Externato Maria Auxiliadora

"Em todo o jovem, mesmo no mais infeliz, há um ponto acessível ao bem e a primeira obrigação do educador é encontrar esse ponto, essa corda sensível do coração e tirar o melhor proveito disso" D. Bosco

 Home

 Escola 

    Enq. Histórico

    Visita Virtual

    Estilo educativo

    Com. religiosa

    Corpo docente 

    C. não-docente

    Hino/Logotipo 

 C. Educativa

   Projecto Educativo

   Proj. Curricular Escola  

       Adenda

   Calendário Escolar

Horários

     Secretaria

     Biblioteca

 
    Atendimento

Notícias anteriores 

Destaques

P. Contigência H1N1

Pl. Educação Saúde

Mudamos de sítio!
Visite-nos em
 
 
 
 
 


Ano Lectivo 2010/2011

Junho

Mais uma vitória para o externato Maria Auxiliadora!!
Pelo segundo ano consecutivo, as turmas do 5º ano desta escola participaram no Concurso “Os Super Sorrisos ”, promovido pela marca Elgydium, dos Laboratórios Pierre Fabre.
Neste sentido, foi proposto aos alunos que, na disciplina de Área de Projecto, realizassem uma reportagem relatando problemas, conselhos, depoimentos ou experiências com a higiene oral.
O empenho dos alunos foi tal, que lhes valeu o primeiro prémio! Nada mais, nada menos do que uma Playstation 3 para a Escola.
Parabéns a todos os que participaram neste projecto!
Prof. Ana Isabel Lima

ARRAIAL NO EXTERNATO MARIA AUXILIADORA
17.06.2011

No passado dia 17 de Junho, realizou-se o arraial no Externato Maria Auxiliadora, actividade proposta para finalizar o ano lectivo. O objectivo do mesmo era promover o convivio entre todos os elementos da Comunidade Educativa.
O desafio para a concretização desta actividade foi lançado no 2º período e a escola trabalhou em sintonia com a Associação de Pais e Encarregados de Educação. Após algumas reuniões com pais e encarregados de educação para a organização do arraial, o dia 17 de Junho surgiu cinzento e chuvoso. Mas, graças ao Céu, as nuvens dissiparam-se e o sol apareceu. Durante a tarde, os alunos ajudaram a montar as mesas, a decorar ambientes, a transportar bancos e assadores para as sardinhas. Os professores, funcionários e Irmãs ajudaram na preparação dos alimentos e utensílios  necessários para o convívio.
Por volta das 17h30 começaram a chegar pais e familiares.


Às 18h30, os alunos do ensino Pré-escolar abriram o arraial com uma marcha popular e tiveram uma surpresa assim como os alunos do 2º e 3º ciclos e os adultos. Depois da Marcha, foi proposto por alguns elementos convidados da empresa Open Mind a entrarem numa dança de hip–hop.
O arraial prosseguiu com os “comes e bebes”, alguns jogos no pátio e ao som de concertinas.

Por volta das 21h30 os presentes foram convidados a assistir a um concerto do grupo musical “os Jacks” apresentado por um grupo de alunos do 8º ano. Em seguida, 3 alunas do 5º B finalizaram a parte artística com duas danças.

O arraial foi animado e proporcionou um bom convívio entre todos. Tudo foi possivel graças à Associação de Pais e Encarregados de Educação, à colaboração de muitos pais que contribuiram com géneros alimentares e bens materiais de vária ordem, à presença activa e participativa nos vários locais de venda de comidas e bebidas, ao empréstimo do equipamento musical e ao apoio na preparação e decoração dos ambientes. A generosidade foi grande e a possibilidade de concretização do arraial ganhou pelo empenho e disponibilidade dos intervenientes.

