Apelo aos Professores e Membros dos Conselhos Directivos

A Educação Baseada na Consciência apresenta um novo paradigma para a Educação baseado na antiga tradição védica de conhecimento. Em essência, podemos invocar, para definir numa curta frase a EBC, a famosa afirmação socrática: "conhece-te a ti mesmo". Ou seja, na perspectiva da EBC, só quando o conhecedor se conhece a si próprio, pode realmente conhecer tudo o resto. 

A EBC integra no currículo das escolas básicas e secundárias uma nova disciplina prática, com dois períodos de 15 a 20 minutos diários, em que os alunos usam um instrumento, a técnica de Meditação Transcendental, para dirigirem a atenção para dentro, rumo ao seu próprio Ser. Ao assim procederem, eles expandem a consciência, diminuem o stress e aumentam a inteligência e a capacidade de concentração.


O importante corpo de investigação disponível que comprova os efeitos desta técnica mental não pode mais ser ignorado. Aos educadores  informados sobre a vasta gama de conclusões científicas que confirmam os efeitos positivos da técnica de Meditação Transcendental tanto a nível da mente como do corpo, ou comportamento, coloca-se a responsabilidade de responder adequadamente no plano pedagógico com recurso ao conhecimento desvendado pela mais recente investigação levada a cabo em Universidades de referência e publicada em revistas científicas como a Science, American Journal of Physiology, Scientific American, Experientia, Psychossomatic Medicine, American Phsycologist, International Journal of Neuroscience, Journal of Human Stress, Journal of Behavioral Medicine, etc..  

Assim, vimos convidar todos os interessados  a aprofundarem o seu conhecimento sobre o método e os procedimentos da EBC, junto da APACIC (917516701), de modo a darmos início de imediato à sua introdução nas escolas públicas e privadas, ao mesmo tempo que desenvolvemos esforços para o lançamento de uma escola EBC piloto em terreno que já adquirimos no Estoril.

A tendência actual para uma cada vez maior autonomia das escolas, dá aos respectivos conselhos directivos a capacidade de decisão em matérias como esta, nomeadamente, no âmbito das actividades extra-curriculares. 

As escolas que adoptarem a EBC verão rapidamente manifestar-se os resultados positivos em matéria de aproveitamento e de diminuição do abandono escolar, além da diminuição do stress e  violência que  (caso a EBC não seja introduzida) tenderá a aumentar significativamente no meio escolar. 

Os problemas sociais que se agravam de dia para dia e se plasmam no quotidiano das nossas escolas parecem não ter um fim à vista no nosso país como em muitos outros. Ao eliminar o stress no meio social escolar, a EBC cria as condições para melhorar a situação das escolas e do ensino no nosso país, potenciando um ambiente mais saudável onde os alunos gostam de aprender e, consequentemente, obtêm maior sucesso académico. 

 Apelo às pessoas de boa vontade ou organizações