Membros

Ciro Marcondes Filho

Sociólogo e jornalista pela USP, mestre pela FFLCH-USP, doutor pela Universidade de Frankfurt (RFA), pós-doutor pela Universidade Stendhal de Grenoble (França), titular da Cátedra Unesco de Divulgação Científica no Brasil, foi livre docente, professor adjunto e é professor titular da Escola de Comunicações e Artes da USP desde 1987. Além de ministrar, na USP, aulas de graduação em jornalismo e comunicação desde 1974, proferiu na ECA-USP mais de 30 diferentes cursos de pós-graduação, sendo os últimos 21 cursos sob o título Nova Teoria da Comunicação. Atualmente coordena o FiloCom - Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação da ECA-USP. Coordena o Projeto de Pesquisa "Nova Teoria da Comunicação", que editou 37 revistas, realizou 45 encontros acadêmicos, 5 congressos internacionais e publicou 5 livros na década de 90 e mais 2 volumes de sua trilogia depois do ano 2000, sendo que deverá publicar o terceiro volume em 2009. Tem atuado como conferencista pelo país e no exterior, debatendo sua proposta de construção no Brasil de uma teoria própria da comunicação, adaptada à era tecnológica. Já publicou cerca de 30 livros nas áreas de comunicação, jornalismo, política, filosofia, psicanálise. Foi coordenador do Núcleo José Reis de Divulgação Científica, da USP, editou várias revistas (Comunicação e Artes, Comunicação & política, Atrator estranho), traduziu recentemente Niklas Luhmann para ao português, já formou 12 doutores e número igual de mestres. Já exerceu o jornalismo (editor do Jornal da USP), foi colaborador do jornal LEIA, e de outros jornais e revistas. Produziu na Rádio USP 57 programas da série O Teatro do Mundo - A Canção.



Ana Celia Martinez Guarnieri
 
Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2007), possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1995), especialização em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo/FGV (1998) e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002). Pesquisadora colaboradora junto ao Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da USP. Diretora de Conteúdo da Ekyp Editora e Cursos. Professora do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Preventivas da Violência, Direitos Humanos e Segurança Pública da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo).


Ana Paula Martins Gouveia

Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2000/2004) com especialização em Cinema; possui graduação em Jornalismo pela mesma Universidade (1995). Durante o doutorado realizou estágio de pesquisa na University of Surrey Roehampton (Londres/Inglaterra). Por dois anos foi professora de mestrado e graduação na ESAP (Escola Superior Artística do Porto) em Portugal. Atualmente se dedica ao projeto de pós-doutorado junto ao Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação, onde trabalha com Filosofia Budista Tibetana/Indiana (particularmente a Madhyamaka) e as imbricações desta com a Nova Teoria da Comunicação. É também especialista em Rituais e Cerimônias Budistas Tibetanas, onde já proferiu workshops e palestras nos Estados Unidos. Além disso, é tradutora, e foi diretora e produtora de Cinema e de Teatro. Realizou o último trabalho como encenadora ainda este ano na Universidade de Coimbra com o grupo InterDitos; e de cinema como mentora e organizadora da Mostra de Documentários da ESAP.

Bruna Queiroga
 
Mestranda em Epistemologia, Teoria e Metodologia da Comunicação, Programa deCiências da Comunicação, Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. É integrante e foi bolsista CNPq de Apoio à Pesquisa do grupo de pesquisa FiloCom - Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação. Integrante do grupo de estudos e produções fotográficas Tricôletivo. Graduada em Jornalismo pela Universidade Sao Judas Tadeu (2004).

 
Carolina Nehring

Formada em Jornalismo pela Escola de Comunicaçõs e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), é estudante de Mestrado em Ciências Sociais na Universität Siegen, na Alemanha, como bolsista do KAAD/DAAD. Fez intercâmbio no curso de Mídias Culturais na Universität Siegen, na Alemanha. Foi bolsista de apoio técnico a pesquisa pelo CNPq no Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação (FiloCom). Concluiu os créditos do curso de História na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas da Universidade de São Paulo (USP) e fez intercâmbio com a Universidade Estadual Paulista (Unesp). Tem experiência em História, Jornalismo, Fotografia e Ciências Sociais. 

