Eventos‎ > ‎

MUHM vai à Escola - Papos de Professor

O projeto MUHM vai à Escola foi elaborado pela equipe do Setor Educativo como parte de uma série de atividades que o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) realizou ao ar-livre durante o ano de 2009. Sua primeira edição se deu dentro da programação do MUHM na 3ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) no mês de setembro de 2009 e que teve como tema Direitos Humanos. Tendo como foco principal o artigo XXVII da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que diz: “Toda pessoa tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do processo científico e de seus benefícios.”, e por entender seu papel como promotor e divulgador do conhecimento científico, o MUHM procurou mostrar à comunidade as atividades que o Setor Educativo desenvolve junto às escolas de Porto Alegre e região na atividade intitulada como “MUHM vai à Escola: garantindo o acesso a cultura”.


Em 2010 o Projeto MUHM vai à Escola buscou aproximar mais ainda as escolas do museu, focando principalmente os estudantes das séries iniciais (1º ao 4º ano do ensino fundamental). Levando até as escola a oficina “As aventuras de Biblos”, que destaca os hábitos que devemos evitar no manuseio de livros, lembrando que estes também são objetos de memória. Esta atividade é uma oportunidade para os alunos desenvolver o sentimento de pertencimento e manutenção do patrimônio. (saiba mais sobre o projeto aqui)


Em 2011, em parceria com a Área de História do Departamento de Ensino e Currículo da FACED/UFRGS, o projeto se estendeu aos professores, através da promoção de palestras temáticas ligadas a área de educação escolar e patrimonialNo ano de 2012 o ciclo aconteceu novamente, desta vez no MUHM. 

Para 2013 as inscrições estão abertas. O ciclo de palestras contará com aproximadamente um encontro mensal, sempre aos sábados pela manhã, com duração de 4h30 cada, com certificados. As inscrições deverão ser feitas por e-mail (veja detalhes abaixo)  no valor de R$ 10,00 pelo ciclo completo (certificados para 80% de frequência).

O principal objetivo dessa atividade é discutir temáticas que permeiam o cotidiano dos professores, e que possam de alguma forma auxiliar o cotidiano escolar, além de


* fortalecer o diálogo entre a universidade e os professores que estão atuando no ensino fundamental e médio;


* permitir a troca de experiências entre os profissionais de ensino de Porto Alegre e região metropolitana;


* discutir temas em pauta no cotidiano escolar, como drogas, violência, internet e etc;


* aproximar os estudantes das licenciaturas das temáticas presentes no cotidiano escolar.

Clique nas imagens e acesse as informações por edição:

2011 2012