A todos um bem haja pela presença, pela colaboração, pela alegria e pela animação. É com o coração pleno de  alegria que gritamos a nossa GRATIDÃO pelo bem que proporcionaram a toda a Comunidade Educativa.
EMA



Pequenos Artistas 13.06.2011


Os Pequenos Artistas são uma actividade que surgiu no Externato Maria Auxiliadora no ano lectivo de 2000/2001, no âmbito da disciplina de Educação Visual e Tecnológica.
A questão não é da possibilidade de o aluno se tornar um artista, mas antes a de cada um ser capaz de desenvolver competências que promovam o seu envolvimento artístico, o seu auto-conhecimento, a criação de linguagens inovadoras que ultrapassem as normas convencionais, o conhecimento histórico-cultural e a argumentação. Para tal é dada ao aluno a oportunidade de ver-para-fazer e fazer-para-ver. Em termos práticos, a actividade desenvolve-se da seguinte maneira: é oferecida ao aluno a oportunidade de explorar a vida e obra de artistas selecionados, e a partir desse momento produzir o seu próprio objecto - seja ele uma cópia do artista, seja uma interpretação ou reinvenção da sua obra,  porque, como dizia Degas: um bom desenho é aquele que dá vontade de desenhar também.
Esta actividade gera o pressuposto de que a arte está ao alcance de todas as mãos, estimula a experimentação e aceita múltiplas tendências estéticas. Pretendemos que os alunos sejam influenciados por diversos modos de sentir, pensar e agir, ultrapassando o mero exercício estético e motivando a consciência social.


Edição 2011



A inauguração aconteceu no dia 13 de junho e a exposição fica patente até 20 de junho no Estação Viana Shopping.
Para solenizar este momento, todos tivemos o prazer de ver e ouvir as apresentações musicais do 5º e 6º ano e da banda “Os Jacks”. Foi um verdadeiro momento de festa, com a participação de Pais, Família e Amigos que todos estimam.
Participam na Exposição d’ Os Pequenos Artistas todos os alunos da pré-escolar e do 2º e 3º ciclo do Externato Maria Auxiliadora. Tivemos ainda a alegria de poder contar com a participação especial de duas antigas alunas: Joana Barros e Rosmaria Coutinho.



A todos os alunos que trabalharam com tanto empenho e dedicação para que esta actividade se realizasse com sucesso, os nossos PARABÉNS! O vosso trabalho enche-nos de orgulho!
Ao Estação Viana Shopping, o nosso mais sincero agradecimento pelo excelente acolhimento.
Às nossas queridas Antigas Alunas: Parabéns e votos de muito sucesso!
Aos incansáveis Pais da APEEEMA... OBRIGADA!
A outros Pais que colaboraram com materiais muito obrigada!
A todos os professores, pais e alunas que quase fizeram uma directa... minha gente: ficou sensacional! O vosso trabalho não tem preço... um dia destes aparece na escola um bolo de chocolate para vós!
Prof. Margarida



Nacional de Gira-Volei 2011 3 e 4 Junho 2011



Nos dias 3 e 4 de Junho, o Externato Maria auxiliadora participou na Final Nacional de Gira-Volei em Castelo de Vide.
A escola foi representada por 6 duplas do 5º ao 9ºano, femininas e masculinas.
Saímos cedinho na sexta-feira, pelas 6h45 da manhã rumo ao Alentejo. A viagem correu muito bem e fomos muito bem recebidos e hospedados no hotel Sol e Serra.
Depois do almoço seguiu-se a Cerimónia de abertura do Campeonato e de seguida iniciaram-se os jogos. Todos os alunos deram o máximo e portaram-se à altura do desafio.
Depois do jantar houve uma festa no salão dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide. Foi muito divertida e os alunos fartaram-se de dançar.
No dia seguinte, logo pela manhã, conclui-se o Campeonato e apesar de todos os alunos se terem empenhado e terem representado com brio as cores da nossa escola, só a dupla Cristo/Aibeo subiram ao pódio com um honroso 3ºlugar não escalão 8-10 anos feminino.
Todos os alunos estão de parabéns!
O grupo de Educação Física


II MARCHA DA MONTANHA – EXTERNATO MARIA AUXILIADORA 01.06.2011

Dia 1 de Junho – um dia esperado por alguns alunos e docentes do Externato Maria Auxiliadora. Mesmo sendo dia dedicado à criança era o dia para a realização da II Marcha da Montanha. Este ano com a presença dos alunos e professoras do 3º e 4º anos do Externato S. João Bosco.


O dia começou no Externato Maria Auxiliadora onde se fez o acolhimento dos alunos e organizaram-se os grupos. Cada grupo tinha o nome de um animal. O primeiro grupo saiu pelas 9h30 em direcção ao monte de Santa Luzia. Pelo caminho, os grupos, realizaram provas diversificadas desde o jogo do 24, à apanhada de formigas e a realização de um questionário sobre os direitos da criança.



