Recreação

Características Básicas
 

Recreação é uma forma de passar o tempo para obter distração, ou seja, relaxamento mental ou físico. Enquanto o lazer é uma forma de entretenimento ou descanso, a recreação exige empenho em atividades de forma a obter diversão. Os jogos de recreação visam apenas o divertimento dos jogadores, não sendo assim um jogo desportivo, onde ocorre competição. A recreação apresenta cinco características básicas, as quais deverão ser observadas, pois uma vez quebradas fazem com que o praticante não desenvolva sua recreação na forma mais ampla. São elas:

  1. A recreação deve ser encarada pelo praticante como um fim em si mesmo, sem que espere benefícios ou resultados específicos. A pessoa que busca recreação nunca terá outro objetivo com sua prática que não apenas o fato de se recrear. Há um total descompromisso e uma total gratuidade. Não busca qualquer tipo de retorno.
  2. A recreação deve ser escolhida livremente e praticada espontaneamente, segundo os interesses de cada um. Cada pessoa terá oportunidade de opção quanto àquilo que pretenda fazer uma função de sua recreação e, se preferir, ainda optar por não tê-la naquele ou em qualquer outro momento. Os profissionais de recreação apenas criam circunstâncias propícias para que cada pessoa se recrie.
  3.  A prática da recreação busca levar o praticante a estados psicológicos positivos. É necessário tomar-se cuidado com a prática de determinadas atividades lúdicas que durante seu desenrolar poderão desviar-se e acarretar nos praticantes sensações indesejadas e negativas.
  4. A recreação dever ser de natureza a propiciar à pessoa o exercício da criatividade. Na medida em que se ofereça estimulação, essa criatividade deve ser plenamente desenvolvida. A importância da criatividade para a pessoa é enorme, pois engrandece a personalidade e prepara para uma condição melhor de vida. O trabalho será muito melhor e apresentará resultados muito mais satisfatórios se desenvolvido desde a infância.
  5. Nas características de organização da sociedade nos níveis econômicos, sociais, políticos e culturais em geral, a recreação de cada grupo é escolhida de acordo com os interesses comuns dos participantes. Pessoas com as mesmas características têm uma tendência natural de se procurarem e se agrupem. Seu comportamento é semelhante. Essas pessoas formam os chamados grupos de iguais. Cada grupo de iguais, de acordo com suas características, busca um determinado tipo de recreação.

Fonte: Cavallari, Vinícius Ricardo

                    Trabalhando com recreação / Vinícius Ricardo Cavallari, Vany Zacharias. - 10. ed. - São Paulo: Íncone, 2008.

 

 
     
Comments