Geração da Paz


O Programa Geração da Paz surgiu a partir da assinatura de uma carta de intenções entre UNESCO, Secretaria de Educação do Estado do Ceará e Universidade Estadual do Ceará por ocasião da Conferência Internacional sobre os Sete Saberes, promovida pela UNESCO e realizada pela UECE e UCB em setembro de 2010.


O Programa tem entre seus objetivos mobilizar a sociedade para o compromisso de promover ações educativas e sociais voltadas para a valorização da vida e geração da paz partindo do significado e sentido dos direitos humanos e como este entendimento se desdobra em ações que possibilitem a paz consigo mesmo, com o outro/sociedade e com a natureza.


Difundir a Paz no mundo é um imperativo necessário à sobrevivência do ser humano na Terra, caso contrário estaremos fadados à destruição total de tudo quanto construímos esse tempo todo. Por isso, acreditando nessa premissa é que resolvemos responder ao chamado de sermos instrumentos de PAZ na Escola e no Mundo. Realizamos sempre que preciso intervenções pedagógicas na escola para esta educação para a paz e será um grande desafio assumir o papel de promover a paz no cotidiano escolar, na família e na própria comunidade, anunciado o bem, valorizando o amor, a cooperação, a tolerância, a amizade, o respeito e a Fraternidade. Acreditamos que fazer Educação está para além das disciplinas escolares, ela perpassa a própria constituição da Natureza Humana e sua Transcendência.

Texto de  JERFFSON BRUNO OLIVEIRA

Comments