O encontro de todos os grupos (11 grupos no total) seria no parque junto ao Templo do Sagrado Coração de Jesus. No parque forneceu-se o almoço e a tarde foi bem aproveitada com jogos e uma visita ao lugar.
Por volta das 15h30 o regresso à escola. Toca a descer o monte em plena alegria. Um dia bem passado para promover o convívio e a partilha entre todos.
Bem haja a todos os que promoveram esta actividade, especialmente, aos docentes de Educação Física.
EMA


Maio

Encontro Regional de Viana do Castelo
Paredes de Coura - Gira-Volei 2011
14.05.2011


No passado Domingo, dia 15 de Maio, realizou-se mais uma vez o Encontro Regional de Viana do Castelo, no Largo Hintz Ribeiro, em Paredes de Coura.
O Externato Maria Auxiliadora participou juntamente com o Externato São João Bosco em mais esta actividade promovida pela Federação Portuguesa de Voleibol.
Todos os alunos participaram com alegria e empenho e conseguiram trazer da competição várias medalhas e também o apuramento para o Encontro Nacional de Gira-Volei que se irá realizar em Castelo de Vide nos dias 3 e 4 de Junho.
Parabéns a todos os alunos!
                           
Os professores de Educação Física:
Ana Isabel Lima e Marco Alexandre



Externato Maria Auxiliadora na
1ª Feira de Ciências Hands-on Science
13.05.2011

No passado dia 13 de Maio de 2011, os alunos do 2º ciclo deslocaram-se até à Universidade do Minho, em Braga, para visitarem e alguns deles participarem na 1ª Feira de Ciências Hands-on Science.
Chegados à Universidade do Minho, os alunos que tinham projectos a apresentar montaram e prepararam o material de que necessitavam para demonstrarem os trabalhos a que se propunham. Em seguida, todos os alunos circularam pelo local onde decorria a referida feira, onde tiveram a oportunidade de ver e interagir com alunos de outras escolas que também se encontravam a apresentar os trabalhos por eles desenvolvidos.


A nossa escola foi representada por 12 trabalhos realizados por alguns dos alunos de 5º e 6º ano, sendo importante realçar que três desses trabalhos foram classificados como os três melhores e um deles ainda mereceu uma menção honrosa. Parabéns aos que conseguiram obter esta classificação e a todos aqueles que participaram, pois também eles estiveram e representaram muito bem a nossa escola! Parabéns!
Para aqueles que têm mais curiosidade aqui vão os trabalhos que participaram e o respectivo ano de escolaridade.


5º ano:

- ETA à mão (3º Lugar)
- Explosão de cores (Menção Honrosa)
- A água - um bom solvente e "meio de transporte"
- Clip Voador
- Balão à prova de fogo
- O poder da cor branca e da cor preta



6º Ano
- Pressão (1º Lugar)
- Barco a gás (2º lugar)
- O açúcar dançante
- O ovo engarrafado
- Condensação
- Equilíbrio
Prof. Zita Esteves


Abril

Externato Maria Auxiliadora embarcou n’
Uma Aventura…Literária 2011

No concurso Uma Aventura… Literária 2011, promovido pela Editora Leya, foram enviados mais de 10 540 trabalhos individuais e de grupo provenientes de mais quatrocentas escolas de norte a sul do país, ilhas e estrangeiro. Já é um concurso que conta com várias edições e cuja participação dos alunos tem aumentado exponencialmente.
A Editora Leya merece uma palavra de agradecimento por continuar a promover iniciativas que promovem jovens leitores e escritores. No seguimento deste objectivo, no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, os alunos do Externato Maria Auxiliadora, como já tem sido costume, participaram neste concurso anual. Todos os alunos estão de parabéns pelo entusiasmo e dedicação que demonstraram ao enviarem os seus trabalhos para a Caminho. No entanto, como nem todos podem ser vencedores, este ano coube aos alunos do 7º ano, nomeadamente Inês Reis, Guilherme de Matos, Ricardo Coutinho e Tiago Cerqueira, que alcançaram o terceiro prémio ex-aequo de Crítica Literária 3º Ciclo. Os alunos Inês Reis e Tiago Cerqueira estão duplamente de parabéns, uma vez que receberam outro terceiro prémio ex-aequo de crítica literária.
As maiores felicidades aos premiados e aos outros por terem participado nesta iniciativa.
Prof. Vera Lourenço


