha dos livros a concurso.

Modalidade de Olimpíadas de História: Resumo, ilustrado com um desenho ou colagens, de um texto seleccionado num dos livros a concurso. Máximo 3 páginas.

  • Os trabalhos podem ser individuais ou de grupo. Devem vir identificados com o nome do(s) concorrente(s), morada, telefone, idade, ano que frequenta(m), nome e morada da escola e nome do(s) professor(es) coordenador(es). O fornecimento destes dados deve ser feito através do preenchimento de uma ficha fornecida pela Editorial Caminho. Esta ficha estará disponível no site: www.uma-aventura.pt e será enviada a quem a solicitar.

  • O Júri será constituído por uma equipa da Editorial Caminho.

  • Os trabalhos concorrentes não serão devolvidos. 

Informação daqui

Apressa-te! Procura os teus professores e informa-te como podes participar!

 

Gira-Volei

No dia 22 de Outubro de 2009, Miguel Maia, o mais importante jogador de voleibol nacional juntamente com João Brenha, veio à nossa escola! Ele e outros membros da Federação Portuguesa de Voleibol procuraram promover a actividade do Gira-Vólei.

À tarde, Miguel Maia distribuiu t-shirts e revistas alusivas ao voleibol, montaram campos de voleibol no recreio, distribuíram bolas e jogaram com os alunos.

Após a sua visita à escola, o voleibol tem-se tornado um desporto cada vez mais popular pois vários alunos inscreveram-se no Gira-Vólei e começaram a praticar este desporto! Diariamente temos mini-torneios desta actividade!      

ver mais

 Beatriz Miguel e Luísa Cerqueira, 9.º ano

Uma aula diferente

No passado dia 15 de Outubro, a arqueóloga e professora Olga Matos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo veio falar connosco sobre a arte do Paleolítico Superior.

Arte  Parietal em Lascaux,França

A professora fez uma apresentação em PowerPoint com imagens dos locais onde se encontram algumas pinturas, gravuras e até estatuetas. Toda a turma adorou ouvir as suas explicações. A Professora Olga Matos explicava muito bem a matéria e procurava sempre a forma mais simples para nós a compreendermos bem. Todos participamos na aula pois tínhamos muita curiosidade sobre alguns aspectos e ela esclarecia-nos. No fim da aula a professora Olga mostrou à turma um exemplar de uma ponta de flecha muito que tinha encontrado numa escavação aqui no distrito. Gostei muito desta aula porque foi uma experiencia diferente.

A Turma do 7ºA

Ranking Escolas Básicas 2009

Conheça aqui o ranking das escolas básicas relativamente aos resultados nacionais dos exames de Língua Portuguesa e Matemática. Pode optar por ver os resultados a nível nacional ou distrital.

Parabéns a todos os alunos e professores pelos excelentes resultados obtidos nos exames nacionais de Língua Portuguesa e Matemática em 2009.

Levanta-te e Actua...Não à Pobreza

No dia 16 de Outubro, a nossa escola, Externato Maria Auxiliadora, participou na iniciativa «Levanta-te e Actua… Não à Pobreza», organizada pela Pobreza Zero - GCAP Portugal, em associação com outras organizações, respondendo ao apelo global para agir contra a pobreza e realização dos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio.

 

Vídeo1  Vídeo 2     Vídeo 3

De manhã, no Bom Dia, toda a Comunidade Educativa, recebeu uma fita branca para colocar no pulso, como símbolo de solidariedade com esta causa. Todos os alunos do 5º ano e pré-escolar trouxeram t-shirts vermelhas e os restantes elementos da comunidade, irmãs, professores, funcionários e alunos do 6º e 3º Ciclo trouxeram t-shirts brancas.

Às 10h00 começamos a concentrar os alunos do 5º ano e pré-escolar no pátio de modo a formarem um coração. Em seguida, fez-se o fundo com as t-shirts brancas, de modo a salientar o coração. Fizeram-se dois cartazes com o título “Levanta-te e Actua” e “Contra a Pobreza”.  

Já todos prontos, e depois de uma breve explicação da acção, fizemos a onda, levantamos as mãos gritando “Não à pobreza”, lemos as sínteses de cada turma e concluímos com uma música e o manifesto (lê-o aqui).

 

Desta forma toda a Comunidade Educativa “Levantou-se” e elevou a sua voz em solidariedade com esta causa. O “actuar” agora depende de cada um de nós, de continuar a dar voz e a participar nestas iniciativas, de modo a que os governos se comprometam e mudem as suas políticas em favor dos mais desfavorecidos.

A todos, o nosso mais sincero obrigado, pela presença e “voz” neste evento.

 

  

Catequese

A catequese começou hoje mesmo para o 6º ano. Foi fixe! Foram catequistas a Margarida Pinto e a Ir. Fernanda Afonso.

Amanhã será a vez do 3º Ciclo com a Ir. Fernanda Luz.

O 5º ano começa também nesta semana, um grupo na 5ª feira e outro na 6ª feira, com a Ir. Fernanda Afonso e a Ir. Francelina.É importante saber a razão pela qual é importante frequentar a Catequese. Os horários que preferíamos não são exactamente os que vão ser seguidos, pois estão a ser adaptados às necessidades dos alunos. Logo que estejam bem definidos publicá-los-emos de novo.

