Oficina de Formação - Fornos Solares Domésticos - 15-06-2008

Poupe energia e seja amigo do ambiente     15-06-2008

No passado dia 15 de Junho de 2008, o Ecoclube participou numa Oficina de Formação sobre Fornos Solares, nas Termas da Azenha, Soure, perto da Figueira da Foz. Esteve presente o facilitador.

A Oficina foi orientada pelo Professor Dr. Celestino Ruivo da E. S. T. Universidade do Algarve, Pelo Professor Doutor Pedro Serrano  da Universidade Santa Maria - Chile e assesorada pelo Dr. Frank Albrecht.

Professor Pedro e Professor Celestino (da esq. para a dir.)

O todo poderoso Sol não esteve connosco - até choveu!!! mas nem por isso a oficina deixou de ser um sucesso. Ficámos a saber coisas do nosso astro-rei, muitas vezes ignorado. Aprendeu-se a construir fornos solares (e cada um construiu o seu forno que levou para casa), bem como as técnicas de cozer alimentos - os alimentos cozem entre os 60ºC e os 100ºC - ficando sem qualquer margem de dúvidas que cozinhar ao Sol é uma verdade - arroz, batatas, bacalhau, carne, peixe, pão, bolos... e tudo o mais que a imaginação inventar. Fritar... é mais difícil, mas não impossível (mas fritar... é melhor evitar a bem da nossa saúde).

Aqui ficam algumas fotos da maravilhosa tarde de domingo que passámos nas Termas da Azenha, em boa companhia. Também se fizeram mais amigos, amigos do ambiente.