Sinop-MT

INVISTAM EM SINOP

 
Exibir mapa ampliado
 
"... um dos municípios de médio porte do país que mais cresceram economicamente nos últimos anos. ... os avanços em Sinop se devem, principalmente, à variedade de pilares em que a economia local se baseia. ... “motores da economia da cidade: madeira, serviços e educação”, que fomentam o crescimento médio anual de 8,5%.... (Revista Veja; agosto de 2010)

  
 
 
     Sinop é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Em 1972, ninguém seria capaz de imaginar que, menos de três décadas depois, uma população estimada em mais de 100 mil pessoas habitassem naquele local.
        Sinop é uma das principais cidades do estado. Também está instalado ali um radar do Sivam, para monitoramento da Amazônia Legal, na parte oeste da município. Conhecida como a Capital do Nortão, a cidade não para de crescer. Uma cidade que atualmente é polo de referência em todo o Norte mato-grossense, no que diz respeito à saúde, a educação, indústria, comércio, lazer e outras áreas. 
  • “Geografia: Localiza-se a uma latitude 11º50’53” sul e a uma longitude 55º38'57" oeste, estando a uma altitude de 384 metros. Sua população em 2009 é de 114.051 habitantes. Possui uma área de 3.206,86 km².
  • Origem do Nome: O nome do município é derivado do acrônimo de Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná, empresa responsável pela colonização do norte de Mato Grosso por agricultores do norte do estado do Paraná.
  • História: O processo de ocupação da área onde hoje está localizado a cidade de Sinop teve início no ano de 1972, quando a Colonizadora paranaense Sinop S.A. adquiriu de terceiros aproximadamente 500 mil hectares de terra , situados a 500 km de Cuiabá na BR-163 (trecho Cuiabá-Santarém), e criou a Gleba Celeste. Naquela época, uma viagem do interior do Paraná até Sinop demorava cerca de sete dias. Mas, apesar dessa grande dificuldade, o fluxo migratório na direção Oeste, que acompanhava o adentramento da fronteira agrícola no Norte de Mato Grosso ia crescendo. Na implantação e execução do projeto, 400 homens e máquinas atravessaram o rio Verde, abrindo as primeiras picadas na selva, para plantar quatro cidades (Sinop, Vera, Santa Carmem e Cláudia), 1.400 quilômetros de estradas vicinais, campos experimentais, centro comunitários, escolas infraestrutura de apoio para atender aos novos habitantes, brasileiros de todas as regiões do País que, num fenômeno de explosão populacional, acorreram para enfrentar os desafios de ocupação da Amazônia mato-grossense; e forjaram a "mística do Nortão". A abertura das primeiras ruas de Sinop teve início em maio de 1972 e logo as primeiras famílias de pioneiros chegavam à cidade. E o resultado não poderia ter sido outro: no dia de sua fundação, em 14 de setembro de 1974, a cidade de Sinop era um verdadeiro canteiro de obras, com mais de 20 quadras. Tudo foi muito rápido. Menos de dois anos depois, no dia 24 de julho de 1976, o então governador José Garcia Neto assinou a Lei 3.754/76, elevando Sinop à categoria de distrito do município de Chapada dos Guimarães. Não se passaram quatro anos e, em 17 de dezembro de 1979, o governador Frederico Campos assinou a Lei 4.156/79, que elevou Sinop à categoria de município.
  • Economia: A principal atividade econômica é a prestação de serviços, com grande destaque também para o setor pecuário (bovinos e suínos), cultivo de algodão e cereais (soja, milho e arroz) e indústria madeireira. São mais de 10 mil empresas instaladas e consolidadas em Sinop das quais 1.401 pertence à indústria, 3.197 pertencem ao atacado, 392 ao varejo e 5.243 a prestação de serviços. A prefeitura está trabalhando na criação de projetos para instalação de dois Distritos Industriais (DIC`s) no município, um destinado para empresas poluentes e outro para não poluentes, facilitando, assim, a estruturação das áreas.

ü Setor primário: O setor agropecuário é considerado a sua principal atividade econômica, com destaque para o cultivo de grãos. [carece de fontes?]