Olimpíadas do Ambiente



Mais um ano, a nossa escola participou nas Olimpíadas do Ambilimpíadasde ambiente à prova cujo tema central deste ano era “A água”. Apenas quatro alunos aceitaram o desafio da 1ª eliminatória sendo todos apurados para a segunda eliminatória. Passada esta fase, seguiu-se o apuramento dos 30 finalistas da categoria, estando entre eles o nosso aluno Bruno Vicente, do 9º A. 
Os nossos mais sinceros parabéns a este grande finalista e aos restantes alunos que participaram nesta iniciativa!
Prof. Andreia Cabral


Externato Maria Auxiliadora
vence o 2º Campeonato Distrital
“O jogo nas escolas”
27.04.2011

A equipa de futebol formada pelos alunos do 8º ano da nossa escola está de parabéns. A equipa inscreveu-se no concurso lançado pelo Jornal “O Jogo” – O jogo nas escolas - para alunos do 3º Ciclo, sendo promotor do evento o  próprio Jornal, tendo o apoio do Futebol Clube do Porto e da  Dragon Force, FCP, e como Media Partner a RTP.


Com orientação e treino do professor Marco Pereira, docente de Educação Física, fizeram um torneio interno tendo sido apurados para jogar o campeonato distrital na escola da Correlhã no dia 27 de Abril.


Deste modo, dia 27 de Abril, às 14h00 realizou-se o 2º Campeonato. Estavam apuradas 5 equipas: a Escola vencedora o ano passado do 1º Campeonato, a escola EB 2,3 da Correlhã, a Escola EB de Távora, Escola EB de Arcozelo, Colégio do Minho e nós, Externato Maria Auxiliadora.


As equipas jogaram todas umas contra as outras em jogos de 16 minutos (8 minutos cada parte). Embora estivesse muito calor nada desanimou ou esmoreceu as equipas que com grande desportivismo e fairplay jogaram e, como dizia a organização do evento, divertiram-se.


A equipa do Externato Maria Auxiliadora venceu os 4 jogos realizados, fez 16 golos, não sofreu derrotas e obteve o 1º lugar do Campeonato Distrital. Deste modo ficou apurada para ir ao Porto ao Campeonato Nacional que se realizará no dia 6 de Junho, esperando que seja no Estádio do Dragão com outras equipas apuradas a nível distrital.


Os nossos rapazes – Luís Miguel, Luís Pedro, Rafael, Rodrigo, Filipe, João Henrique e Tomás, estão de parabéns pelo empenho, pela atitude, pela união de equipa. E aí vamos nós rumo ao Porto!

O Externato Maria Auxiliadora



PARABÉNS RAPAZES!
27.04.2011


Março

Visita dos alunos do 4º ano
do Externato S. João Bosco
29.03.2011

Foi com muita alegria que recebemos os nossos amigos de Ext. S. João Bosco para uma manhã de actividades na nossa escola. Assim, a proposta foi de participarem em aulas de: Ciências, Inglês e EVT. No final da manhã um torneio Gira-volei entre os alunos dos 4ºs anos do Externato S. João Bosco e os alunos dos 5ºs anos do Externato Maria Auxiliadora, foi a forma de terminar em grande esta manhã. Obrigada pela vossa visita!






Pedro Seromenho 21.03.2011


O Externato Maria Auxiliadora contou hoje com a presença de Pedro Seromenho, um escritor/ilustrador repleto de talento e de simpatia. Em duas sessões interessantes e divertidas, os alunos não só tiveram a oportunidade de conhecer melhor o processo de escrita e de ilustração de Pedro Seromenho, como também tiveram a oportunidade de participar um pouco no mundo criativo e mágico que acompanha as aventuras de Gonçalo, o protagonista de «A Nascente de Tinta» e «O Reino do Silêncio». No fim, houve um sessão de autógrafos e ilustrações personalizadas que encantou a maioria dos alunos.