Cristina Pontes Bonfiglioli

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (2008) e mestre pela Faculdade de Educação (1998), ambas instituições da Universidade de São Paulo. É, também, Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991). Tem experiência na área de Comunicação, dedicando-se principalmente à pesquisa nos seguintes temas: cultura da imagem e discurso ecológico; imagem fotográfica e discurso científico.


Danielle Naves de Oliveira

É mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, onde defendeu a tese "Poros ou as passagens da comunicação" (2007) sob orientação de Ciro Marcondes Filho. Pesquisadora, jornalista, tradutora, dedica-se a temas que entreleçam comunicação e filosofia. Realizou estágios de pesquisa nas Universidades Paris VII (1999) e J.W. Goethe em Frankfurt (2005). É membro-fundadora do FiloCom e participou, nos anos 90, do antigo NTC (Núcleo de Novas Tecnologias e Cultura).


Elenildes Dantas
 
Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes/USP (2009), sob a orientação do Prof. Dr. Ciro Marcondes Filho e graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista (1999). Com experiência em jornalismo impresso, com atuações nas editoras Abril, Nova Cultural e Spring Editora-Produtora, atuação também como professora voluntária de Literatura Brasileira do curso pré-vestibular do Núcleo de Consciência Negra da USP.

                                                                                                                                                                                                           Lattes

Eliany Salvatierra Machado

Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes/USP na área de estudos da significação da imagem do Departamento de Cinema, Rádio e TV (2002), sob orientação do prof. Dr. Mauro Wilton de Sousa. Doutora em Comunicação na linha de pesquisa Educomunicação do Departamento de Comunicações e Artes/USP (2009), sob orientação do prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares. Membro do FiloCom desde 2000. Pesquisadora e colaboradora do NCE - Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP. Atualmente é professora do Universidade Federal Fluminense - UFF, no Departamento de Cinema e Vídeo - Niterói/Rio de Janeiro.

Lattes 

Karenine Miracelly Rocha da Cunha

Mestre em Comunicação pela Unesp - Universidade Estadual Paulista (2005) e graduada em Comunicação Social-Habilitação em Jornalismo pela Unesp (2001). Atualmente é doutoranda em Ciências da Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), sob a orientação do Prof. Dr. Ciro Marcondes Filho. É professora da Fatec-Araçatuba (Faculdade de Tecnologia do Centro Paula Souza do Governo de São Paulo) e coordenadora do curso de Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo do UniToledo. Tem experiência na área de Jornalismo Impresso e Assessoria de Imprensa e se dedica à pesquisa dos temas Teoria da Comunicação e Jornalismo Impresso e Digital.


Marco Toledo de Assis Bastos
 
 
Marco Toledo de Assis Bastos é Pós-Doutorando, Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É pesquisador do Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação da Universidade de São Paulo (FiloCom - USP), do Grupo Latino Americano de Pesquisa em Sentido, Comunicação e Sociedade da Universidade Autônoma do México (Sentido, Comunicación y Sociedad - UNAM) e da Rede de Pesquisadores em Antropologia Medial da Universidade Johann-Wolfgang Goethe - Frankfurt am Main (Forschungsnetzwerk Anthropologie des Medialen Frankfurt Universität). Suas pesquisas sobre imprensa (UNESP, 2001), Cibercultura (USP, 2005), Sentido (USP, 2010) e Netclustering (USP, 2013) foram todas financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).


 
 
Maurício Liesen

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (2007), Maurício Liesen é doutorando da linha de pesquisa 'Epistemologia, Teoria e Metodologia da Comunicação' do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (USP). Sob orientação do Prof. Dr. Ciro Marcondes Filho, atua no Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação (Filocom). Atualmente desenvolve suas pesquisas na Universität Potsdam (Doutorado Sanduíche), sob orientação do Prof. Dr. Dieter Mersch, como bolsista do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD).
Comments