ü Setor secundário: Sinop conta com aproximadamente 1.000 indústrias, especialmente a indústria madeireira.

ü Comercio: Como Sinop é uma cidade polo e atrai muitas empresas de móveis, eletrodomésticos, automóvel e agropecuária.

 

·         Infraestrutura:

ü  Saúde: O município possui três hospitais e um pronto atendimento. Na cidade está instalado a única Ala de Oncologia da região norte do Estado, com vinte leitos.

ü  Segurança Pública: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar - 11° Batalhão de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar - 4° Batalhão de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal de Trânsito.

·         Sistema de ensino: Sinop conta com mais de 27.000 estudantes matrículados nas escolas públicas e privadas segundo o IBGE em 2009. Em Sinop existem diversas escolas de ensino básico e médio. O município é também conhecido por ser uma cidade universitária, pois possui diversas instituições de ensino superior, tais como:

ü  Universidade de Cuiabá - UNIC.

ü  Faculdades de Sinop - FASIPE.

ü  Faculdade Cenecista (CNEC - Campanha Nacional de Escolas da Comunidade) de Sinop.

A cidade tem 24 escolas que atendem o ensino infantil

ü  12 escolas públicas municipais

ü  12 escolas privadas

Mais de 40 que atende o ensino fundamental

ü  11 escolas públicas estaduais

ü  21 escolas púplicas municipais

ü  9 escolas privadas

E 13 escolas para o ensino médio

ü  7 escolas públicas estaduais

ü  6 escolas privadas

Existem na cidade várias escolas de ensino de línguas estrangeiras como: CNA, Fisk, Wizard e Kumon.

·         Comunicações: A cidade possui os principais operadores de telefonia, móvel e fixa; onze provedores de internet banda larga; quatro emissoras de rádio; e cinco emissoras de televisão:

ü  TV Capital

ü  TV Centro América Sinop

ü  TV Cidade

ü  TV Cidade Verde

ü  TV Regional

·         Transportes: Por via aérea o acesso ao município é realizado pelo Aeroporto de Sinop. O aeroporto está localizado a 13,4 km do centro da cidade, e conta com balizamento noturno desde maio de 2008; tendo uma pista com mil e seiscentos metros de extensão. Atualmente 2 empresas atuam na prestação de serviços de voos regulares: Passaredo e Trip. Por via terrestre o acesso ao município é feito principalmente pela rodovia BR-163, que no perímetro urbano está duplicada. Oito empresas fazem o transporte intermunicipal e uma atua no transporte coletivo urbano. Em Sinop não há transporte por ferrovia e nem por hidrovia.

·         Turismo e cultura: Existem no município algumas opções de lazer, como a praia do Cortado, no rio Teles Pires, e o parque ecológico situado no Jardim das Primaveras. Sinop é uma cidade planejada, observando critérios urbanísticos modernos, com traçado regular e quadras interligadas por mais de 480 quilômetros de ruas e avenidas. As áreas residenciais são limitadas por avenidas de até 50 metros de largura, com calçadas de até 7 metros. As ruas têm 20 metros de largura, com calçadas de 5 metros. Existem praças, reservas naturais e áreas de lazer. As avenidas e ruas levam nomes de árvores e flores, como Acácias, Sibipirunas, Jequitibás, Tarumãs, Palmeiras, Orquídeas, Avencas, Azaleias, Lírios e Violetas. Para quem gosta de esportes, a cidade de Sinop possui o Estádio Gigante do Norte, onde joga o Sinop Futebol Clube, o time oficial da cidade, onde foi revelado o atual goleiro do São Paulo, Rogério Ceni. Existem também na cidade os Jogos Olímpicos de Sinop, com várias modalidades esportivas entre estudantes. O estádio Gigante do Norte tem a capacidade de 15000 pessoas, nesse estádio já ocorreram partidas de times grandes como Santos e São Paulo contra o local Sinop FC.  E também é a cidade natal do piloto de Motocross Freeestyle Gilmar Flores (conhecido também como "Joaninha")

 

  

 

 

 

  

 
Comments