Pelo agradável momento que Pedro Seromenho proporcionou aos alunos e docentes, o Externato Maria Auxiliadora agradece a sua presença e deseja-lhe, do fundo do coração, o maior dos sucessos nas próximas aventuras literárias.
Prof. Marco Silva

Fevereiro

CAMPEONATO REGIONAL INFANTIS – NATAÇÃO
PARABÉNS TOMÁS VALE

O Externato Maria Auxiliadora tem razões para se alegrar com os dons e competências desenvolvidas pelos seus alunos. Deste modo, alegramo-nos pela participação do aluno Tomás Machado de Sousa Vale, do 8º A, no Campeonato Regional Infantis na modalidade de Natação que decorreu entre os dias 18 e 20 de Fevereiro, em Braga.

As provas realizadas e os lugares conseguidos:

400 metros estilos - 2º lugar
400 metros livres - 6º lugar
100 metros mariposa - 3º lugar
4x100 metros livres/ 4x200 metros livres / 4x100 metros estilos - 2º lugar em ambas
1500 metros livres - 6º lugar
100 metros livres - 3º lugar

Parabéns Tomás!


Hortas Pedagógicas
21.02.2011

No passado dia 21 de Fevereiro, os 5ºA e o 5ºB do Externato Maria Auxiliadora assistiram a uma formação sobre as Hortas Pedagógicas, promovida pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo (CMIA), no âmbito da disciplina de Área de Projecto.
Nesta formação, os alunos ficaram a conhecer muitas coisas relacionadas com a produção de uma Horta, nomeadamente:
- desenho e organização da horta
- ferramentas necessárias
- preparação do solo
- sementeira
- transplante
- época de cultivo, densidades e compasso
- problemas da horta
- cuidar do solo
- rega
Para além disso, os alunos tiveram oportunidade de plantar, numa sementeira, melão, tomate, ervilha, pepino, entre outras qualidades de cultivo.
Os alunos aprenderam e divertiram-se muito.


Torneio de Minis Femininos
- Pavilhão de Santa Maria Maior
21.02.2011

No dia 21 de Fevereiro de 2011 a equipa de Infantis B Femininos do Externato Maria Auxiliadora, participou num torneio de Voleibol organizado pelo Voleibol Clube de Viana e que contou com a participação de vários clubes, entre eles o Vitória de Guimarães, Amares, Colégio de Lamego e o Voleibol Clube de Viana. Num total de 8 equipas a nossa escola conquistou um honroso 4º lugar.


Parabéns pela participação!
O Grupo de Educação Física


Corta-Mato Distrital 14.02.2011

No passado dia 14 de Fevereiro de 2011 decorreu durante a manhã o Corta – Mato Distrital na Pista Municipal de Atletismo dos Arcos de Valdevez. Estiveram presentes todos os melhores atletas das escolas do distrito incluindo o nosso Externato.


Foi grande o entusiasmo e espírito desportivo com que todos participaram e dignificaram as escolas que representavam. Parabéns a todos os participantes!
O Grupo de Educação Física

GIRA-VOLEI
3.02.2011

Na manhã do dia 3 de Fevereiro,  realizou - se um campeonato de Gira -  Volei envolvendo todo o Externato. Foi com grande Fair - Play que  todas as duplas participaram e no fim todos se mostraram satisfeitos  com a actividade realizada. Parabéns a todos os participantes.


Duplas apuradas para o Encontro Distrital em Paredes de Coura:

8-10 Anos Femininos:
Sofia  Aibéo - Marta Cristo; Maria João - Inês Martins
8-10 Anos Masculinos:
Diogo - Pedro ; Gonçalo Lima - Gonçalo Malheiro
11-12 Anos Femininos:
Madalena-Carolina Paço; Francisca Bag.-Maria Borges
11-12 Anos Masculinos: Miguel Sousa - Luis Afonso
13-15 Anos Femininos:
Sofia Casanova-Cátia Morais; Ana Rita-Vera Meixedo
13-15 Anos Masculinos:
Miguel Passos - Nuno Fernandes;
Patrício -  Eugénio Pinheiro


Grupo de Educação Física

ENCONTRO DE PRÉ-ADOLESCENTES 5.02.2011

Foi no passado dia 5 de Fevereiro que cerca de 150 adolescentes dos 10 aos 12 anos dos ambientes salesianos, acompanhados por 20 animadores, se reuniram em encontro anual de pré-adolescentes. O da zona norte teve lugar no Colégio dos Órfãos do Porto e da nossa escola participaram 31 alunos mais 2 professoras e 2 irmãs. Por volta das 8h20 partimos de Areosa, Viana do castelo rumo ao Porto. Uma manhã fria mas solarenga, de facto o sol foi muito nosso amigo nesse dia.