 INSCREVE-TE!

A Ficha de Inscrição, pede-a à tua catequista. Podes entregá-la mais tarde, mas logo que consigas tê-la preenchido, agradecemos, por vários motivos. Temos também urgência em saber quantos se inscrevem para comprarmos os catecismos.

Se nos atrasamos, esgotam-se na Livraria.

 

CONTIGO e COM JESUS a vida será mais FELIZ!

 Fica connosco!....

Ser Solidário

A nossa escola tem vindo a desenvolver diversas campanhas solidárias com outros povos, outras gentes, outros locais, várias causas. Mas todas elas conseguiram, mais do que o que se angariou, tocar o coração de todos nós e mostrar-nos como é nossa obrigação de consciência ajudar quem mais precisa.

Este ano não será diferente. As causas pelas quais, para já, nos vamos debater são duas:

1. A iniciativa "Levanta-te e Actua"

2. A acção solidária com o povo do Darfur.

1. A iniciativa ...

... é um apelo global para agir contra a pobreza e pelos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Em todo o mundo, entre os dias 16 e 18 de Outubro, as pessoas vão, literal e simbolicamente, levantar-se e fazer-se ouvir exigindo que os seus governos cumpram com as promessas de acabar com a pobreza extrema e que se alcancem os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) até 2015.


2. Com a iniciativa “Darfur” queremos contribuir para criar as condições mínimas numa escola desse país a fim de que os professores possam cumprir a sua missão de ensinar e os alunos consigam aprender, tendo garantidas as necessidades educativas básicas. Vê, nas apresentações abaixo, os objectivos em concreto:

Darfur 1
View more presentations from EMA.

 

Darfur 2
View more presentations from EMA.

Em breve saberás aqui como tu e a tua turma podem participar nestas iniciativas.

 

Olimpíadas da Matemática

 

Como já tem sucedido em anos anteriores, este ano, o externato tornará a participar nas Olimpíadas de Matemática. Nas mesmas participarão o 6º ano, pré-olimpíadas, e os 7º, 8º e 9ºanos, categoria A. A 1ª fase realizar-se-á no dia 11 de Novembro, neste estabelecimento de ensino. Se alguns dos participantes conseguirem passar à 2ª fase, a mesma realizar-se-á no dia 23 de Janeiro. A fase final será de 25 a 28 de Março na Escola EB 2º e 3º Ciclos de Santa Clara - Évora.

Aqui fica o site com provas das olimpíadas de anos anteriores, para que te possas preparar: http://www.spm.pt/olimpiadas/. Depois de acederes a este site, clicas em arquivo e depois em provas (links que se encontram do lado esquerdo). Boa sorte a todos aqueles que participarem!....

 

 

Olimpíadas do Ambiente

 

A nossa escola irá participar nas Olimpíadas do Ambiente, organizadas pelo Departamento de Ciências e de Artes. Os alunos do 8º e 9º ano que quiserem participar poderão testar os seus conhecimentos sobre os "Objectivos de Desenvolvimento do Milénio”, tema central do concurso deste ano. O 9º ano, integrado nas aulas de EV, poderá ainda participar na modalidade “Ambiente e Arte”. Toda a informação, regulamento e material de apoio encontra-se no site das olimpíadas em: http://www.esb.ucp.pt/twt/olimpiadas/.

Boa sorte a todos os participantes e comecem a preparar-se!

 

Reunião de Encarregados de Educação

No próximo dia 2 de Outubro de 2009, pelas 21:00h, realiza-se no polivalente da nossa escola a Reunião de Pais e Educadores dos alunos do Externato Maria Auxiliadora.

Aproveitamos este momento de encontro para dar as boas-vindas a todos os elementos da comunidade escolar e apresentarmos o Projecto Educativo da nossa escola, O Plano Anual de Actividades, O Regulamento Interno e o Projecto Curricular de Turma.

Esperamos por vós!

Nota:

Os teus professores criaram um e-mail colectivo (da tua turma) para o qual irão enviar fichas de trabalho que poderás aceder e realizar. Assim, podes aprofundar os teus conhecimentos! Pede ao teu DT o e-mail da turma e a password e... bom trabalho!

 

Bem-vinda Madre

     As FMA tem como superiora a Madre Yvonne Reungoat, francesa de nascimento, eleita no Capítulo Geral XXII realizado em Roma em 2008. Animada pelo desejo de estar com as suas Irmãs e consciente da necessidade de as confirmar na alegria e generosidade da entrega à missão educativa, nas suas diferentes valências, Madre Yvonne vem agora a Portugal e dia 24 de Setembro, visita a nossa escola. Estamos a preparar a recepção de boas vindas!

     Toda a comunidade educativa está convidada a vir à nossa casa conhecer a Madre!

Gripe A

     Aprende com a Turma da Mónica os cuidados a ter na prevenção da Gripe A.

 

(ver)

 Plano de Contigência - Gripe A (H1N1)         (consulte aqui)

 

Descobre aqui como o Nuno escapa à Gripe A!

 

Livros

Livros adoptados (consulte aqui)

Obras de Leitura Integral (consulte aqui)