Educação Física Escolar - Anos Iniciais

        SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

DIRETORIA DE ENSINO – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

NÚCLEO PEDAGÓGICO

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR



Clique no link abaixo e visite os demais espaços, seja bem vindo!

  

As Expectativas de aprendizagens nos Anos Iniciais

 

A Educação Física Escolar tem como pressuposto trabalhar a metodologia de ensino e aprendizagem de forma contextualizada – teoria e prática sobre o objeto de estudo do componente curricular – “O Movimento Humano”. É importante ressaltar que o movimento, o qual nos referimos se dá não somente na dimensão do “fazer o movimento”, genérico (para qualquer fim...), mas para ações diretas relacionadas com o trabalho, lazer, esportes, lutas, exercícios, danças e tudo mais que consideramos e pode ser classificado como Cultura Corporal do Movimento. Destacamos, também, temas ligados a esta cultura que possibilitam o estudo, a pesquisa, o aprofundamento, a leitura, a escrita que aprimora o conhecimento significativo um legado de aprendizagens para vida. Nos Anos Iniciais os nossos alunos já avançaram desde o início e de forma significativa em relação àquilo que sabiam sobre o “Se Mover”. No entanto, alguns ainda parecem distantes das metas estabelecidas no que entendemos por “conhecimentos sobre o corpo em movimento”, habilidades e competências motoras (cognitivas...) e conceitos do movimento. Para favorecer os avanços das crianças que apresentam dificuldades em relação à exploração, criação e execução do movimento, estamos propondo algumas atividades (vivencias de praticas corporais diversificadas*) para novas tentativas (estratégias) e para novas formas de mediação. Após a proposição da sondagem, garantimos aos alunos (ao professor) oportunidades de retomar conteúdos (temas, conceitos) já trabalhados, aprofundando o que já sabem, ampliando esse conhecimento adquirido e consolidando aprendizagens significativas para a continuidade nos estudos. 

 

A avaliação das aprendizagens dos alunos

 

Sabemos que a avaliação é parte integrante do processo* de ensino e de aprendizagem que ocorre, também, na Educação Física Escolar. Neste sentido, levar em conta o produto como resultado do trabalho dos alunos, as tarefas realizadas, durante o percurso (aulas...), o acompanhamento do professor e sua mediação é imprescindível para o sucesso do trabalho e avanço dos alunos no ciclo. Assim, estamos analisando todo o desempenho escolar de forma coletiva e individual, considerando:

 

A tentativa que faz para realizar as atividades propostas

 A dúvida que consegue explicitar

As interações que ocorrem com o parceiro e com os colegas de classe/turma

  As argumentações que tece e a atenção que dá as argumentações dos colegas

A conscientização dos avanços conquistados e do que precisa rever para aprender

 

 

São garantias que o professor não pode abrir mão de realizar dentro do que entendemos por metodologia de trabalho, (rotina) objetivando o sucesso de todos os alunos. Daí o fato de darmos destaque logo no início da abordagem sobre avaliação, como sendo esta “parte integrante do processo”...


 

* Oportunidades, utilizando múltiplas formas e possibilidades do “mover-se”, desenvolvendo e aumentando a autonomia e o repertório motor.

 

* processo (latim processus,- us, avanço, marcha, progressão) s. m.  1. Método, sistema, modo de fazer uma coisa.                 

 

 

Autor do texto: Welker Mahler – PCNP Educação Física Escolar

ĉ
Welker José,
Mar 11, 2015, 11:13 AM
ĉ
Welker José,
Mar 11, 2015, 10:47 AM
ĉ
Welker José,
Mar 11, 2015, 11:12 AM
ĉ
Welker José,
Mar 11, 2015, 11:12 AM
ĉ
Welker José,
Mar 11, 2015, 11:12 AM
ĉ
Welker José,
Mar 11, 2015, 11:12 AM
ĉ
Welker José,
Mar 11, 2015, 10:48 AM
ĉ
Welker José,
Mar 11, 2015, 11:16 AM
Comments