Quando chegamos ao Colégio dos órfãos uma animadora, a Idália, confirmou se estávamos todos. Entregou os crachás que foram distribuídos por cada um de nós. Em seguida fomos para uma sala onde já se encontravam outros pré-adolescentes de casas salesianas. Todos cantavam e jogavam sob a orientação de um animador. Para dar inicio ao encontro a Ir. Fernanda Luz, responsável pela pastoral juvenil da parte das Irmãs, deu-nos as boas vindas e recordou-nos o tema: saber escutar.


O padre David que nos orientou para o tema iniciou com a proposta de ouvirmos vários sons. Por isso escureceram a sala e puseram-nos à escuta. Em seguida fizemos um pequeno intervalo e na segunda metade da manhã fomos para os grupos. Para introduzir ao tema fizemos alguns jogos em que colocamos a escuta à prova. Depois fomos confrontados com o exemplo de Samuel. Um modelo de escuta atenta aos sinais de Deus e de quem se deixa orientar para compreender o que Deus quer. Modelo de escuta da Palavra de Deus que nos chama a dizer sim à vida e ao projecto de Deus.
E eis que chegou a hora do almoço.
Da parte da tarde fez-se um peddy-paper pela cidade do Porto. Um momento de convívio mas também de união entre o grupo. O peddy-paper finalizou no Colégio com um momento de oração. Mas antes, e esperando que chegassem todos os grupos, vivemos um momento de festa salesiana ao som das famosas canções que o MJS canta e dança. Depois desse momento alegre, a oração foi muito bem vivida.
E deste modo chegou-se ao fim com uma alegria imensa. Obrigado a quem preparou e possibilitou este momento. 
 

Olimpíadas do Ambiente  

Mais um ano a nossa Escola participou nas Olimpíadas do Ambiente, coordenadas por elementos da Escola Superior de Biotecnologia - Universidade Católica Portuguesa, da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza e do Zoomarine - Mundo Aquático SA.
As OA têm como objectivos fundamentais:

· Incentivar o interesse pela temática ambiental;

· Aprofundar o conhecimento sobre a situação ambiental portuguesa e mundial;

· Estimular a capacidade oral e escrita;

· Promover o contacto com situações experimentais concretas;

· Desenvolver o espírito e curiosidade científica; e

· Estimular a dinâmica de grupo e espírito de equipa, assim como a cooperação.

Participaram, os alunos do 8º e 9º ano que desejaram inscrever-se na prova. E já são públicos os resultados da 1ª eliminatória das Olimpíadas do Ambiente. Os seguintes alunos estão apurados para a segunda eliminatória a realizar-se no dia 22 de Fevereiro:

Bruno Miguel Vicente dos Santos
Concha Guedes de Magalhães Romão da Conceição
Rui Joaquim Neves Santos Rufo
Nuno Emanuel Gonçalves Fernandes
Prof. Andreia Cabral


