Frequência respiratória







Frequência respiratória é o número de ciclos respiratórios ( inspiração e expiração) que o organismo realiza involuntariamente por minuto.

Até certo ponto é possível controlar os movimentos respiratórios. O ser humano pode parar de respirar durante certo tempo, também é possível aumentar ou diminuir voluntariamente a frequência respiratória. Entretanto, o sistema nervoso exerce sobre os movimentos respiratórios um controle independente de nossa vontade. Em condições de repouso, nosso sistema nervoso produz, aproximadamente a cada 5 segundos, impulsos nervosos que estimulam a ventilação pulmonar em uma frequência de 12 a 15 vezes por minuto.

Quando nos exercitamos, as células musculares aumentam a taxa de respiração celular e liberam mais gás carbônico. Esse gás combina-se com a água e origina ácido carbônico, aumentando o grau de acidez do sangue. Esse aumento é rapidamente detectado pelo sistema nervoso, que aumenta a estimulação dos músculos envolvidos na respiração, com aumento da frequência respiratória. Se houver diminuição da concentração de oxigênio no sangue, a frequência respiratória também aumenta. Nesse caso, a detecção é feita por receptores químicos localizados nas paredes da artéria aorta e da artéria carótida, que enviam mensagens ao sistema nervoso, levando-o a aumentar a frequência respiratória para captar o gás que está reduzido.

Veja exercícios para melhorar sua frequência respiratória no vídeo abaixo:


Vídeo do YouTube


Agora, vamos treinar os exercícios mostrados no vídeo!

Comments