MUHM vai à Escola

Além das visitas guiadas às exposições vigentes no MUHM, o Setor Educativo oferece a comunidade escolar o projeto MUHM vai à Escola. Este projeto foi elaborado pela equipe do Setor Educativo como parte de uma série de atividades que o MUHM realizou ao ar-livre durante o ano de 2009. A primeira edição se deu dentro da programação do MUHM na 3ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) no mês de setembro de 2009 e que teve como tema Direitos Humanos.

Tendo como foco principal o artigo XXVII da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que diz: “Toda pessoa tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do processo científico e de seus benefícios.”, e por entender seu papel como promotor e divulgador do conhecimento científico, o MUHM procurou mostrar à comunidade as atividades que o Setor Educativo desenvolve junto as escolas de Porto Alegre e região.

Em 2010 o Projeto “MUHM vai à escola” buscou aproximar ainda mais as escolas do museu, focando principalmente as ações nos estudantes das séries iniciais do ensino fundamental. Dessa forma é oferecida a oficina As aventuras de Biblos” dentro do ambiente escolar, que pode ser a biblioteca ou uma sala de aula. Trata-se de uma contação de História onde é utilizado um livro-personagem confeccionado pelo Setor de Acervo Bibliográfico, chamado Biblos, que narra, em primeira pessoa, suas aventuras como um livro mau cuidado, destacando os hábitos que devemos evitar no manuseio de livros, lembrando que estes também são objetos de memória. Ao final da atividade cada criança recebe seu próprio Biblos, em edição de 14cmx10cm.


Alunos da Escola Municipal Carlos Pessoa de Brum "de olho" no Biblos
13/09/2010

Esta atividade é uma oportunidade para os alunos desenvolverem o sentimento de pertencimento e manutenção do patrimônio, e chamando a atenção mais especificamente para o cuidado com os livros.


Esse é o Biblos que os alunos levam pra casa.
Escola Champagnat - 11/06/2010


Sua escola também pode participar dessa atividade, para isso é necessário que a escola disponha de um espaço, que pode ser a biblioteca ou uma sala de aula, para que seja realizada a contação. Turmas a partir da Educação Infantil (Jardim) até o 3º ano do Ensino Fundamental podem participar.

Esta atividade é restrita à escolas de Porto Alegre.

Entre em contato com o Setor Educativo e leve o MUHM para a sua Escola!

Consulte aqui as datas disponíveis para a atividade!

Conheça também o ciclo de palestras Papos de Professor, clicando aqui!
Comments