Ida ao Teatro Municipal Sá de Miranda  8.02.2011


No passado dia 7 de Fevereiro de 2011, os 6os anos do Externato Maria Auxiliadora foram ao Teatro Municipal Sá de Miranda para visualizarem a peça Era Uma Vez Um Dragão.
A peça teatral iniciou com um vídeo sobre o Teatro Municipal Sá de Miranda, os actores e actrizes e, claro está, o realizador António Manuel Couto Viana. O dramaturgo e ensaísta vianense nasceu no ano de 1923 e morreu em Lisboa no ano transacto, 2010. Ele foi o fundador da primeira companhia Portuguesa de teatro infanto-juvenil, o “Teatro do Girifalto”. Esta peça foi uma merecida homenagem ao poeta.
Todos nós sentíamo-nos ansiosos, pois para alguns era a primeira vez que iriam ver uma peça. De repente uma menina borboleta acordou e tinham um comando que dava luzinhas e, através desse comando contou-nos uma história sobre três amigos pré-adolescentes que se chamavam: Catrapaz, uma menina corajosa que tinha um guarda-chuva que servia de espada, Catrapiz, um rapaz aventureiro e engraçado e, por último, Catrapuz é um rapaz aventureiro, explorador e brincalhão.
A história começa com os três amigos a passear, seguidamente vão para a floresta procurar um sítio para dormir. Aí o Catrapiz conta-lhes uma história sobre um dragão. Catrapaz fica assustado e pergunta-lhe se o dragão tem escamas, língua grande, juba, dentes, asas, garras e olhos e ele diz que sim. Passado um bocado Catrapiz e Catrapaz adormecem, enquanto Catrapuz admira a lua e as estrelas. Este, quando repara que eles já estavam a dormir, também adormece, mas fica aborrecido. De manhã, Catrapuz acorda bem cedo e prepara uma partida vestindo-se de princesa e depois de dragão. Enfim os amigos descobrem tudo, mas acabam por perdoá-lo, porque o valor da amizade entre os três prevalece.
No final da peça, dirigimo-nos para uma sala que continha os desenhos que apareceram no ecrã.
Gostamos imenso desta actividade e desejávamos que este momento se repetisse por mais vezes.
Rita Quesado Monteiro Enes 6ºA Nº16


Tornei de Gira-Volei  3.02.2011


Dia do Francês  2.02.2011

No passado dia 2 de Fevereiro comemorámos o Dia da Língua Francesa. Na impossibilidade de organizar esta actividade no dia da festa nacional da França, comemorado a 14 de Julho, optámos por uma data diferente, mas que ocupa igualmente um lugar de destaque na cultura francesa. Com efeito, no dia 2 de Fevereiro celebra-se, em França, uma festa religiosa chamada festa da Candelária ou das Candeias (“La Chandeleur”), caracterizada pelo convívio familiar e pela confecção e degustação dos famosos crepes franceses. Graças a esta iguaria, o dia passou a ser sobretudo conhecido por dia dos crepes.
Curiosamente, reza a História que os crepes surgiram durante o Império Romano e que o Papa Gelásio I distribuía crepes aos peregrinos que chegavam a Roma. Para além disso, à volta dos crepes existem diversas histórias e superstições muito engraçadas.
-Diz-se que os crepes fazem lembrar o sol devido à sua forma circular e à sua cor dourada, evocando a chega próxima da Primavera.
-Os mais supersticiosos crêem que, se atirarem um crepe ao ar, segurando a frigideira com a mão direita, ao mesmo tempo que seguram uma moeda de ouro na mão esquerda, terão um ano próspero se o crepe assentar correctamente na frigideira.
-Diz-se também que o primeiro crepe a ser confeccionado deve ser guardado no cimo de um armário para que as colheitas seguintes sejam bastante fartas e para que a pobreza seja afastada do lar.
Como não poderia deixar de ser, não faltaram os crepes na nossa Cafétéria Française, acompanhados por deliciosos “gâteaux au chocolat”, “pains au chocolat”, “croissants”, e pela não menos famosa “Quiche Lorraine”, entre outras especialidades francesas.
Durante a tarde os alunos assistiram ainda ao filme francês Astérix et Obélix: Mission Cléopâtre, e foram nomeados os grandes vencedores do concurso de maquetes da Torre Eiffel, no qual participaram vários alunos com trabalhos fantásticos.
Prof. Patrícia Borlido

Concurso Torre Eiffel
  2.02.2011

Foi com um gozo enorme que montamos a exposição. E em cada trabalho colocado, descobríamos  a  enorme  dificuldade de selecção dos vencedores.
Gostávamos de ter 71 prémios, para as 71 participações.
71 vezes obrigada aos adultos - Pais, Avós, Amigos, Padrinhos - que participaram.
71 vezes parabéns a todos os que a sorrir entregaram os trabalhos.
71 vezes obrigada por nos oferecerem momentos assim.

Os vencedores encontrados foram:
1º lugar: Gonçalo Malheiro
2º lugar: Inês e Miguel Magalhães
3º lugar: Miguel e Catarina Silva



Janeiro

Concurso Torre Eiffel

Hoje realizou-se a montagem da exposição do Concurso das Torre Eiffel. Queremos aqui deixar o nosso muito obrigada a todos pela participação! E mais, parabéns a todos pela criatividade, empenho, e excelentes resultados! Estamos ansiosos para descobrir os vencedores... entretanto cá fica um cheirinho da exposição! Boa sorte para todos!



Feira de Minerais

Integrada na comemoração do dia de D. Bosco, realizou-se a I Feira de Minerais do Externato Maria Auxiliadora.
Os minerais, propriedade da empresa Minermós, estiveram em exposição e venda nos dias 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro. O evento foi de grande interesse para os alunos, que tiveram oportunidade de observar uma grande variedade de minerais em bruto e polidos, assim como fósseis de vários organismos. Vários alunos, motivados pela observação, procuraram saber mais sobre a extracção e utilidade dos minerais presentes, começando algumas colecções pessoais.
O nosso agradecimento a todos os alunos e encarregados de educação que tomaram parte neste evento.



Robótica


Para comemorar o dia de S. João Bosco, durante a parte da tarde do dia 31 de Janeiro, os alunos de 3º ciclo tiveram a oportunidade de assistir a uma demonstração de Robótica feita pelo Professor Manuel Filipe Costa, professor de Física da Universidade do Minho.Durante cerca de uma hora os alunos tiveram a oportunidade de conversar sobre o funcionamento de alguns robôs, ver algumas demonstrações e vídeos de provas efectuadas por outros alunos em várias competições nacionais e internacionais.




Convívio D. Bosco 2011

Era o dia 25 de Janeiro de 2011. No Bom Dia recordámos a conversão de S. Paulo, que de perseguidor de Cristo virou a grande evangelizador com Cristo. Era o último dia da semana dedicada à oração pela unidade dos cristãos. E daí?
 
Pois bem, aproxima-se a Festa do nosso Santo Fundador, S. João Bosco, o grande apóstolo e amigo da juventude. Nestes dias, nas aulas de Formação Cívica, Moral ou Área de Projecto, os alunos estão a ver, com muito agrado um filme sobre a vida de D. Bosco, porque não proporcionar-lhes uma vivência de convivio entre colegas e professores, mais intensamente ao estilo de D. Bosco? Foi isso que aconteceu das 15.15h às 16.25h.
 
Os alunos do 9º ano como animadores prepararam 6 jogos diferentes: eixo, arcos, corda, pirâmide, basket e futebol e organizaram de tal modo que todas as turmas ficaram ocupadas durante cerca de 45 minutos em ameno divertimento. Alguns pais que passaram no pátio comentavam: "Isto é bom! Precisam de aprender também a conviver!" Depois seguiu-se o último jogo-surpresa, sim porque tudo isto foi surpresa, os 9º anos conseguiram manter o segredo. Entraram todos no Ginásio e era preciso fazer o que uma visita ilustre ia pedir, o que daria muita pontuação às turmas. E D. Bosco apareceu no palco e dinamizou a dança final. Pena que a máquina fotográfica era amadora!... A auxiliar de D. Bosco, Professora Andreia e o próprio, Professor Marco puseram todos os alunos a dançar!.... Só visto!



 
Seguiu-se a premiação, momento que a Ir. Anabela animou e faz saborear de modo que todos vibrassem com a vitória de todos, mas justiça seja feita e a turma vencedora foi o 6º B. parabéns a todos. E vieram os merecidos bombons para animadores e para cada aluno.
Às 16.25h, pontualmente, a actividade estava terminada.
Foi um maravilhoso convívio que merece ter outras edições.
Ir. Mª Fernanda Afonso


Alteração da data de entrega do concurso da Torre Eiffel:

Caros alunos a data foi alterada para dia 1 de Fevereiro, porque no dia 31 de Janeiro as actividades programadas exigem a nossa presença no Externato S. João Bosco. Quem quiser entregar mais cedo, não hesite!




Programa para o Dia de D. Bosco [31 Janeiro]





D. Bosco
Lembramos a toda a comunidade educativa que no próximo dia 31 de Janeiro celebramos o Dia de D. Bosco. Dentro em breve apresentaremos neste espaço o programa da nossa escola para celebrar este dia.


Relembra a sua história aqui!


Visita da Pré-escolar ao Lar S. Tiago